saude mental preventiva

Saúde mental preventiva: o segredo para uma vida mais feliz

Nos dias atuais, cuidar da saúde mental é essencial para lidar com as adversidades da vida profissional e pessoal. E o trabalho remoto ou presencial em tempos de pandemia pode ter várias consequências como estresse, ansiedade, medo, tensão e depressão. 

Para lidar com esses desafios, o melhor remédio é a prevenção. Para cuidar de si, é necessário buscar o autoconhecimento para assim, lidar com os problemas diários da melhor forma possível. Isso só é possível através de técnicas como meditação e yoga, que aumentam o foco e ajudam na concentração. 

A saúde mental muitas vezes é deixada de lado, com promessas de mudança e recomeços. Para mudar a nossa trajetória, portanto, é importante estar com ela em dia.  

“É importante que esse tema faça parte das agendas de discussão da sociedade, de maneira a evitar transtornos mentais, que pode não parecer, mas são prevalentes na população. Chegamos a ter uma em cada cinco pessoas, apresentando um tipo de transtorno mental ao longo da vida”, explica o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro.

Para entender mais sobre como ter saúde mental e prevenir outros transtornos mentais continue com a leitura! 

O que é ter saúde mental? 

Muito se fala sobre saúde mental e a importância de cuidar dela. Mas o que é essa tão buscada saúde mental? A saúde mental é composta por vários elementos: 

  • satisfação pessoal — percepção de estar fazendo suas atividades corretamente, autonomia, competência, dependência intergeracional e percepção do potencial intelectual e emocional, entre outros;
  • capacidade de superação (resiliência) ;
  • produtividade acadêmica e profissional;
  • participação social.

Saúde mental não se restringe apenas a capacidade de um indivíduo se sentir bem e aproveitar a vida. Mas também, não é apenas criar um equilíbrio entre as atividades da vida diária e encontrar resiliência psicológica, é mais complexo que isso. 

Para a Dra. Ateléia Crestani: “Uma definição comumente usada para saúde mental seria o estado de bem-estar, no qual o indivíduo reconhece a sua própria capacidade, pode lidar com estresses corriqueiros da vida, pode produzir no trabalho e é capaz de contribuir socialmente”.

Ou seja, o bem-estar psicológico é influenciado não apenas pelos atributos ou características individuais, mas também pelo ambiente em que o indivíduo vive, a cultura da empresa em que ele trabalha como também as circunstâncias sócio-econômicas. É uma mistura de fatores que garantem que alguém tenha o emocional em sua mais plena capacidade, o que na maioria das vezes é bem difícil. 

A saúde mental, portanto, descreve nossos estados sociais, emocionais e psicológicos, tudo em um só. É sobre encontrar equilíbrio.  

Qual a importância da saúde mental no ambiente de trabalho? 

Uma cultura organizacional que discuta sobre saúde mental, que não a trate como um tabu e que não estigmatize doenças mentais, é um passo importante para atingir um ambiente que contemple o bem-estar do colaborador. 

O desempenho do funcionário está totalmente relacionado com o estado do seu emocional. Uma pessoa com as emoções equilibradas consegue ter um maior desempenho e produtividade. 

Oferecer um ambiente de trabalho negativo, com altos níveis de estresse, pressão e falta de empatia refletem alguns indicadores que são importantes não somente para o RH, mas também para os resultados de uma empresa. Essas condições são: 

  • engajamento com o trabalho;
  • comunicação com colegas de trabalho;
  • capacidade física e funcionamento diário.

Tudo isso acontece antes do desenvolvimento de algum transtorno mental, pois ainda há o mito de que o estresse é um indicador de comprometimento com o trabalho. Por isso, é importante discutir saúde mental, burnout e outros sinais de sobrecarga. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Fica claro o quanto as doenças mentais como ansiedade e depressão estão associadas com a perda de produtividade, afastamento e taxas de turnover. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos traz alguns dados que comprovam e se mostram preocupantes: 

  • a depressão interfere na capacidade de uma pessoa de completar tarefas físicas em cerca de 20% das vezes e reduz o desempenho cognitivo em cerca de 35% das vezes;
  • apenas 57% dos funcionários que relatam depressão moderada e 40% dos que relatam depressão grave recebem tratamento para controlar os sintomas depressivos.

Por isso, há tanta importância em falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho e mais que isso, oferecer soluções na própria empresa para que o colaborador seja amparado e possa cuidar de si. Medidas de prevenção e tratamento desses profissionais devem ser vistas como um verdadeiro investimento.

Práticas holísticas: uma solução para cuidar da saúde mental

É perceptível, portanto, o quanto cuidar da saúde mental é crucial para o desenvolvimento de uma empresa. Há diversas maneiras de encarar esse desafio e talvez, uma das formas mais eficazes é o investimento em Health Techs, que auxiliam no cuidado e prevenção da saúde mental. 

Promover práticas holísticas no ambiente de trabalho pode ser muito bem-sucedido para evitar licenças, absenteísmo e taxas de turnover, ainda mais quando se junta o fator de saúde mental e física. 

As práticas holísticas acreditam que os elementos mentais, emocionais, espirituais e físicos de cada pessoa formam um sistema, com o objetivo de tratar a pessoa em todo seu contexto, focando tanto na prevenção, na causa da doença e também seus sintomas.

 As práticas mais comuns desse ramo são: reiki, meditação, aromaterapia, yoga, barra de acess, mindfulness entre outras. 

Reiki 

O reiki é uma técnica milenar japonesa que tem como objetivo energizar o corpo físico, trazendo equilíbrio energético, favorecendo o autoconhecimento. Alivia o estresse, ansiedade e depressão. Pode ser realizada individual ou coletivamente. 

Meditação

A meditação é uma das práticas com mais benefícios para o ser humano. Pode ser utilizada com objetivos específicos para nosso corpo, mente e espírito. Aumenta a concentração, foco, diminui os sintomas de ansiedade e depressão, conectando a si mesmo. Além disso, a prática melhora a forma como você se relaciona com os outros e consigo mesmo.

Aromaterapia

A aromaterapia utiliza de concentrados voláteis extraídos de vegetais, que são óleos essenciais que com seus aromas promovem bem-estar e saúde. A técnica é altamente recomendada para a resolução de questões emocionais, como depressão, síndrome do pânico, como também aumenta a energia, foco e autoestima. 

Yoga

Yoga é uma prática e uma filosofia de vida milenar que tem como objetivo proporcionar equilíbrio, força, harmonia e saúde para o corpo físico, mental e energético por meio das posições, movimentos, respirações e meditações. Esses movimentos auxiliam a postura, diminuindo o estresse, a ansiedade e favorecendo o metabolismo. 

Barras de Access

É uma terapia corporal e energética que ajuda a eliminar crenças, pensamentos e emoções negativas, que são responsáveis pelas dificuldades que temos ao lidarmos com vários aspectos da nossa vida. Consiste no estímulo de 32 pontos energéticos que temos na cabeça. 

Mindfulness

A prática traduzida para o português significa atenção plena. Tem se popularizado no ambiente corporativo, sendo guiada por profissional especialista que conduz os integrantes a um nível de consciência que permite o aumento do foco, atenção e concentração. Aumenta a energia vital e a produtividade.  

Como a Holos pode ajudar sua empresa

Criar conexões na era digital é cada vez mais fácil. Se conectar com profissionais holísticos que podem auxiliar na jornada do autoconhecimento, bem-estar e saúde mental. Não espere para cuidar de você e da sua empresa. 

A Holos é uma empresa que facilita conexões entre profissionais holísticos com outros indivíduos. Atuamos com empresas que acreditam na saúde e bem-estar do profissional, auxiliando assim o crescimento pessoal e profissional de cada um. 

Conheça mais sobre nossas soluções e transforme o ambiente da sua empresa através do autoconhecimento, cuidado com saúde mental e espiritual. 

bem-estarPowered by Rock Convert