Benefícios corporativos: quais não podem faltar?

Os benefícios corporativos são essenciais em uma organização. É necessário pensar neles como direitos essenciais para garantir qualidade de vida e o bem-estar do colaborador.

Os gestores devem entender que os benefícios não são um “extra”, mas sim, uma parte fundamental para uma boa relação com os funcionários (e sua satisfação). O capital humano é o grande diferencial de uma empresa, portanto, é preciso encontrar maneiras de mantê-los motivados e felizes no trabalho.

Existem benefícios comuns, conhecidos pelas pessoas, mas, o RH também pode inovar na hora de definir um pacote diferenciado. Os benefícios corporativos ainda são grandes aliados para reter atrair novos talentos! 

Continue esta leitura para saber o que os benefícios corporativos podem agregar às organizações, e quais não podem faltar.

Qual a importância de oferecer benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos atuam como um complemento ao salário do colaborador. São vantagens oferecidas que variam de acordo com a cultura da empresa. O RH, com o apoio do Departamento Pessoal, fica encarregado de definir os benefícios e fornecê-los aos colaboradores.

Fortalecimento da marca empregadora

A adoção desses benefícios pode trazer uma série de vantagens para o ambiente de trabalho. É inegável, também, que uma vaga de emprego que oferece benefícios será muito mais atrativa do que as vagas que não oferecem. Isso, por sua vez, fortalece a marca empregadora.

Assim, sua empresa será reconhecida e muito mais visada por profissionais no mercado de trabalho! Isso irá atrair candidatos talentosos, simplificando o processo de seleção, e garantindo que os melhores profissionais estarão na sua empresa.

Retenção de funcionários

Benefícios são importantes não só no momento do recrutamento de novos talentos para o time, mas, também, para aumentar a retenção de talentos e diminuir o índice de turnover da organização. 

Afinal, a alta rotatividade de funcionários não é benéfica para nenhuma empresa. A saída de funcionários pode impactar negativamente o ambiente corporativo, pois pode gerar um alto custo com o desligamento dos colaboradores, e, também, com a abertura de um novo processo seletivo para substituí-los. 

Além disso, pode ser complicado encontrar um novo candidato que se encaixe no perfil de determinadas posições. Muitas vagas demoram meses para serem preenchidas, e isso custa caro para as empresas.

Na falta de um funcionário, os outros membros da equipe terão que se desdobrar para executar as tarefas daquele colaborador, até que a vaga seja preenchida novamente. O que pode ser prejudicial para o desempenho de todos, afinal, ninguém consegue executar tarefas com excelência quando se está sob altos níveis de estresse, sobrecarregado e pressionado.

Vantagens de oferecer benefícios na sua empresa

Benefícios fazem com que o colaborador se sinta valorizado pela empresa. Recebendo-os, o funcionário se sente reconhecido pela organização e, provavelmente, irá se preocupar muito mais com o seu desempenho e com a qualidade do trabalho que ele entrega. 

Os colaboradores tornam-se mais fiéis e comprometidos com a empresa, aumentando, também, a produtividade do time como um todo. Portanto, é possível afirmar que a satisfação com o trabalho pode, ainda, reduzir problemas com faltas e ausências constantes.

O colaborador que sente o valor e reconhecimento dados a ele pela organização, muitas vezes deseja construir uma carreira naquela empresa. É ideal, então, que os gestores enxerguem a importância de investir também no desenvolvimento de talentos que já estão ali dentro.

Oferecer benefícios que estimulem o crescimento de funcionários como cursos, treinamentos, incentivo a leitura, é muito mais interessante do que perdê-los para o mercado — por se sentirem estagnados profissionalmente — e precisar passar constantemente por processos de desligamento e recrutamento.

Existem, também, Soft Skills que podem ser trabalhadas e desenvolvidas para que cada um tenha uma perspectiva de crescimento em seu cargo, assumindo, futuramente, posições de especialista, liderança e gestão.

O RH pode, ainda, implementar ações como pesquisas para ouvir a opinião dos colaboradores a respeito dos benefícios. Isso irá ajudar ainda mais no momento de avaliá-los e defini-los, de acordo com o que é valorizado pela equipe!

Bem-estar e saúde mental: a construção de um bom ambiente de trabalho

É importante ressaltar que alguns benefícios específicos ainda são essenciais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida do colaborador. Podemos citar, por exemplo, aqueles relacionados à saúde mental. Cada vez mais, as empresas enxergam a necessidade de investir no bem-estar emocional dos colaboradores e construir um ambiente seguro e agradável para todos.

Portanto, cabe ao departamento de Recursos Humanos definir os benefícios que serão oferecidos aos colaboradores nesse âmbito. 

Já existe no mercado uma gama de possibilidades que permite que o RH seja criativo e monte um pacote de benefícios de acordo com a cultura da organização e com as necessidades dos funcionários.

Pensando em saúde mental e bem estar, podemos citar a terapia online, yoga, desenvolvimento de inteligência emocional, entre outros. Empresas como a Unimed, Anglo American e Vale já confiam na Holos para entregar benefícios como esses.

O que oferecer aos colaboradores?

Alguns benefícios já são mais conhecidos, pois foram padronizados pelo mercado, ou são exigidos por lei. Veja alguns exemplos: 

  • Plano de saúde e plano odontológico;
  • Vale-refeição ou vale-alimentação (ou ambos, existem empresas que oferecem os dois);
  • Férias remuneradas;
  • 13º salário;
  • Seguro de vida;
  • FGTS.

Apesar disso, as organizações devem estar sempre atentas às inovações e buscar sempre atuar de forma empática, uma tendência de gestão para o futuro. Confira, então, alguns exemplos do que é buscado atualmente pelos profissionais, que podem representar um diferencial para a sua empresa:

Flexibilidade e Home office

O trabalho remoto, ou Home office, foi uma alternativa de oferecer mais segurança para os funcionários durante a pandemia do coronavírus. Apesar de alguns colaboradores terem apresentado dificuldades iniciais na adaptação ao modelo, outros não pretendem mais retornar ao escritório.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Portanto, oferecer a possibilidade de um regime de trabalho 100% remoto, ou híbrido, tem sido uma tendência nas empresas.

Além disso, é interessante pensar em horários de trabalho flexíveis, quando possível. Cada pessoa tem uma rotina e um ritmo de vida diferente. Sendo assim, para muitos, as empresas mais atrativas são aquelas que oferecem uma jornada flexível, adaptável às rotinas e potencialidades de cada um.

Parcerias comerciais

Parcerias comerciais são firmadas para oferecer descontos e facilitação de acesso a serviços externos à empresa para quem trabalha nela. Sendo assim, já é comum ver lojas específicas e prestadores de serviço oferecerem descontos para funcionários de empresas específicas em troca de maior visibilidade e expansão de clientela.

Além disso, algumas empresas facilitam o acesso a serviços in loco, como aqueles que podem ajudar na auto estima, no bem estar e na satisfação dos funcionários que possuem tempo limitado para buscá-los fora do ambiente de trabalho.

Alguns exemplos de serviços trazidos para dentro das empresas são: cabeleireiro, manicure, barbeiro, design de sobrancelhas, massagista, entre outros.

Cursos e treinamentos

A educação deve ser sempre vista como um investimento nos funcionários. Portanto, é interessante oferecer subsídio para cursos, incentivos em treinamentos, ajuda de custo para que o colaborador busque evoluir. Isso fará com que a empresa tenha times cada vez mais qualificados! 

Sendo assim, algumas corporações oferecem cursos de idiomas, de atualização, especialização, entre outros;

Vale Cultura

O benefício do Vale Cultura permite que os colaboradores visitem espaços como cinemas, museus e teatros. Ele é oferecido como uma ajuda de custo ou em um cartão, como o Vale Refeição, e pode ser utilizado também em livrarias. Cultura e lazer são essenciais para as pessoas, e ter essa facilitação por parte da empresa pode ser um grande estímulo para o trabalhador se sentir pleno em sua carreira na companhia.

Saúde mental e emocional

Cada vez mais, as organizações entendem a necessidade de se preocupar com o bem-estar dos colaboradores. Existem empresas, como a Holos, que atuam como parceiras do RH oferecendo práticas holísticas e integrativas aos colaboradores.

Essas práticas, por sua vez, ajudam a melhorar o ambiente de trabalho, reduzir níveis de estresse, diminuir casos de burnout e melhorar a retenção de colaboradores.

Atividades físicas

Exercícios físicos são essenciais para o bem estar de qualquer pessoa. Sendo assim, as organizações podem oferecer benefícios que incentivem sua prática, como o yoga online, ginástica laboral ou até parcerias com academias e clubes. 

Um emprego impeditivo para a prática regular de atividades físicas, como vemos comumente em escritórios, pode levar ao sedentarismo e ser prejudicial à saúde do funcionário, impactando negativamente no seu rendimento. 

Portanto, se a empresa se mostrar aberta e investir em motivar os colaboradores a essa prática, certamente colherá bons frutos.

“No dress-code”

Adotar uma política “no dress-code”, ou seja, que não obriga os funcionários a usarem uniforme ou se vestirem de formas específicas, é uma prática que vem ganhando força nas empresas atualmente. 

Permitir que os funcionários tenham liberdade para escolher o que vestir para o trabalho, para se expressarem como realmente são, torna o ambiente organizacional muito mais leve. Além disso, passa um senso de confiança da empresa para com seus colaboradores.

Auxílio para creche e educação dos filhos

Uma grande questão para muitos funcionários é com quem deixar os filhos durante sua jornada de trabalho. Quem vive uma jornada dupla de mãe ou pai, sabe das grandes responsabilidades que criar filhos e, ao mesmo tempo, sustentar uma carreira, trazem para o dia a dia.

A empresa, então, pode ser uma grande aliada do colaborador ao oferecer em seu pacote de benefícios auxílios específicos para facilitar essa tarefa. Assim, os pais podem trabalhar despreocupados, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados e educados em creches e escolas.

Participação nos lucros, bônus e comissão em vendas

Algumas empresas oferecem, também, incentivos financeiros para recompensar o mérito dos colaboradores. Benefícios como participação nos lucros, bônus por desempenho e comissão em vendas estimulam a performance dos funcionários e, ao mesmo tempo, fazem com que se sintam valorizados profissionalmente.

Benefícios geram conexão entre a organização, o colaborador e os clientes! 

Como profissional que cuida de pessoas em uma organização, é necessário estar atento às inovações e aos tipos de benefícios que os candidatos buscam no momento de se candidatar a uma nova vaga de emprego. Fortalecer uma marca empregadora e ter bons indicadores de performance também depende disso.

Acertando na forma de remunerar e investir nos funcionários, então, traz melhoras na produtividade e no desempenho dos funcionários. Isso pode influenciar, então, na satisfação e fidelização dos clientes da sua empresa, pois um serviço prestado com qualidade e atenção traz encantamento e sempre será priorizado.

Os benefícios diferenciados se destacam! Não deixe de informá-los na descrição de novas posições abertas. Eles são extremamente relevantes não só para motivar os funcionários e impactar em receita, mas também para atrair talentos que potencializam ainda mais o desempenho da organização.

Como a Holos pode te ajudar

Proporcionar bem-estar emocional de forma humanizada aos colaboradores pode ser um desafio para diversas empresas. A Holos, por sua vez, entende que o capital humano é fundamental para o bom funcionamento de cada negócio, e criou soluções nesse sentido que vão além de um simples benefício corporativo!

A preocupação em investir na saúde mental, trazida através de terapias holísticas às organizações, ajuda a criar ambientes mais agradáveis e propícios ao crescimento de uma empresa. 

Em corporações renomadas no mercado, como Cemig, Vale, Unipar, AngloAmerican, Unimed Belo Horizonte, Banco Inter, e outras, a Holos tem ajudado a impactar a vida de muitas pessoas, transformando também a forma como vêem e vivenciam o ambiente de trabalho.

Clique aqui e saiba como a Holos pode te ajudar a levar bem-estar, consciência, inteligência emocional, qualidade de vida e produtividade para os profissionais da sua empresa!

bem-estarPowered by Rock Convert