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Setembro Amarelo: a importância do autocuidado no ambiente de trabalho

O autocuidado não é mais um luxo para líderes ocupados e sim parte do trabalho. 

Mas o que exatamente é autocuidado e como você o faz? No centro do autocuidado está seu relacionamento e conexão consigo mesmo; significa que você entende o que precisa para ser o seu eu mais construtivo, eficaz e autêntico. 

Em vez de fazer com que o autocuidado seja algo “fora” do trabalho, é importante integrá-lo naturalmente ao curso do seu dia de trabalho. Para fazer isso, faça as pazes com seu crítico interior e dê um tempo para si mesmo. 

Recarregue ao longo da semana – certifique-se de dormir o suficiente e passar tempo com as pessoas que melhoram seu humor. Proteja o seu tempo para pensar, comemore os pequenos sucessos à medida que ocorrem e aprenda a perceber quando você começar a sair do modo de autocuidado.

Portanto, em vez de definir o autocuidado estritamente como apenas saúde física (que é uma parte importante da equação), é preciso prestar atenção a um conjunto mais amplo de critérios, incluindo cuidados com a mente, emoções, relacionamentos, ambiente, tempo, e recursos. 

No ambiente de trabalho, pode ser fácil negligenciar o autocuidado enquanto nos concentramos nas tarefas de trabalho. É importante se concentrar em exercícios de autocuidado sempre que possível. Fazer pausas curtas no trabalho para atender às nossas necessidades emocionais, físicas e mentais pode nos ajudar a nos tornarmos pessoas mais felizes, em geral – enquanto se aumenta a produtividade.

Como praticar o autocuidado no trabalho

No lugar de fazer com que o autocuidado seja algo “fora” do trabalho, é importante integrá-lo naturalmente ao curso da sua rotina. O autocuidado é altamente pessoal, portanto, em vez de ser uma lista exaustiva, essas ideias visam tornar o autocuidado uma tarefa mais fácil:

Faça uma pausa

Muitas vezes podemos ser nossos críticos mais severos. Quando o peso da responsabilidade ou do perfeccionismo entra em ação, pergunte-se: “O que eu diria a um colega ou amigo na mesma situação?” Aprendemos a otimizar o desempenho e o aprendizado em grupos quando a responsabilidade e a segurança psicológica estão presentes. 

Esses princípios também podem ajudá-lo como indivíduo. Ao manter seu crítico interno sob controle, você pode criar as condições psicológicas certas para acelerar os períodos de reflexão ou dúvida sobre si mesmo.

Valorize tempo, dinheiro e recurso

Ao longo de um determinado dia de trabalho, outras pessoas frequentemente pedem nosso tempo ou recursos, distraindo-nos de prioridades mais importantes. É por isso que é importante reservar 15 minutos no início da manhã para anotar as três coisas que você espera realizar naquele dia. 

Então, conforme as demandas chegam, considere o impacto em suas prioridades antes de oferecer um sim automático. Autocuidado significa honrar o valor, o impacto e a contribuição que você traz.

Comemore pequenas vitórias

O que você fez semana passada? A maioria de nós não consegue se lembrar porque, visto que concluímos uma entrega ou passamos por uma crise difícil, já passamos para a próxima coisa. 

Em vez disso, aperte o botão de pausa com você e sua equipe para dar uma olhada no mês ou trimestre anterior e nomear ou escrever o que deu certo ou o que pareceu particularmente satisfatório. Esse tipo de diálogo pode ajudar você e sua equipe a se manterem conectados às paixões, às contribuições mais importantes e às ações que realmente agregam valor.

Cerque-se de boas pessoas

Relacionamentos saudáveis ​​e de apoio são uma parte crítica do autocuidado. Considere se sua equipe está fornecendo amplo apoio e incentivo para atender às prioridades. Observe quem alimenta sua energia e quem a drena. Defina mais limites com quem drena sua energia. Invista em quem o inspira, apoia e entende o que significa ter um dar e receber saudável. 

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O mesmo vale para seus relacionamentos fora do trabalho. Não deixe o trabalho fazer com que você negligencie as pessoas mais importantes da sua vida. Use os intervalos durante o dia, ou talvez seu tempo de deslocamento, para ligar para amigos e entes queridos, e reserve bastante tempo fora do trabalho para cultivar relacionamentos.

Atualize seu espaço de trabalho

Nosso ambiente e área de trabalho podem ter um impacto significativo na produtividade. Ganhe mais clareza mental limpando sua mesa. Coloque fotos, obras de arte ou imagens que o inspirem ou lembrem das pessoas e coisas que importam. Seu espaço de trabalho deve parecer um reflexo do que você tem de melhor.

Recarregue e reinicie

Fique atento aos seus níveis de energia. Para a maioria dos profissionais ocupados, dormir oito horas todas as noites (infelizmente) não é realista. Mas é importante pelo menos tentar reabastecer sua energia durante a semana, então reserve uma quarta ou quinta-feira à noite para dormir um pouco mais. E é igualmente importante criar intervalos de restauração em seu dia de trabalho. 

Peça ajuda quando precisar

Não há benefício em ser um herói ou mártir. Pedir ajuda quando você precisa não é sinal de fraqueza; é uma indicação de alguém que se conhece, é aberto e bom jogador de equipe. Considere que outras pessoas podem se sentir bem com o fato de que você confia nelas e em seu trabalho o suficiente para pedir-lhes ajuda. 

Faça isso apenas quando estiver genuinamente sobrecarregado e precisa de ajuda, para ganhar o respeito dos outros. Todos nós conhecemos pessoas que ficam mais do que felizes em deixar outra pessoa fazer o trabalho que deveriam estar fazendo. Avise seus colegas quando você tiver algum tempo livre e puder ajudá-los com algo em troca.

Aceite suas emoções, mas não foque em todas

As emoções não são boas nem más, e todos nós experimentamos muitas todos os dias. Em vez de desperdiçar energia tentando suprimir emoções negativas, supere-as, mas não mantenha o foco nelas. Se estiver experimentando emoções positivas, você pode estendê-las concentrando-se nelas. Dessa forma, você pode estender sua energia emocional positiva.

Incorpore o autocuidado à cultura da sua empresa hoje

Se a sua organização luta contra o absenteísmo, a falta de engajamento dos funcionários ou a baixa produtividade, parte da sua solução pode estar enraizada em iniciativas de autocuidado. Quer você comece aos poucos, incentivando seus funcionários a tirar férias ou implementar uma política mais flexível, com certeza verá benefícios – para você, sua equipe e sua empresa.

A depressão pode custar aos empregadores cerca de US $ 44 bilhões por ano em perda de produtividade, e metade das pessoas que lidam com a depressão no local de trabalho não procuram tratamento. É importante se concentrar em seu bem-estar emocional e saúde mental durante o trabalho. Continue lendo para descobrir como você pode priorizar seu bem-estar emocional no trabalho.

Faça uma meditação guiada

Apenas 5 minutos de meditação podem diminuir os níveis de estresse e melhorar a produtividade geral. Para facilitar, você pode acompanhar por um aplicativo de meditação, sala coletiva online ou mesmo vídeos. 

Incorpore o yoga laboral na rotina 

Durante as pausas ao decorrer do dia, uma boa atividade de autocuidado é realizar uma pequena sessão de yoga que trabalha a respiração e os movimentos do corpo. Uma pequena prática pode ajudar no foco e na mobilidade, uma vez que o yoga auxilia o aumento de energia. Além de combater o estresse, melhora a produtividade e concentração, fazendo com que os resultados de cada um sejam cada vez melhores. 

A relação entre autocuidado com Setembro Amarelo

A campanha de Setembro Amarelo que tem como objetivo a prevenção e conscientização ao suicídio pode ser ampliada também para a questão do autocuidado e como ele é importante para prevenir transtornos mentais. Ao ser aplicado no ambiente de trabalho, fica ainda mais fácil perceber sinais que podem servir de alerta quando o colaborador não está tão bem.

A partir disso fica claro o quanto o autocuidado é necessário para a manutenção da saúde mental e bem-estar do colaborador. A campanha de Setembro Amarelo pode ser uma ótima maneira de trazer para a cultura organizacional da empresa o cuidado com o colaborador e o incentivo ao autocuidado. 

Nesse sentido, a Holos montou um programa especial para o mês Setembro Amarelo para promover a conscientização, implementar novos ares na cultura organizacional da empresa e cuidar do colaborador com ações simples na rotina, que podem ser aplicadas na vida de cada um. 

Para saber mais sobre nosso produto especial de Setembro Amarelo, entre em contato conosco!