Meditação no trabalho realmente funciona?

Com o mundo cada vez mais agitado, e com as notícias chegando até a gente de forma mais acelerada, precisamos tentar nos concentrar nas nossas metas e objetivos mais importantes. Isso porque, infelizmente, é impossível darmos a devida atenção a todo e qualquer assunto.

Esse problema, então, é multiplicado se formos levar em consideração a pessoa que está sujeita aos fatores citados anteriormente e precisa manter seu foco no trabalho

Entretanto, isso é um pouco difícil caso não nos adaptemos a rotinas saudáveis. É através delas que nosso foco e concentração são facilitados, proporcionando mais bem-estar. 

Sendo assim, algumas das maiores empresas do mundo como Google, Apple e Ford já estão investindo em fornecer opções de benefícios que possam entregar mais qualidade de vida para seus funcionários, como a meditação.

Além disso, a técnica de mindfulness em associação com a meditação pode ajudar a combater o estresse provocado pelo trabalho e, como consequência, melhorar a produtividade do funcionário. 

Então, vendo esses pontos, a meditação no trabalho pode sim trazer benefícios para a empresa e para o funcionário. Continue sua leitura para entender melhor sobre os impactos benéficos da prática da meditação no trabalho.

Como a meditação influencia o funcionário?

A prática da meditação, assim como do Reiki, possui benefícios comprovados pela ciência.

É certo que essa prática provoca uma alteração psicológica, melhorando o foco do indivíduo. Isso é fundamental, principalmente, para o trabalhador que está envolto à distrações no ambiente de trabalho. 

Telas notificando-o sobre assuntos relacionados ao trabalho, chamadas através dos alto-falantes, colaboradores interrompendo-o de seu fluxo de trabalho com seus problemas e, logo menos, sua mente perde o foco.

Concentração

A meditação é capaz de, com o tempo, ajudar a regular sua concentração, principalmente se você precisar ser multitarefa no seu trabalho. 

Para falar a verdade, o conceito de trabalhar e ter que lidar com várias tarefas é melhor na teoria do que na prática, afinal, se o trabalho requer que o indivíduo realize muitas tarefas ao mesmo tempo, ele estará muito mais propenso a cometer falhas. Isso, pois, ele terá muito mais atribuições em que poderá falhar e deverá manter sua atenção em todas (o que é bem difícil).

Autoanálise

A meditação faz com que nos auto analisemos, e é capaz de trazer-nos calma através da respiração. Essa prática pode, também, aprimorar a criatividade do indivíduo, assim como sua capacidade de resolução de problemas. Além disso, é capaz de aliviar o estresse e algumas preocupações referentes ao trabalho.

O indivíduo, ao não se preocupar com as pressões e obrigações no ambiente de trabalho — que eventualmente irão passar —, consegue pensar mais claramente e poderá tomar as melhores decisões, sem precisar se estressar nem se preocupar no processo.

Criatividade

E se alguma atividade precisar que você tenha uma abordagem mais criativa, ao se deslocar para um lugar silencioso e praticar a meditação, você conseguirá chegar mais facilmente a uma solução inovadora.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Ao aprimorar sua capacidade de reflexão consigo próprio, você se tornará extremamente disciplinado. Fator, este, fundamental para, de fato, ser efetivo nas suas atribuições. E são esses momentos de introspecção que farão com que o praticante aprenda a ser mais paciente e focado.

A técnica de Mindfulness (Atenção Plena)

A técnica de Mindfulness, também conhecida como Atenção Plena, é um estado de foco no momento presente e autocompaixão. Ela é direcionada às experiências complicadas que podemos, em algum momento, passar. 

Com isso, seremos capazes de perceber os nossos padrões de pensamentos, emoções e sensações corporais mais claramente, sem reagir de maneira automática. Percebendo-os, aprendemos com eles a direcionar melhor nossas ações, com mais inteligência emocional.

Além disso, o mindfullness também te torna muito mais consciente do seu entorno e bloqueia os pensamentos incessantes sobre o passado ou do futuro, fazendo com que o indivíduo alcance, de fato, a paz interior.

A técnica de mindfulness, que pode ser associada à prática da meditação, te torna mais proativo e menos reativo aos problemas que aparecem no decorrer do dia.

O gerente da 3M, José Cristiano Campagnoli, que participou de um treinamento de mindfulness, em 2014, disse que: “Além de melhorar a criatividade, a concentração e o foco, passei a prestar mais atenção nos outros e ouvir as opiniões sem julgar de forma precipitada. Isso te torna mais responsivo do que reativo e faz tomar melhores decisões, inclusive na vida pessoal.”

Meditação online

Você sabia que, além da modalidade presencial, também é possível realizar a meditação de forma remota, online? Tendo acesso à internet, o distanciamento físico não é mais um impedimento.

Existem, por exemplo, aplicativos de meditação que podem auxiliar o funcionário nesse caminho do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. 

A meditação online também possui alguns benefícios específicos. Dentre os quais, podemos citar:

  • É possível aprender a meditar no seu próprio ritmo;
  • É possível praticar no ambiente de sua casa, o que torna a prática mais confortável; 
  • É possível permanecer aprendendo a meditar em qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.

Nós, da Holos, disponibilizamos esse serviço direcionado a empresas. Temos grupos de meditação online todos os dias e já ajudamos grandes corporações a entregarem mais bem estar aos seus colaboradores. Podemos te ajudar a implementar a meditação na sua empresa também!

A prática de meditação no trabalho já é adotada no Brasil e no mundo

Diversas empresas já adotaram o método online de meditação para seu corpo de funcionários. Aqui no Brasil, a Bayer, Iguatemi, Enel e Banco BV têm conseguido utilizá-la para amenizar os níveis de ansiedade e estresse durante o isolamento social.

No exterior, empresas como a Google, Facebook, Apple, 3M, Intel, Mead Johnson Nutrition, Roche, Goldman Sachs compõem o rol de corporações que adotaram a prática da meditação para seus funcionários.

Essa prática é totalmente benéfica para qualquer ambiente de trabalho, pois é capaz de prevenir problemas comuns como o estresse, o burnout, a ansiedade, inseguranças em relação às próprias atribuições, entre outros, que geram impactos negativos em performance, crescimento e rotatividade.

Se incorporada à rotina empresarial, a meditação ajuda a desenvolver atenção plena, inteligência emocional, concentração e criatividade. Isso, por consequência, melhora o clima organizacional, impulsiona a produtividade dos funcionários e traz uma visão muito mais positiva em relação à empresa onde trabalham.

Se você gostou desse conteúdo e está pensando em implementar a meditação na sua empresa, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções. Temos certeza que os seus colaboradores — e a corporação como um todo —  irão se beneficiar do que a meditação no trabalho pode proporcionar!

bem-estarPowered by Rock Convert