meditação no trabalho

Meditação no trabalho: conheça os benefícios

A meditação é uma técnica milenar e cada vez mais a ciência vem comprovando seus inúmeros efeitos positivos para o corpo, para a mente e para a alma.

Você sabia que podemos trazer esses efeitos para o trabalho?

E é exatamente isso que  vamos te contar hoje: os principais benefícios da meditação no trabalho. Confira:

Melhora os relacionamentos pessoais e profissionais

A meditação estimula um estado de calma que diminui a tensão das pessoas e ajuda nos controle das emoções. Assim, os relacionamentos interpessoais melhoram muito.

Em uma reportagem da Revista Exame, Natasha Bontempi, facilitadora de treinamento e instrutora de mindfulness da IBM, disse que:

“Notamos melhorias nos relacionamentos profissionais e pessoais e houve até benefícios em casos de doenças crônicas”.

Reduz o estresse e a ansiedade

Como a meditação estimula o equilíbrio do corpo,da mente e da alma ela facilmente consegue reduzir estados de estresse e ansiedade.

Nessa mesma reportagem, Luiz Guilherme Ferreira, executivo de impostos da IBM que, lidera uma equipe de mais de 20 pessoas, disse que:

“Os benefícios vêm rápido: mais concentração, organização e redução do estresse no trabalho. Depois de uma reunião tensa, por exemplo, normalmente as pessoas ficam pensando na reunião, revivendo sentimentos negativos por horas. Já o praticante de mindfulness aprende a controlar os pensamentos e as emoções e não fica revivendo o que já passou. Ele se concentra no presente.

Aumenta o foco, concentração e a criatividade

A meditação tem o poder de turbinar o desempenho de quem pratica! Ela estimula o cérebro a trabalhar mais e melhor.

meditação no trabalhoPowered by Rock Convert

Estudos recentes mostram que a meditação funciona como uma espécie de “musculação mental”, turbinando capacidades como foco, criatividade, concentração e rapidez para tomar decisões, habilidades muito valorizadas no mundo corporativo.

Como a meditação ensina e desenvolve a capacidade de se concentrar, isso favorece a criatividade e a tomada de decisões, já que a pessoa presta mais atenção ao que está fazendo e vai fundo na tarefa, abandonando o tal do “piloto automático”, que é trabalhar de maneira mecânica, sem se concentrar no que está fazendo.

O gerente de manufatura da 3M, José Cristiano Campagnoli, participou do primeiro treinamento de mindfulness da empresa, em 2014, e hoje faz cinco minutos de exercícios diariamente, antes do trabalho disse que:

“Além de melhorar a criatividade, a concentração e o foco, passei a prestar mais atenção nos outros e ouvir as opiniões sem julgar de forma precipitada. Isso te torna mais responsivo do que reativo e faz tomar melhores decisões, inclusive na vida pessoal.”

Gostou desses benefícios e quer tê-los em seu ambiente de trabalho, então que tal levar a meditação para a sua empresa? Agora a Holos criou a Holos Business.

Nossa missão é criar soluções customizadas a partir das terapias integrativas para atender sua equipe como um todo (corpo, mente e alma) e gerar resultados reais. Invista em integralidade, faça diferente e alcance resultados incríveis!

Tem um empresa? É RH de uma corporação? Ou mesmo é colaborador de uma instituição e gostaria de ter a meditação no seu trabalho? Então clique aqui e entre em contato conosco.

bem-estarPowered by Rock Convert