A nova cultura de saúde mental da Ambev: o que esperar para os próximos anos?

A transformação do cenário empresarial está ocorrendo desde antes de 2020. No entanto, este ano será um divisor de águas para a realidade que está por vir em 2021. 

Os antigos benefícios corporativos já não funcionam mais como forma de incentivo laboral, os colaboradores não se sentem motivados com metas absurdas e uma pressão avassaladora partindo da liderança, é o momento de mudar. 

Cada vez mais empresas modernas devem se adaptar para uma realidade em que o ser humano é reconhecido pela sua totalidade, onde o cuidado com a mente e o trabalho com as emoções é uma prioridade, e habilidades como soft skills são realmente valorizadas. 

A nova aposta da AMBEV e o cenário atual 

Recentemente nos deparamos com uma matéria da revista Exame que foi muito comentada pelas médias e grandes empresas: “A aposta da Ambev para o futuro: a nova diretora de saúde mental”.

A Ambev é uma das maiores empresas do Brasil e do mundo e mostrou para o mercado como uma cultura humanizada é necessária e, assim como a Holos, reconhece que o cuidado com o indivíduo deve ser por integrado  — entendendo que devemos olhar para o todo e não somente partes isoladas. Afinal, a segurança psicológica se tornou para a empresa um ingrediente da alta performance.

Esse fato fala muito sobre o cenário atual que médias e grandes empresas estão passando. Afinal, uma das principais questões enfrentadas pelos times de pessoas no ano de 2020 foi a ansiedade causada pelo isolamento social e a dificuldade de comunicação e engajamento dos colaboradores.

E para resolver esses problemas foi necessário uma reestruturação cultural que trabalha as emoções dos colaboradores para oferecer um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

A nova diretoria de saúde mental da AMBEV 

A revista Exame entrevistou a nova diretora que assumiu esse cargo inovador responsável pela gestão da saúde mental dentro da empresa. Mariana Holanda trabalha na empresa há mais de 10 anos e acumula vasta experiência em gestão de equipes, recursos humanos e conta com formação em psicologia. 

O reconhecimento da necessidade da gestão da saúde mental dentro da Ambev, marca grande impacto dentro da cultura da empresa, que passará por um processo ao longo dos próximos anos até que esteja totalmente alinhada com o “novo normal” tão comentado por todos. O primeiro passo já foi dado, com a criação de um setor específico para tais cuidados em junho deste ano, e o que está por vir será a transformação. 

Mariana, em sua entrevista para a revista Exame, demonstrou reconhecer acreditar que nada se resolve do dia para a noite. A saúde mental é um tema delicado pois lida com os sentimentos e emoções do outro, não era um assunto tão comentado por gerações passadas e ainda falta informação. 

O desafio da saúde mental 

Começar a trabalhar o tema de saúde mental é um desafio dentro de qualquer organização. Isso ocorre porque muitas pessoas ainda consideram o tema tabu e outras possuem bloqueios para olhar para si. Entretanto, quando iniciamos o processo e engajamos os colaboradores a participarem, mostrando que o autocuidado é benéfico para todas as áreas da vida, os resultados são surpreendentes. 

Na Holos, acreditamos que promover opções de técnicas holísticas aos colaboradores são uma excelente opção para ajudar no engajamento. Assim, nossas soluções incluem práticas de meditação, yoga, mindfulness, reiki, talks e diversos outros caminhos que alguém pode seguir em busca de seu autoconhecimento e cuidado com a mente. 

Planejar estrategicamente é fundamental 

Desenvolver um planejamento estratégico que tenha como objetivo cuidar da saúde mental e emocional dos colaboradores representa o futuro do trabalho. É um caminho que gera muitos benefícios para a vida pessoal do colaborador e para seu desempenho e satisfação como profissional. 

Se você, assim como a Holos e a Ambev, quer ser agente da transformação do cenário corporativo, confira esse e-book que lançamos com a Solides: “Planejamento Estratégico da Saúde Mental e Cuidado Com os Colaboradores” e confira estratégias reais para ajudar a manter a saúde das emoções do seu time no próximo ano e consequentemente aumentar a energia de toda a organização!

bem-estarPowered by Rock Convert