Endomarketing: como o RH pode aumentar o engajamento?

Você já ouviu falar em endomarketing? Também conhecido como Marketing Interno, esse processo é voltado aos colaboradores de uma empresa. Conduzido pelo RH, trata-se de uma estratégia de marketing institucional.

Ele tem o objetivo de aumentar o engajamento e satisfação dos funcionários. Assim, de forma estratégica, a produtividade e o ambiente de trabalho são impactados com melhoras consideráveis.

Estabelecer uma estratégia de comunicação e compreensão dos colaboradores tem ganhado cada vez mais importância nas organizações. Isso porque além de influenciar diretamente nos resultados e crescimento da empresa, também fortalece a marca empregadora.

Continue a leitura para entender melhor do que se trata o endomarketing e como ele deve ser implementado pelo RH através de ações efetivas de marketing interno!

O que é endomarketing?

As organizações investem em marketing para ganhar a confiança dos clientes, competitividade no mercado e crescimento constante do negócio. Entretanto, esse movimento não deve ser apenas “de dentro para fora”. 

Como são as pessoas que trabalham na empresa que, de fato, fazem o crescimento acontecer, é importante que a gestão entenda a necessidade de fazer o mesmo com os colaboradores, ou seja, o endomarketing. 

Endomarketing, então, é o nome dado à estratégia voltada ao capital humano da empresa. Através de ações internas, o endomarketing tem o intuito de reduzir o turnover, estabelecer uma relação saudável entre o colaborador e a organização, além de melhorar o employer branding.

Engajando os colaboradores

Além de entender o consumidor final, é fundamental que a empresa também conheça bem os funcionários. Assim, será possível estabelecer ações efetivas de marketing interno.

O departamento de Recursos Humanos, com o apoio da gestão e do departamento de Marketing da empresa, é capaz de elaborar ações para elevar o engajamento dos colaboradores. Isso pode se dar através do aumento da satisfação de trabalhar na empresa, senso de propósito, senso de valorização, motivação para crescimento, entre outros pontos.

Essa união, então, é indispensável para traçar o plano de endomarketing (e colocá-lo em prática). Conheça, a seguir, algumas vantagens de uma boa estratégia de marketing interno:

Motivação dos colaboradores e produtividade

Trabalhar em uma empresa que se preocupa com o bem-estar é, hoje, cada vez mais visado pelos trabalhadores. Atualmente, não é apenas a empresa que escolhe seus funcionários: eles buscam trabalhar para organizações que tragam senso de propósito e motivação profissional.

Sendo assim, investir em marketing interno pode fortalecer os pontos citados e gerar times de grandes defensores da marca. Dessa forma, é criada uma conexão maior entre o colaborador e a empresa, que motiva a entrega de resultados cada vez melhores.

Entramos, então, no mérito do aumento de produtividade: colaboradores felizes e motivados entregarão melhores resultados.

Por meio das ações de marketing interno, então, os funcionários vivenciam os objetivos, valores e missões da empresa. Isso faz com que eles se preocupem com a qualidade de seu trabalho — e busquem maneiras de aprimorá-lo — pelo desejo de crescer junto com a empresa.

Redução do Turnover

A rotatividade de funcionários deve ser uma preocupação constante da gestão, pois ela gera gastos e dores de cabeça expressivos para uma empresa. É preciso, então, pensar na retenção de talentos a longo prazo e redução das taxas de Turnover.

Para isso, o endomarketing se mostra uma ferramenta essencial. Ao fortalecer a conexão do funcionário com a organização, as ações de marketing interno o ajudam fortemente a enxergar a sua vida profissional e desenvolvimento de carreira ali, a longo prazo. 

Melhora do clima organizacional e fortalecimento da marca empregadora

O endomarketing pode contribuir para um bom clima dentro da empresa, com harmonia, empatia e respeito dentro da equipe. Funcionários satisfeitos buscam influenciar positivamente no crescimento do negócio e em sua melhoria contínua.

Além disso, é visível que passam a defender a empresa como um bom lugar para se trabalhar. Com isso, atuam como verdadeiros advogados da marca, atraindo mais talentos por indicação e, também, mostrando ao meio externo sua satisfação na carreira. 

Como elaborar um plano de ações de endomarketing?

O primeiro passo para elaborar qualquer plano de ação é conhecer o perfil da sua equipe! Portanto, para traçar uma boa estratégia de marketing interno, o primeiro passo é identificar:

  • o que os colaboradores valorizam;
  • quais são suas necessidades;
  • quais os seus desejos. 

Assim, é possível definir os objetivos das ações de endomarketing a serem desenvolvidas na organização.

Confira algumas ações que o RH pode implementar na organização, bem como as vantagens que cada uma pode gerar:

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Treinamento e desenvolvimento

Processos de aprendizagem são benéficos para os colaboradores e, também, para a empresa! Ao entregar benefícios como o subsídio de cursos e treinamentos — pouco acessíveis — que os funcionários desejam fazer, eles se sentirão mais valorizados, motivados e preparados para executar suas atividades com excelência.

Promova eventos e palestras

Eventos e palestras diversificam a rotina das equipes e trazem mais engajamento com a marca empregadora. Propostas como rodas de conversa, happy hour e práticas em grupo de atividades como yoga, por exemplo, promovem a integração da equipe. 

Outra opção é promover a realização de palestras: convidados externos, que são autoridade em algum assunto, podem ministrar palestras que agreguem valor para o colaborador. Assim, a empresa fortalece a convicção do trabalhador de que ela não se importa apenas com lucros e metas, mas também em impactar positivamente na sua vida profissional e pessoal.

Utilize o meio digital ao seu favor

 Invista na criação de materiais como newsletters, blogs, ferramentas para trocas de feedbacks, materiais complementares, entre outros;

Em tempos de afastamento social, muitas empresas adotaram práticas de endomarketing para integrar seus times, como o “happy hour online” e o “café da manhã online”. 

São momentos que a empresa traz algum benefício — como um crédito para pagar uma refeição — para que o time se reúna não para trabalhar, mas para ter um momento de relaxamento e descontração juntos. 

Plano de carreira

É importante que os colaboradores tenham uma perspectiva de crescimento dentro da organização. Assim, o plano de carreira é algo que traz muito valor para o público interno ao ser implementado pelo RH.

Sua implementação atrai profissionais mais qualificados, acompanha de perto o crescimento de quem já está no corpo de colaboradores e diminui, também, a taxa de rotatividade. 

Para isso, é essencial manter uma boa comunicação com o colaborador Através da transparência quanto à progressão de carreira, ele pode entender melhor suas aptidões, seus desejos e habilidades a desenvolver para chegar onde deseja.

Incentive bons resultados

A produtividade é uma grande questão nas organizações. Para incentivar melhores resultados, o RH pode elaborar uma estratégias que tragam mais motivação para entregar resultados satisfatórios. 

Um exemplo é a bonificação por bater metas (ou excedê-las), comissionamento, remunerações não-financeiras como presentes, viagens, etc.

Desenvolva campanhas internas

A empresa pode criar materiais para divulgar novos produtos ou serviços para o público interno, assim como faz nas ações de marketing para o cliente externo. Isso gera a conexão dos colaboradores com a marca e, também, funcionários que são clientes promotores da marca.

É importante que os funcionários conheçam os produtos e serviços, bem como tenham acesso a eles. Muitas empresas proporcionam gratuidade aos funcionários para que utilizem os produtos e serviços oferecidos por ela.

Ofereça benefícios corporativos compatíveis com o mercado 

Uma organização pode oferecer diferentes benefícios corporativos além do básico oferecido pelo mercado em que está inserida. É importante, primeiramente, fazer essa pesquisa e entender se o que está sendo oferecido é compatível com o mercado.

Como estratégia de endomarketing, então, empresas oferecem benefícios que vão além do básico. Podemos citar, por exemplo: home office, terapias holísticas para melhora do bem-estar, horário flexível, auxílio cultura, auxílio academia, auxílio creche, ou auxílio para cursos de idiomas.

Seja criativo! O RH pode elaborar pesquisas e formulários para coletar a opinião dos colaboradores na hora de definir os benefícios. Isso também será um atrativo na hora de recrutar novos talentos.

O endomarketing fortalece a marca empregadora

As ações de endomarketing são fundamentais para estabelecer uma conexão da organização com os colaboradores. Mas, também, fortalecem uma imagem positiva da empresa diante do mercado. Dessa maneira, novos talentos terão interesse em fazer parte da sua equipe.

Com ações efetivas, os resultados positivos serão visíveis no ambiente corporativo. Os colaboradores estarão mais felizes, motivados e engajados, proporcionando melhoria na produtividade, na cultura organizacional e a redução da rotatividade. Isso, por sua vez, fortalece a marca empregadora.

O departamento de Recursos Humanos é o principal responsável por implementar as ações de endomarketing no ambiente organizacional. Entretanto, ele não precisa começar a fazer isso sozinho.

A Holos, por exemplo, atua como parceira do RH em ações de endomarketing para engajamento de colaboradores e construção de um ambiente de trabalho cada vez mais saudável e agradável para todos.

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