cultura-organizacional

Cultura organizacional: o que é e seus benefícios

A cultura organizacional é definida como as crenças, suposições, valores e formas de interação subjacentes que contribuem para o ambiente social e psicológico único de uma organização.

Quando as pessoas se sentem confortáveis ​​em um espaço, quando se sentem valiosas, quando todos acreditam que o trabalho realmente importa, esse equilíbrio nunca é acidental. 

A cultura organizacional inclui as expectativas, experiências e filosofia de uma organização, bem como os valores que orientam o comportamento dos membros, expressa na autoimagem dos membros, funcionamento interno, interações com o mundo externo e expectativas futuras. 

A cultura é baseada em atitudes compartilhadas, crenças, costumes e regras escritas e não escritas que foram desenvolvidas ao longo do tempo e são consideradas válidas.

A cultura é fortemente moldada por incentivos e é o melhor indicador de que as pessoas farão o que são incentivadas a fazer. Por incentivos, citamos o conjunto completo de incentivos – recompensas monetárias, recompensas não monetárias, como status, reconhecimento e promoções.

A cultura organizacional promove um ambiente de trabalho positivo e estruturado que ajuda as empresas a alcançarem o sucesso. Muitas vezes tem sido associada a benefícios atraentes, como códigos de vestimenta relaxados, políticas de férias flexíveis e cerveja na torneira, mas, na realidade, essas vantagens são meros subprodutos da cultura organizacional de uma empresa. 

Construir uma cultura organizacional forte é um fator decisivo que ajudará os recrutadores a atrair candidatos de elite e reter os melhores talentos. Não apenas isso, mas uma cultura corporativa estruturada tem demonstrado melhorar os níveis de engajamento, produtividade e desempenho dos funcionários.

Como criar uma boa cultura organizacional? Quais seus efeitos?

Os líderes são vitais para a criação e comunicação da cultura de seu local de trabalho. No entanto, a relação entre liderança e cultura não é unilateral. Embora eles sejam os principais arquitetos da cultura, uma cultura estabelecida influencia o tipo de liderança a ser seguida.

Os líderes devem valorizar seu papel na manutenção ou evolução da cultura de uma organização. Uma cultura profundamente enraizada e estabelecida ilustra como as pessoas devem se comportar, o que pode ajudar os funcionários a atingir seus objetivos. Essa estrutura comportamental, por sua vez, garante maior satisfação no trabalho quando um funcionário sente que um líder o está ajudando a atingir uma meta. 

Dessa perspectiva, a cultura organizacional, a liderança e a satisfação no trabalho estão intimamente ligadas. Os líderes podem criar e também ser criados ou influenciados por muitas culturas diferentes no local de trabalho. 

Uma ótima cultura organizacional é a chave para desenvolver as características necessárias para o sucesso do negócio. É possível ver seus efeitos em seus resultados financeiros: empresas com culturas saudáveis ​​têm 1,5 vez mais probabilidade de experimentar um crescimento de receita de 15% ou mais em três anos e 2,5 vezes mais probabilidade de experimentar um crescimento significativo de estoque no mesmo período.

Apesar disso, apenas 31% dos líderes de RH acreditam que suas organizações têm a cultura de que precisam para impulsionar os negócios futuros, e chegar lá não é uma tarefa fácil – 85% das organizações falham em transformar suas culturas.

Criar, implementar e estruturar uma cultura organizacional não é um documento imutável e sim um conjunto de práticas que dão certo e trazem resultados positivos para a organização. 46% das pessoas em busca de trabalho citam a cultura da empresa como um fator muito importante ao escolher se aplicar a uma empresa de acordo com a Built In

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Existem 6 pilares  essenciais de uma cultura de excelente local de trabalho. São eles: propósito, oportunidade, sucesso, valorização, bem-estar e liderança. São conhecidos como Ímãs do Talento porque são eles que tornam uma grande organização bem trabalhada  para os funcionários mais apaixonados e engajados. 

Estudos mostraram que, para um investimento relativamente pequeno, o reconhecimento do funcionário tem um impacto positivo desproporcional em todos os seis imãs de talentos, principalmente quando pensamos que a cada $1 dólar investido, se tem um retorno de $4 dólares em termos de saúde e capacidade dos colaboradores. 

Quando se adiciona uma solução de bem-estar eficaz à mistura, temos uma poderosa combinação que dinamiza a organização para um local de trabalho de destino que atrai, envolve e retém grandes talentos. Combinar esforços de reconhecimento e bem-estar em uma experiência única e contínua para o funcionário comprovadamente ajuda as pessoas a prosperar no trabalho.

Porque a cultura organizacional importa para os colaboradores?

A falta de engajamento significa que as pessoas não estão realmente trabalhando – ou não estão trabalhando com o melhor de sua capacidade. Fidelidade oscilante significa que os funcionários não encontram valor nos objetivos da organização ou não confiam na liderança; isso leva a uma grande rotatividade

Cada vez mais, as empresas com cultura organizacional contam com práticas eficazes de integração para treinar os novos contratados. As práticas de integração que incluem programas de orientação, treinamento e gerenciamento de desempenho ajudam os novos funcionários a acessar os recursos certos e uma melhor transição para suas funções.

A partir disso, de acordo com pesquisas da Built In, 91% dos líderes/gestores nos EUA dizem que o “fit” de um candidato com a cultura da empresa é igual ou mais importante do que suas habilidades e experiências. 

Isso promove a longevidade e a lealdade dos funcionários e reduz a quantidade de frustração que alguns deles experimentam quando não têm as informações necessárias para fazer bem o seu trabalho. O onboarding é uma ótima maneira para as empresas garantirem que os novos contratados entendam os valores essenciais de seus negócios.

Quais os benefícios de uma cultura organizacional?

A cultura organizacional afeta todos os aspectos do seu negócio, desde a pontualidade e o tom até os termos do contrato e benefícios para os funcionários. Quando a cultura do local de trabalho está alinhada com a de seus funcionários, é provável que eles se sintam mais confortáveis, apoiados e valorizados. As empresas que priorizam a cultura também podem enfrentar tempos difíceis e mudanças no ambiente de negócios e sair mais fortes.

A cultura é uma vantagem fundamental quando se trata de atrair talentos e superar a concorrência. 77% dos colaboradores consideram a cultura de uma empresa antes de se candidatar, e quase metade dos funcionários deixaria seu emprego atual por uma oportunidade de menor remuneração em uma organização com uma cultura melhor. 

A cultura de uma organização também é um dos principais indicadores de satisfação dos funcionários e um dos principais motivos pelos quais 65% dos funcionários permanecem em seus empregos. Além disso, podemos citar alguns outros benefícios claros em estruturar uma boa cultura organizacional, tais como: 

  • Recrutamento facilitado;
  • Melhor processo de integração — o famoso onboarding;
  • Maior retenção de talentos;
  • Produtividade elevada;
  • Desenvolvimento do colaborador;
  • Objetivos bem definidos;
  • Melhora a marca da empresa — aumento do brand awareness;
  • Aumento de um ambiente de trabalho mais feliz.

Como as soluções da Holos impactam em uma cultura organizacional  

O principal objetivo da Holos é impactar as pessoas de forma positiva e transformar suas vidas, cuidando de sua saúde mental e bem-estar. Nesse sentido, as soluções fornecidas pela Holos afetam diretamente a cultura organizacional da empresa, pois, no que diz respeito ao cuidado dos colaboradores, a empresa só alcançará resultados positivos com esse movimento.

No total, a Holos oferece mais de 20 técnicas de cuidado com a saúde mental, envolvendo meditação, reiki, musicoterapia, talks, yoga, pilates laborais e thetahealing, ministrados por terapeutas com vasta experiência no ambiente organizacional e que cuidam dos funcionários, mudando significativamente o dia a dia de cada um.

Portanto, podemos confirmar que aderir às nossas soluções, combinando prática e tecnologia com a cultura organizacional da empresa, não só traz inúmeros benefícios para os funcionários, mas também inúmeros benefícios para toda a empresa, aumentando a produtividade, o engajamento da marca empregadora, e também a atração e retenção de talentos.  

O mais importante é que isso fortalece a cultura da empresa e realmente traz retorno financeiro em todos os aspectos da organização. Com as soluções da Holos, é possível criar um ambiente mais harmonioso e produtivo. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como mudar a cultura organizacional da sua empresa!