Reiki: o que é e quais os benefícios dessa terapia integrativa?

Estímulos terapêuticos visam facilitar o autoconhecimento e a restauração do equilíbrio físico, mental e emocional. Mas você já ouviu falar sobre alguma terapia que trata o indivíduo como um todo? 

O Reiki é capaz de realizar isso, tratando as emoções, a mente, o corpo e o espírito. Além disso, também te ajuda a se ligar com a energia vital universal.

Caso tenha se interessado sobre essa terapia incrível, continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre o tema. 

O que significa Reiki? 

A palavra japonesa Reiki (霊気, “atmosfera mística”) provém do vocabulário Sino-Japonês língqì (靈氣), e que significa “influência espiritual”. 

O Reiki é uma técnica japonesa, criada por Mikao Usui, que canaliza a energia vital universal e a repassa para o paciente, no intuito de reduzir o estresse e alcançar o relaxamento completo do indivíduo que está sendo tratado.

Além disso, essa prática é capaz de restabelecer o equilíbrio energético vital (Ki) da pessoa e pode promover a cura. 

O que é a energia vital universal?

A energia vital é uma combinação de energias, que não são positivas e nem negativas. É uma energia segura que pode ser direcionada a qualquer momento, em qualquer situação, para qualquer pessoa — tanto para si, quanto para o outro.

Essa energia vital universal está disponível a todos, porém, por conta de pensamentos, sentimentos e a alimentação baseada em industrializados, nossos canais são obstruídos. Desta forma, a energia é limitada, dificultando a nossa habilidade de auto cura.

Quais os benefícios do Reiki?

Além das vantagens citadas anteriormente, podemos destacar que o Reiki também auxilia a:

  • Eliminar bloqueios psicológicos;
  • Promover o equilíbrio do ser;
  • Trazer à tona a verdade de cada indivíduo e do universo (pessoal e cósmico). Isso faz com que o indivíduo consiga eliminar seus conflitos internos e saiba como combater, de forma saudável, os conflitos externos; 
  • Reverter os sentimentos negativos.

Além disso, o Reiki também pode ajudar a combater (e até mesmo curar), as seguintes aflições psicológicas:

  • Estresse;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Baixa autoestima;
  • Síndrome do pânico. 

E não para por aí! Também é possível tratar alguns problemas de ordem física, tais como:

  • Dores crônicas, de cabeça ou coluna;
  • Fadiga;
  • Náuseas;
  • E a insônia.

Sem contraindicações, o Reiki pode ser usado separadamente ou em conjunto com outros tratamentos e terapias, sejam elas também holísticas ou não.

Reconhecimento no Brasil

Tendo sua eficácia comprovada através de um teste dirigido pela USP, hoje, o Reiki é reconhecido, adotado e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, que incorporou a prática através do projeto de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

Além do Reiki, o projeto, incluído pela portaria 849 de 27, de março de 2017, também abrange outros tratamentos alternativos, tais como a meditação, a arteterapia, a musicoterapia, o tratamento naturopático e a quiropraxia.

Como a terapia de Reiki é feita?

Uma sessão de Reiki pode ser realizada com o paciente sentado ou deitado. O Reikiano (terapeuta de Reiki) irá aproximar as mãos no paciente, ou tocar em algum ponto-chave ligado a algum chakra principal. Após isso, ele irá começar a transmitir energia vital universal, no intuito de restabelecer o fluxo de energia desses pontos específicos.

A sessão dura, em média, uma hora e o terapeuta poderá focar suas mãos em pontos em pontos vitais do corpo do paciente. 

Vale dizer que a terapia de Reiki pode ser realizada com o acompanhamento de música relaxante ou em silêncio total.

Quantas sessões são necessárias?

Não existe quantidade exata para as sessões, pois podem variar conforme a intenção e comprometimento do paciente e o grau do problema que o aflige. 

meditação no trabalhoPowered by Rock Convert

Algumas pessoas podem receber o Reiki uma ou duas vezes por semanas, outras a cada quinze dias ou uma vez por mês.

Para outros pacientes, o Reiki pode ser feito apenas em situações urgentes, como no momento de decisões importantes, ou quando estão comprometidas em novos projetos, por exemplo.

No geral, é difícil determinar quantas sessões são ideais, pois podem variar de acordo com a necessidade de cada um. O importante, mesmo, é que a pessoa procure o Reiki quando precisar de paz e equilíbrio na própria vida.

O que são chakras?

A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda”. Eles são centros energéticos que comandam nossa estabilidade física, mental, emocional e espiritual.

Caso sejam bloqueados ou interrompidos, eles podem causar problemas, distúrbios ou doenças. 

Existem 7 chakras e eles estão dispostos ao longo da coluna vertebral. Veja, a seguir, cada um deles: 

  1. Chakra coronário, fica situado no topo da cabeça e controla a glândula pineal (que produz a melatonina e tem a ver com os nossos padrões de sono).
  2. Chakra frontal, ou cerebral, situado entre os olhos e controla o cérebro e os olhos.
  3. Chakra laríngeo, fica situado na garganta e está ligado à glândula tireoide.
  4. Chakra cardíaco, fica situado na região do peito e está associado ao coração. 
  5. Chakra umbilical, localizado acima do umbigo e é importante para o sistema digestivo, hepático, vesicular, pancreático, etc. 
  6. Chakra sacro, situado na altura dos órgãos genitais e é importante para os sistemas reprodutores 
  7. Chakra básico, fica situado na base da espinha dorsal e é importante para as glândulas supra renais, a medula, a coluna vertebral e os rins. 

Modalidade online 

As sessões de Reiki vem tomando cada vez mais espaço na modalidade à distância. Isso se dá pelo fato de que a efetividade do Reiki independe da proximidade do terapeuta e do paciente, pois a distância não interfere na troca de energia.

A energização pode acontecer da mesma forma que na sessão presencial, a única coisa que muda é a forma da conexão entre o terapeuta e o paciente. 

O Reiki é regido da mesma maneira que a teoria da relatividade, de Einstein, que afirma que “matéria e energia são a mesma coisa”. Isto é, estamos todos conectados, de uma forma ou de outra, pois somos matéria de energia e fazemos parte de um todo maior. Afinal, tudo é energia!

O Reiki à distância possui suas vantagens exclusivas, pois essa modalidade pode proporcionar um maior conforto ao paciente, já que ele poderá receber a terapia na própria casa. Isso é especialmente importante no momento no qual estamos vivendo, onde várias pessoas estão trabalhando home office e precisam cuidar de sua saúde. 

Como é o atendimento de Reiki à distância? 

O terapeuta se conecta com o paciente, mentalmente, visualizando-o entre suas mãos e o circundando. O único requisito, tanto para a modalidade presencial quanto para a online é que o terapeuta deve se manter conectado com o paciente durante toda a sessão.

Alguns terapeutas utilizam um boneco, um travesseiro ou uma fotografia para auxiliá-los a materializar e mentalizar o paciente no momento da transmissão de energia. Entretanto, a maioria não utiliza nenhum desses aparatos.

No que se refere ao paciente, ele deve apenas se posicionar com a coluna ereta, em um ambiente tranquilo e imaginar-se absorvendo toda a energia emitida pelo terapeuta Reikiano.

O Reiki no ambiente corporativo

A aplicação do Reiki tem efeitos benéficos também no ambiente corporativo, seja em empresas de grande porte ou nas microempresas. 

O Reiki é indicado para o ambiente de trabalho, principalmente, por conta das altas cargas de tensão no trabalho, o que podem acarretar em problemas físicos e também na perda da produtividade. O Reiki pode ser eficiente nessas e outras aflições, tal como o estresse no trabalho e também ajuda a tratar a Síndrome de Burnout.

Nós, da Holos, fornecemos esse tratamento à distância para as empresas que necessitam de uma melhora na qualidade de vida de seus funcionários. Inclusive, uma empresa que aderiu à essa modalidade de Reiki à distância é a Vale, e ela está aproveitando dos benefícios dessa técnica.

É maravilhoso o quão benéfico esse tratamento pode ser para as pessoas, não concorda? Com essa técnica, conseguimos nos conectar com a energia vital do universo e podemos nos unir com o Cosmos em um único ser. 

Se você também pensa em aderir à esse tratamento, seja para você ou para sua empresa, entre em contato conosco! Temos certeza que você irá gostar de tudo que a terapia Reiki pode te proporcionar!

bem-estarPowered by Rock Convert