yoga e saúde

Yoga laboral como ferramenta na saúde do colaborador

Yoga e saúde mental estão diretamente conectados e podem ser aplicados na sua vida profissional para a melhora da sua produtividade! Entenda mais sobre o assunto e quais resultados são conquistados.

Já faz alguns meses que as pessoas começaram a cuidar mais de si, procurando atividades que ajudem a liberar o estresse e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde mental. Um bom exemplo é a prática de yoga, uma técnica milenar que trabalha a respiração (pranayamas), posturas (asanas) e é uma grande aliada no tratamento de depressão, ansiedade como também ajuda a memória e a concentração. 

Por meios digitais, essa prática se popularizou através de aplicativos e aulas à distância, tornando a realização de aulas de yoga mais acessível e segura. 

“A atividade nos leva a uma conexão com o momento presente, nos faz abandonar pensamentos acelerados e focar somente no aqui e agora, é o momento que paramos para ouvir o que o nosso corpo precisa” – destaca Priscilla Leite, a maior professora de Yoga online do Brasil.

E qual a exigência para a prática funcionar? Constância e disciplina. Com esses dois fatores é possível então sentir de perto os benefícios físicos e mentais que a arte milenar pode proporcionar. E para isso, não precisa de um espaço grande dentro de casa para praticar a atividade, só é necessário que o local seja calmo e aconchegante. O estilo de yoga que será praticado irá variar de acordo com a sua necessidade, seja ela descansar o corpo ou para diminuir os níveis de estresse. 

Nesse post iremos detalhar os benefícios da prática de yoga para a saúde mental e para o âmbito profissional. O conteúdo irá abordar os seguintes temas: 

  • O que é yoga?
  • Yoga no trabalho
  • Benefícios de praticar yoga na rotina corporativa

O que é yoga?

A palavra yoga tem sua origem no sânscrito, língua antiga da Índia e Nepal, e sua raiz é “yuj”, que significa “unir” ou “integrar”. Mas o seu real significado vai muito mais além do que apenas sua tradução. A prática traz a ideia de união e reintegração do corpo e mente, levando assim ao equilíbrio do ser que, com constância perante a técnica pode-se atingir um estado mais elevado da existência.

O yoga é muito mais complexo do que um conjunto de movimentos de torção, alongamento e posturas desafiadoras. O yoga é uma ciência antiga com mais de 5 mil anos e que tem um objetivo claro: unir o corpo, mente e espírito, possibilitando com que as pessoas consigam se reconectar com sua verdadeira essência. 

A prática que vai muito além de uma atividade física, ajuda a concentração para o encontro dos seus próprios sentimentos, sem ser vítima deles. O yoga torna as pessoas independentes e, por isso, ela possui tanta importância nos dias de hoje. 

Fica claro que o yoga faz com que nos olhemos minuciosamente a maneira como nós nos portamos ao mundo, como a energia que flui do nosso corpo produz transformações benéficas ao serem direcionadas corretamente e como isso afeta não somente a pessoa que pratica, como também o ambiente em que ela convive. 

Yoga no trabalho

Além de exercícios físicos que se parecem com ginásticas laborais, o yoga trabalha de forma mais integral com técnicas que conseguem ser mais assertivas em seus objetivos. 

Ásana (técnicas corporais), Pranayamas (técnicas respiratórias), Tratakas (exercícios para os olhos) Bandhas (contrações de plexos e glândulas), Mudras (gestos com as mãos), Meditação (controle da atenção), Kriyas (técnicas de purificação), além de alguns princípios éticos como Tapas (superação), Ahimsa (não agressão), Swadhyaya (autoestudo) são algumas técnicas com diferentes objetivos que, por consequência, melhora a relação entre funcionário e empresa e todo o desenvolvimento profissional. Apesar de terem objetivos diferentes, a aplicação de todas em conjunto aumenta os resultados. 

Na rotina de trabalho é muito comum lidarmos com estresse e em algum nível ele é até saudável pois nos entrega mais energia para realizar algo. Porém, há uma linha muito tênue entre o estresse saudável e o constante que pode causar tensões musculares, insônia, má alimentação, doenças ocupacionais, ansiedade entre outros. 

Nesse sentido, o yoga se mostra como uma ferramenta essencial para o aumento de energia. Além de combater o estresse, melhora a produtividade e concentração, fazendo com que os resultados de cada um sejam cada vez melhores. Além disso, o yoga também auxilia na consciência corporal e respiratória, o que auxilia muito no autocontrole. 

Por ser uma técnica que trabalha a consciência do indivíduo e o autoconhecimento, valorizando a saúde física e mental, o yoga acaba se estendendo para momentos fora da empresa, que contribui para hábitos mais saudáveis e que refletem no trabalho. Tudo isso colabora para a diminuição das taxas de absenteísmo e burnout. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Em uma empresa, um colaborador mais feliz, concentrado, consciente e que consegue canalizar suas energias para um melhor desempenho é o que causa um colaborador mais atento e mais produtivo. 

Benefícios de praticar yoga na rotina corporativa

Os benefícios do yoga são inúmeros não somente para o pessoal mas também para o profissional. A intenção do yoga laboral é trazer motivação e bem-estar para os colaboradores por meio das práticas que ajudam na concentração, alívio de estresse, flexibilidade e mais outros ganhos. 

É comprovado que o yoga melhora o ambiente de trabalho, pois, estar bem com o corpo, mente e alma melhora o ânimo e torna tudo mais próspero e proveitoso. 

Com isso, iremos listar alguns dos benefícios que o yoga pode trazer para o ambiente corporativo e pessoal:

Diminui o estresse e ansiedade

A prática do yoga inclui meditação, o que faz com que a pessoa consiga focar em si e no presente, limpando sua mente dos problemas que lhe afligem tanto no passado como no futuro. Com isso, o equilíbrio emocional, sensação de paz interior e bem-estar aumentam significativamente, aumentando assim a energia do praticante. 

Além disso, o yoga auxilia no tratamento da depressão, ansiedade e aumenta a sensação de relaxamento, provocando um aumento da autoconfiança, otimismo, concentração e melhora nas relações interpessoais. 

Melhora do condicionamento físico

Os exercícios e técnicas do yoga possuem certas características que podem aumentar a resistência dos músculos e consequentemente a melhora do condicionamento físico. 

Isso faz com que o corpo reaja melhor a estímulos referente a tarefas diárias, liberando hormônios que provocam o bem-estar e aumentam a produtividade. 

Diminuição de dores

Com a prática do yoga, a pessoa consegue ter mais consciência corporal, com uma maior resistência e condicionamento físico, o que contribui para a diminuição de dores corporais. 

Com os exercícios feitos diariamente há uma melhora de postura, diminuição de tensões musculares e dores locais. Dessa forma, há uma maior possibilidade de corrigir certas posturas e fazer com que seja mais fácil aliviar dores causadas por esforço repetitivo, escoliose, contraturas musculares, entre outras. 

Controla hormônios, batimentos cardíacos e respiração

O yoga proporciona melhor funcionamento do corpo, principalmente do coração e dos pulmões, uma vez que seus movimentos auxiliam no condicionamento e respiração. Além disso, melhora a circulação sanguínea, a pressão arterial e ajuda a equilibrar o sistema endócrino, que controla os níveis de cortisol e adrenalina. 

Por trabalhar movimentos que ajudam na respiração, o yoga faz com que haja uma expansão dos pulmões e um maior controle da respiração. 

Melhora do sono

Por ser uma atividade física, causa relaxamento e aumenta a tranquilidade, o que facilita uma boa noite de sono. O yoga auxilia na produção do hormônio que regula o sono, a melatonina, deixando ele mais tranquilo e profundo. 

Por consequência, esse relaxamento melhora o descanso e proporciona maior energia e disposição para as atividades do dia seguinte. 

A Holos oferece soluções holísticas que englobam yoga, meditação, reiki, aromaterapia e diversas outras atividades que colaboram para o bem-estar e saúde mental dos colaboradores. Para saber mais e entender os benefícios de possuir essas modalidades na sua empresa, entre em contato conosco e descubra como aumentar a produtividade e motivação dos seus funcionários!

bem-estarPowered by Rock Convert