falta de motivação

Falta de motivação: o que causa e como melhorar?

Não importa quem você seja, você terá momentos em que sentirá que não tem motivação para fazer nada. 

Mesmo pessoas altamente eficazes e bem-sucedidas terão momentos em que sentirão falta de motivação. No entanto, é a maneira como lidam com esse tempo “parado” que os mantém avançando e os ajuda a realizar grandes coisas.

A motivação é uma das chaves que o impulsionará a agir e o manterá em movimento a cada dia. Se você se pega dizendo “Não tenho motivação”, tende a procrastinar nas coisas que deveriam ser feitas. Eventualmente, você adiará coisas e desistirá de seu projeto ou tarefa.

Quando você está motivado no trabalho, você se sente energizado e pronto para marcar as tarefas de sua lista de tarefas pendentes. 

Pode haver certos dias em que você se sinta menos motivado e ache difícil permanecer na tarefa. Nesses dias, você precisa avaliar por que está se sentindo assim e tentar encontrar maneiras de aumentar sua motivação novamente. 

Neste artigo, discutiremos por que você pode não ter motivação para trabalhar e como superar esses obstáculos.

Porque é importante ter motivação no trabalho?

É importante ter motivação no trabalho para que você tenha energia para realizar suas tarefas. Quando você se sente altamente motivado, é mais provável que você trabalhe em prol de seus objetivos e cumpra os prazos. 

Sua motivação também pode influenciar seus colegas de trabalho, portanto, quando você se sentir energizado, eles também podem. Isso pode levar a uma alta produtividade dos funcionários e um ambiente de trabalho mais positivo, com uma melhora na cultura organizacional

Funcionários motivados tendem a ter mais satisfação no trabalho, sentem-se comprometidos com seu trabalho e concluem seu trabalho com eficiência.

Porque às vezes não sentimos motivação no trabalho? 

Como líder, pode ser frustrante quando os funcionários não estão motivados para concluir o trabalho para o qual foram contratados. 

É fácil responder negativamente quando confrontado com um trabalhador desiludido, seja repreendendo-o por seu desinteresse ou deixando-o ir por um trabalho mal executado. 

Mas é crucial para os líderes de RH entender por que alguém se sentiu desmotivado em primeiro lugar. Se seus funcionários estão passando por constante desmotivação, é mais provável que isso tenha a ver com a cultura organizacional da empresa do que com os próprios colaboradores. 

Há uma série de fatores que influenciam a falta de motivação no trabalho e por isso vamos listar algumas: 

Trabalho excessivo 

Quando sua lista de tarefas está lotada, você pode sentir que é um desafio terminar tudo. Em vez de assumir todas as tarefas apresentadas a você, é importante encontrar uma maneira de priorizar o que você precisa fazer.

Falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional prejudica na motivação

Quando você passa mais tempo no trabalho do que cuidando da vida pessoal, é possível gerar uma grande desmotivação no trabalho. Ao estabelecer limites saudáveis ​​entre os dois, você pode se sentir mais focado e motivado.

Salários baixos e falta de reconhecimento

A falta de reconhecimento pelo trabalho de um funcionário e salários incompatíveis com sua experiência profissional pode gerar uma grande desmotivação. Quando o funcionário executa um bom trabalho e não é reconhecido o engajamento pode cair drasticamente. Além disso, isso também pode causar alta rotatividade e absenteísmo

Metas inalcançáveis 

Metas irreais e inatingíveis gera uma grande frustração e falta de motivação nos funcionários. A linha tênue entre desafio e tarefas impossíveis é bem próxima, podendo prejudicar a saúde mental do funcionário, fazendo-o acreditar ser incapaz e aumentando a ansiedade

Lideranças despreparadas

O líder é uma peça importante para a motivação e produtividade da equipe, além de possuir grande conhecimento técnico e gestão de pessoas. Essas pessoas precisam estar preparadas para lidar com desafios e conflitos das equipes, criando uma liderança mais humanizada

Problemas de saúde mental 

Doenças como depressão, ansiedade e outros transtornos como burnout são alguns fatores que impactam diretamente na motivação de um colaborador. Ainda há muito estigma sobre o assunto, o que fez com que empresas deixassem o assunto de lado por muitos anos. 

Doenças mentais prejudicam muito o trabalho de um funcionário, fazendo com que ele não consiga performar seu trabalho da melhor forma, perdendo o foco e interesse pela sua vida profissional.

É fácil identificar que a perda financeira causada por doenças mentais afeta cada vez mais empresas brasileiras. Por isso é tão importante investir em programas de saúde mental e benefícios para que os colaboradores consigam se sentir motivados novamente. 

Então, como motivar os funcionários?

É importante garantir que os funcionários tenham um trabalho significativo para concluir e que consigam enfrentar novos desafios regularmente.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradores

Embora pareça simples na teoria, é mais difícil de implementar na prática. Os obstáculos organizacionais podem fazer a mudança parecer uma tarefa impossível. 

A Harvard Business Review sugere seguir estas três dicas para ajudar os funcionários a se sentirem mais motivados:

  • Incentive os funcionários a usarem seus pontos fortes,
  • Crie oportunidades para experimentar,
  • Ajude os funcionários a personalizar o propósito do trabalho.

Existem também algumas etapas claras e práticas a serem implementadas que ajudarão a promover a motivação no local de trabalho. Abaixo, descrevemos algumas etapas para manter os membros de sua equipe motivados e ansiosos para dar seu melhor no trabalho.

Ofereça salários justos 

Salário e justiça salarial são um fator de motivação significativo para os trabalhadores. Pagar a seus funcionários um salário competitivo ajuda-os a se sentirem valorizados e ansiosos por fazer um trabalho excelente para atender às expectativas estabelecidas por sua faixa salarial.

Oferecer oportunidades de autodesenvolvimento melhora a motivação de toda equipe

Oferecer aos funcionários a chance de aprender novas habilidades pode ajudar a aumentar o engajamento. Ele ativa nosso impulso biológico para superar desafios e buscar recompensas. 

Equipar os funcionários com novas habilidades também ajuda a fortalecer sua força de trabalho e melhorar a qualidade do trabalho que está sendo produzido. É uma situação ganha-ganha para todos.

Tenha objetivos claros

Se você deseja que os funcionários façam bem um trabalho, eles precisam ter uma noção clara de por que estão fazendo o que fazem. Um estudo descobriu que 63% dos funcionários relataram que perderam tempo no trabalho porque não sabiam qual trabalho era uma prioridade e o que não era. 

O tempo perdido leva ao tédio e à desmotivação, então é algo que queremos evitar. Certifique-se de que cada funcionário tenha uma ideia clara do que se espera dele e saiba quais tarefas priorizar.

Reconheça o trabalho dos funcionários

Não há nada mais desmotivador do que o bom trabalho de um funcionário passar despercebido

Se os líderes estão muito ocupados, eles não delegam corretamente e às vezes podem deixar de reconhecer quando um funcionário fez um bom trabalho. Pior ainda, eles deixam de utilizar o excelente trabalho depois de concluído. 

Este ponto está vinculado à etapa de definição de metas acima – se um funcionário souber qual tarefa é uma prioridade, haverá menos chance de um gerente ignorar esse trabalho ou perder valor.

Cultivar uma boa cultura organizacional gera mais motivação

Todo mundo quer trabalhar em um ambiente de escritório limpo e estimulante, livre de bagunça e propício para a realização do trabalho. 

Não é preciso gastar muito dinheiro para tornar o escritório um lugar mais agradável para se estar. Ações simples como implementar uma política de trabalho flexível ou pausas durante o expediente podem contribuir muito para aumentar a motivação no local de trabalho.

Criar um ambiente de trabalho que incentiva a auto expressão, a experimentação e o trabalho saudável, beneficia tanto o funcionário quanto o empregador.

Promova a colaboração e feedback dentro da equipe

Incentive os membros de sua equipe a participarem plenamente, convidando-os e sugerindo-lhes como fazer melhor. Faça perguntas, ouça suas respostas e, sempre que possível, implemente suas soluções. 

Uma pesquisa realizada pela FIA Employee Experience (FEEx) em 2020 revelou que a cultura de feedback é o tema relacionado à liderança com pior resultado. Por volta de 20% dos profissionais brasileiros apontaram que sentem que não recebem feedbacks o suficiente. 

Uma cultura de feedback tem um papel importante e estratégico dentro de uma empresa. É uma ferramenta necessária para orientar e motivar os colaboradores, pois aponta o que precisa ser melhorado, valoriza o que foi bem feito e aponta caminhos para o desenvolvimento.

Tenha um plano de benefícios corporativos 

Os benefícios corporativos atuam fortemente na motivação dos colaboradores. Esse ponto pode afetar positivamente ou negativamente a satisfação e produtividade da equipe. Por isso é importante conhecer bem seus funcionários e desenvolver uma cultura organizacional holística. 

Um bom exemplo de benefícios é os de cuidado e promoção à saúde mental. As empresas podem oferecer terapia, meditação e yoga como benefício corporativo, por exemplo. 

Quando a empresa é ativa no cuidado com a saúde e bem-estar do colaborador, ela influencia diretamente na motivação de toda a equipe. Isso porque as doenças mentais podem afetar drasticamente todo o ecossistema da empresa, além do engajamento e produtividade na rotina de trabalho. 

Descubra como o Holos pode ajudar a evitar a falta de motivação no trabalho

A Holos conta com soluções para a sua empresa voltadas para saúde mental de forma integrativa. Práticas como a meditação, mindfulness, terapia sonora, entre muitas outras fazem parte dos benefícios que a Holos pode oferecer para os colaboradores de sua empresa. 

Empresas como Anglo American, Banco Inter, Web Motors e ENEL são alguns dos nossos clientes que estão inovando no plano de benefícios corporativos. Esta é uma ótima forma de combater a falta de motivação no trabalho e ser ainda mais competitivo no mercado.

Converse com um de nossos especialistas para conhecer as soluções da Holos para sua empresa!

bem-estar