Como reduzir o estresse no ambiente de trabalho?

Como Reduzir O Estresse No Trabalho?

O dia a dia no trabalho pode – e deve – ser muito prazeroso, mas é quase inevitável que aconteçam momentos de estresse em algumas situações. Ter, portanto, alguns momentos de estresse no trabalho é normal.

A preocupação se inicia quando o estresse passa a ser excessivo, podendo interferir na produtividade e prejudicar a saúde física e emocional.

Neste post, apresentaremos os gatilhos, principais sintomas e algumas dicas para lidar melhor com o estresse no trabalho!

Os gatilhos para o estresse no trabalho

O mundo corporativo pode ser muito estimulante mas, em alguns contextos, o estresse pode superar a motivação. O estabelecimento de metas, prazos e resultados cada vez mais desafiadores pode ter efeitos contrários e, ao invés de estimular, reduz a produtividade do colaborador.

Existem diversos gatilhos que geram estresse no trabalho e cada um possui gatilhos específicos, ou seja, nem sempre o que é motivo de muito estresse para um colaborador, o será para outro.

Alguns dos principais gatilhos de estresse no trabalho são:

  • Sobrecarga de tarefas,
  • estabelecimento de metas inalcançáveis,
  • falta de orientação para o cumprimento de atividades,
  • prazos muito apertados,
  • falhas de comunicação,
  • equipe desmotivada,
  • longas jornadas de trabalho,
  • desavenças pessoais, etc.

Principais sintomas do estresse no ambiente de trabalho

O estresse excessivo pode trazer vários malefícios para saúde física, mental e espiritual. Portanto, a partir do momento que você consegue identificar os gatilhos que trazem maior estresse no trabalho para os colaboradores, auxilie-os a refletir sobre os sintomas que sentem nesses momentos.

Os sintomas mais comuns do estresse no trabalho são:

  • alterações de humor,
  • insônia,
  • irritabilidade,
  • falta de concentração,
  • desânimo,
  • dores de cabeça e musculares,
  • problemas de digestão, entre outros.

Dicas para reduzir o estresse no dia a dia

Já que eliminar as situações que trazem estresse é muito complicado – é possível, mas na maioria das vezes envolve maiores esforços -, listamos algumas dicas que podem auxiliar seus colaboradores a reduzirem os níveis de estresse:

meditação no trabalhoPowered by Rock Convert

Listas para se organizar

Muitos problemas podem ser resolvidos através das listas. Essa ferramenta auxilia a todos a visualizarem o que precisa feito, quais os prazos e, com isso, é possível direcionar-se às tarefas que são prioritárias.

Pausas são importantes

Ficar mais tempo no trabalho não é sinônimo de produzir mais. Entre uma tarefa e outra, recomende que os colaboradores façam uma pausa de alguns minutos. Esse intervalo é importante pois proporciona relaxamento mental.

Nessa pausa, os colaboradores devem evitar falar sobre trabalho ou ficar encarando as atividades a serem feitas: eles podem tomar um café, andar um pouco pela sala, ouvir músicas, distrair-se nas redes sociais, entre tantas outras possibilidades.

Separe um tempo para meditar

Uma das maiores ferramentas contra o estresse é a meditação e/ou o mindfullness.

A meditação, ao contrário do que muitos pensam, pode ser feita em qualquer lugar e em qualquer situação. É, em resumo, uma forma de o indivíduo se conectar consigo mesmo e se conhecer.

Existem aplicativos no celular que facilitam a meditação e podem ser uma importante ferramenta no ambiente de trabalho!

Já o mindfullness é um estado de atenção e consciência plena do momento presente. É um exercício de foco sobre a capacidade de se concentrar no próprio “eu” e as sensações que surgirem, sem qualquer tipo de julgamento.

Tem origem nas práticas de meditação orientais, mas também pode ser praticada em qualquer local – no ônibus, na faculdade, no trabalho, etc.

Esses dois exercícios podem ser decisivos na mudança de atitude de cada colaborador frente aos momentos de estresse no ambiente de trabalho!

Que tal seguir essas dicas para melhorar o ambiente de trabalho através da redução do estresse? Clique aqui e saiba como.

bem-estarPowered by Rock Convert