Janeiro Branco: como promover saúde mental na empresa?

Que tal iniciarmos o ano fazendo um pacto a favor da saúde mental e emocional de toda a humanidade? Esse é o inspirador e importante convite que a Campanha Janeiro Branco vem nos fazer, neste mês.

A essência da campanha é de que toda ação, com o intuito de cuidar mentalmente das pessoas, é sempre muito positiva — e ao pensarmos no âmbito institucional, essa afirmativa se faz ainda mais verídica e relevante, principalmente diante da realidade em que estamos vivendo.

Como você já deve ter ouvido falar, atualmente, os modelos de trabalho e as relações profissionais têm sido considerados pontos de extrema atenção, quando o assunto é saúde mental.

Afinal, uma equipe que atua em um ambiente propício e é formada por pessoas saudáveis — mental e emocionalmente — torna a rotina de trabalho muito mais produtiva, contagiante e motivadora a todos os envolvidos. 

Já, do contrário, é possível haver muitos prejuízos, que podem impactar de maneira bastante negativa no cenário laboral e, consequentemente, nos resultados da instituição. Por isso, a gestão — em sinergia com setores estratégicos, como o RH e a Segurança do Trabalho —, devem atuar criando programas de cuidados com corpo e mente, como a SIPAT, entre outros.

E isso não somente para evitar doenças ocupacionais, mas ir além, viabilizando, efetivamente, um ambiente de trabalho saudável e positivo. Neles, é possível implementar ações para evitar o estresse laboral, proporcionar o relaxamento e o bem-estar dos colaboradores, entre vários outros.

E você já se convenceu da importância de aceitar o convite da Campanha Janeiro Branco para a promoção da saúde mental e emocional, durante o mês de janeiro? Então, continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto!

Neste post, vamos explicar, de forma mais aprofundada, do que se trata a iniciativa e como é possível utilizarmos o seu conceito para proporcionar cuidados holísticos a todos os colaboradores da sua instituição. Boa leitura!

O que é a Campanha Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é um movimento que tem como essência despertar a necessidade — incontestável e urgente — que temos de cuidar das emoções e dos estados mentais, nossos e de quem nos rodeia. Criada em 2014, aqui no Brasil, por um grupo de psicólogos mineiros (de Uberlândia), a iniciativa tem como proposta dedicar o mês de janeiro — do início ao fim — à conscientização, reflexão e desenvolvimento de ações, nesse sentido.

A ideia de a campanha acontecer no início do ano é que a maioria das pessoas enxerga esse período como um ponto de partida, uma fase de renovação — do antigo para o novo — em vários âmbitos da vida. 

É uma fase em que as pessoas costumam ser mais propensas a refletirem sobre questões pessoais e profissionais, como suas relações interpessoais, prioridades, motivações e sonhos. Assim, estão naturalmente mais inspiradas, abertas e empenhadas a considerarem novas propostas e realizarem mudanças em suas vidas.

Quais são os pilares da Campanha Janeiro Branco?

Conforme o site oficial da Campanha Janeiro Branco, alguns ideais foram definidos como bandeiras, a serem carregadas por todos aqueles que quiserem aderir ao movimento. Conheça os principais, a seguir!

  1. Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições.
  2. Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas.
  3. Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor.
  4. Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos.
  5. Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

Qual a importância do cuidado da saúde mental no trabalho?

Como sabemos, os índices de doenças relacionadas ao estresse laboral crônico têm aumentado, de forma exponencial, e a pandemia, certamente, contribuiu imensamente para isso. Tanto que a Síndrome de Burnout — um dos exemplos mais nítidos da relação negativa entre estresse e trabalho — foi incluída em 2019 na Classificação Internacional de Doenças da OMS (Organização Mundial de Saúde). 

E a lista de consequências não para por aí: temos ainda a depressão, o transtorno de ansiedade, a síndrome do pânico, etc. Segundo pesquisa da Fiocruz, a ansiedade e a depressão têm sido os carros-chefes dos prejuízos trazidos pelo estresse no trabalho, principalmente devido ao excesso de trabalho durante a crise da Covid-19. Isso nos faz perceber o quão crítica é a necessidade de olharmos com um cuidado todo especial para esse assunto. 

Assim, a promoção do bem-estar dos colaboradores deve ser uma prioridade dentro das organizações. O foco aqui deve ser a implementação de programas e ações para viabilizar, tanto a saúde física, como a mental e a emocional. Afinal, elas estão sempre juntas e se influenciam mutuamente. Ou seja, se uma dessas esferas se encontra em desarmonia, todo o restante do nosso ser acaba sendo afetado.

Portanto, vamos agora entender melhor sobre como é possível entrar, de vez, no clima do Janeiro Branco e zelar pela qualidade mental e emocional da sua equipe!

Como implementar ações de cuidado com a saúde mental e emocional da equipe?

Para fazer jus ao lema da campanha Janeiro Branco, que diz que “todos têm direito à saúde mental”, vamos à parte prática. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Para implementar intervenções de promoção à saúde na empresa, é possível atuar de duas maneiras: no modo coletivo, por meio da criação de grupos com colaboradores para trabalhar demandas mais gerais e frequentes, ou realizar ações individuais, focando em necessidades mais específicas de cada pessoa.

Apesar das dificuldades do contato social que vivemos hoje, em ambos os casos, é possível fazer todas as atividades de modo remoto, ou seja, pela internet — existem empresas que podem te ajudar a implementar isso, de forma ágil e satisfatória. 

Esse apoio facilitará todo o processo e propiciará resultados altamente positivos, pois se trata de uma equipe inteiramente dedicada e especializada no assunto, que atua de forma profissional com saúde mental e emocional.

Independentemente disso, é importante que você, como responsável ou parte da equipe que vai providenciar essa demanda, conheça as inúmeras possibilidades que podem ser exploradas. Veja abaixo algumas dicas de ações que vão proporcionar um ambiente de trabalho ainda mais saudável na sua instituição.

Aulas de meditação e mindfulness

A meditação e o mindfulness são práticas milenares de origem oriental, que foram consagradas por grandes mestres gurus como algumas das principais maneiras de se adquirir maior poder de concentração, lucidez, tranquilidade, foco e equilíbrio mental. Assim, ao serem praticadas regularmente, podem trazer ao dia a dia dos colaboradores todos esses benefícios.

Prática de exercícios de yoga

É fato que a yoga, assim como a meditação e o mindfulness, trazem muitos resultados positivos para a mente. Mas, as vantagens continuam… afinal, ela proporciona mais saúde também para o corpo, já que se trata de movimentos estratégicos, como uma espécie de ginástica zen. 

Os resultados obtidos incluem os citados na meditação e alcançam também aspectos mais físicos, como um imenso bem-estar, a melhora na sinapse cerebral, a regulagem no fluxo cardiorrespiratório e vascular, entre vários outros.

Além dessas, há também o reiki, as dinâmicas e terapias de grupo, entre outras, que são maneiras de gerar mais equilíbrio e bem-estar ao ambiente corporativo, trazendo a possibilidade de uma melhor gestão emocional, o aumento da produtividade e, até mesmo, a otimização das relações interpessoais, entre vários outros benefícios — tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

Por que contar com uma empresa especializada na saúde mental dos funcionários?

Como vimos, implementar programas de ações com vistas à saúde mental e emocional da sua equipe é algo capaz de melhorar a vida dos colaboradores e só traz vantagens. 

Porém, essa pode ser uma tarefa complexa, principalmente se quem lidera a iniciativa está começando agora nesse tipo de estratégia dentro da organização. Portanto, ter uma equipe especializada disponível para auxiliar pode ser o detalhe que fará toda a diferença no bom desenvolvimento das atividades.

Um exemplo de parceira ideal, nesse sentido, é a Holos, que tem se destacado no mercado, devido à sua grande expertise e paixão pelo que faz — tornando-se uma das principais aliadas da promoção à saúde mental dentro de empresas de todos os portes e localidades. Com mais de 20 mil vidas impactadas positivamente por seu trabalho, ela disponibiliza todos os recursos necessários para que a empreitada seja um sucesso.

Com uma plataforma 100%, a Holos entrega soluções inovadoras, por meio de suas terapias holísticas exclusivas e personalizadas. Além de contar com planos de ações desenvolvidos sob medida para a sua equipe, as aulas acontecem de forma segura, pois são totalmente on-line e ministradas por professores experientes, que poderão instruir os alunos em qualquer dificuldade que tiverem durante as práticas. 

Enfim, ter esse tipo de apoio pode ser extremamente conveniente, prático e útil na busca por uma melhor qualidade de vida aos colaboradores.

Leve bem-estar para a sua equipe agora mesmo e de forma gratuita!

Como vimos, impactar sua equipe positivamente, por meio de ações alinhadas aos princípios do Janeiro Branco, viabiliza a entrega de mais saúde e faz com que a rotina laboral se torne mais harmoniosa e produtiva. Os resultados são nítidos e relevantes, como a redução do estresse e da ansiedade, a otimização da produtividade e a melhora das relações interpessoais.

E, essas ações acabam gerando, ainda, o aumento da lucratividade da instituição e a diminuição de custos, como as despesas com planos de saúde corporativos para funcionários.

Se você achou interessante a proposta da Campanha Janeiro Branco e quer ser mais um a carregar essa bandeira, que tal participar da nossa semana da saúde mental

Será um evento gratuito onde iremos oferecer práticas com renomados profissionais de terapias holísticas para corporações e talks com especialistas em saúde das emoções nas empresas. Esperamos por você!

bem-estarPowered by Rock Convert