Como melhorar a vida dos seus colaboradores a distância?

A pandemia pegou todo mundo de surpresa e, com isso, gerou muitos impactos negativos na saúde mental das pessoas.

Com relação ao trabalho, não foi diferente. Grandes preocupações vieram à tona: adaptação ao novo normal, redução de salários e até mesmo quebra de contratos profissionais de longa data — no total, são 8,9 milhões de pessoas que perderam seus postos de trabalho de abril a junho/2020 em relação ao período de janeiro a março/2020, segundo o IBGE.

Tudo isso atinge fortemente a produtividade dos colaboradores que, preocupados com essas situações, perdem o foco no trabalho. Crises de ansiedade, estresse e medo, dão início a problemas de saúde mental.

Assim, também aumentam as dificuldades de relacionamento do RH com os colaboradores da empresa — que, na maioria dos casos, estão trabalhando home office. Desta forma, como o RH pode ajudar a melhorar a vida dos seus colaboradores?

Tecnologia e a relação trabalho X pandemia: o crescimento das Health Techs

Neste momento, devido ao Covid-19, estamos evitando a aglomeração social. Entretanto, isso não quer dizer que o RH deve se manter “distante” dos colaboradores. A união e a cooperação da equipe, nesse momento, deve ser até mais forte do que era antes.

Sendo assim, novas alternativas estão sendo criadas para melhorar as relações de trabalho. E, nisso, a tecnologia tem sido uma grande aliada em transformar dificuldades em em oportunidades para estimular o crescimento e o desenvolvimento de todos. 

Já existem empresas que, inclusive, direcionam seus esforços para a utilização da tecnologia como ferramenta para influenciar positivamente na saúde das pessoas — as chamadas Health Techs.

Entre os serviços oferecidos por aquelas que focam em saúde mental, como a Holos, estão: terapia online, exercícios destinados ao autoconhecimento, técnicas de meditação, entre outros. 

Serviços como esses são encontrados em diferentes moldes e metodologias, como consultorias remotas, exercícios por aplicativos para celular, terapias alternativas guiadas virtualmente, etc.

Aplicativos de saúde mental

Os aplicativos de Health Techs têm se mostrado ótima alternativa para levar boas práticas de saúde mental de forma remota, e, em tempos de isolamento social, são boas alternativas para agregar positivamente à rotina dos trabalhadores. 

A tecnologia tem ajudado a democratizar o acesso à informação e aos conteúdos sobre saúde para as pessoas. Além disso, é capaz de aproximar o colaborador de um psicólogo ou psiquiatra, ou seja, quebrar estigma e direcionar a pessoa aos tratamentos especializados, caso necessário.

Veja, a seguir, alguns aplicativos que auxiliam nesse processo e podem trazer mais qualidade de vida para os colaboradores da sua empresa:

Cíngulo: Terapia Guiada

Este aplicativo é muito robusto, completo e eficiente para avaliação da saúde emocional. 

Logo de início, você preenche um formulário que define como está a sua saúde emocional de 0 a 10. 

Em seguida, são apresentados os melhores conteúdos para o seu perfil, tais como artigos, atividades para o autoconhecimento, meditação, alongamentos e exercícios laborais.

Metamorfosis: Autoconhecimento e amor próprio

Metamorfosis inicia seu contato com os usuários questionando como se sentem e o porquê. Isso ajuda a expressar e identificar o humor do usuário naquele exato momento.

Além disso, o aplicativo gera discussões e reflexões em fóruns e, também indica artigos com temas diversos sobre saúde mental, todos os dias.

Gratitude: diário pessoal e afirmações

Este aplicativo tem o intuito de mostrar para as pessoas como é importante mentalizar e sentir gratidão pelas coisas simples da vida. Você também pode mandar mensagens positivas e de afeto para seus amigos e familiares.

Cultura de benefíciosPowered by Rock Convert

Calm: medite, durma e relaxe

Calm é um aplicativo que tem como plano de fundo lindas paisagens que inspiram o usuário e trazem sensações de prazer e paz interior. Quando associadas a suaves sons da natureza, criam um ambiente perfeito para a meditação e o relaxamento.

O aplicativo também é indicado para pessoas que procuram melhorar a respiração e ter uma uma boa noite de sono.

Observação: apesar das atividades descritas acima serem disponíveis gratuitamente, o acesso a outras atividades do aplicativo só será permitido caso o usuário assine o pacote mensal ou anual.

Agora, iremos falar um pouco sobre a inteligência artificial. Será que ela também pode ajudar na saúde mental?

Ivi: Inteligência Artificial

A startup Hisnek tem usado a inteligência artificial (I.A.) para ajudar na saúde física e mental das pessoas, além de orientá-las à manter uma alimentação equilibrada e nutritiva. 

A Ivi, assistente virtual da Hisnek, interage com toda a equipe de forma dinâmica e efetiva, com o objetivo de promover saúde e prevenir doenças de forma muito mais econômica para a sua empresa.

Outro ponto interessante da interação da Ivi com os colaboradores é que em casos de diagnósticos mais críticos, ela indica profissionais de diferentes áreas, para atendê-los de acordo com suas necessidades. 

Isso só confirma que a tecnologia tem sido um grande aliado para a saúde das pessoas, principalmente em casos de prevenção, já que indícios de estresse, depressão e ansiedade dificilmente tem chegado ao RH. Assim, o colaborador geralmente não tem apoio, nem orientação e talvez só irá procurar ajuda médica quando o caso já estiver bem grave.

Acessibilidade a terapias holísticas nos escritórios: conheça a Holos

Colaboradores mais felizes e saudáveis, aumentam, em média, 17% da sua produtividade, segundo levantamento feito pela Universidade de Warwick, no Reino Unido. 

Felizmente, as empresas têm se preocupado cada vez mais com o bem estar dos seus funcionários e os resultados também têm sido positivos para o crescimento das vendas em 37% (pesquisa desta vez da Universidade da Califórnia/Estados Unidos).

Como uma Health Tech que oferece soluções para empresas, a Holos leva opções de terapias holísticas voltadas para saúde preventiva, de forma única e exclusiva. Aliada ao RH, ela oferece uma gama de práticas que melhoram a vida dos colaboradores de forma alternativa e diferenciada. Confira alguns exemplos:

Meditação guiada

Feita em uma sala virtual com profissionais de referência, a meditação guiada “expande”  sua mente e ajuda as pessoas a se sentirem mais focadas, produtivas e em sintonia com o presente.

Yoga

As aulas de yoga também são feitas através da sala virtual, onde o professor auxilia na busca pelo equilíbrio, flexibilidade e alongamento corporal. Também ajuda a manter a respiração leve e harmoniosa, encontrando, assim, a paz interior.

Grupo de apoio

O grupo de apoio é gerenciado por um terapeuta especializado, que está totalmente a disposição para cuidados com a saúde mental.

Além de todas essas práticas, trabalhamos com transparência e alinhamento com nossos clientes. Valorizamos o indivíduo como peça fundamental para o funcionamento de cada negócio e oferecemos soluções capazes de abranger todo o cenário de uma corporação, promovendo benefícios que geram resultados impressionantes. Com a plataforma da Holos você pode:

  • Acessar os conteúdos de qualquer lugar: com a SouHolos, plataforma da Holos, o colaborador pode acessar conteúdos de terapias holísticas e bem-estar de qualquer lugar do mundo, pois essa solução é 100% online e administrada por excelentes profissionais qualificados!
  • Ter um acesso ainda mais personalizado: o time de consultores traçará junto a você um plano personalizado de salas privativas ao vivo de acordo com o seu objetivo dentro do programa, escolhendo os profissionais mais indicados para o perfil da sua empresa e criando um planejamento de comunicação com os funcionários!
  • Acompanhar as métricas de cada funcionário: desde terapias coletivas a atendimentos individuais, o time de recursos humanos terá acesso a relatórios sobre a saúde emocional do funcionário, permitindo que sejam feitos planos de engajamento com os programas e desenvolvimento de estratégias para trazer mais qualidade de vida para o ambiente de trabalho.

Dica bônus: vale ressaltar que é muito importante que o RH, junto a gestão da empresa, construa uma cultura de saúde emocional. Isso é feito quando se demonstra preocupação com o bem-estar de seus colaboradores, de forma constante. É o chamado, hoje, RH Estratégico! Por isso opte por uma empresa que promova saúde preventiva, trazendo mais qualidade de vida para as equipes desde já.

Gostou desse conteúdo e das soluções apresentadas? Agora é escolher qual Heath Tech combina mais com o seu negócio e ajudar os seus colaboradores a terem uma melhor saúde das emoções.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Conheça mais sobre a Holos no nosso site e converse com um consultor!

bem-estarPowered by Rock Convert