Meditação: Como Ela Melhora A Qualidade De Vida?

Meditação: Como Ela Melhora A Qualidade De Vida?

Aos que já praticam a meditação regularmente, é fácil mensurar os benefícios que essa prática traz para a vida em todos os seus aspectos: físico, mental, psicológico e espiritual. Entretanto, para aqueles em que ainda não inseriram esse exercício em sua rotina, as reais vantagens de meditar podem parecer um pouco abstratas.

O conceito de qualidade de vida é muito amplo, mas é importante compreender que ele vai muito além da saúde física. É o conjunto de condições que envolvem o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos, e também outros fatores que afetam a vida humana.

Por isso, neste post explicaremos alguns dos principais ganhos para a qualidade de vida trazidos pela prática regular de meditação!

A meditação melhora a consciência corporal

Muitas pessoas se queixam de não conhecer o próprio corpo, suas possibilidades e limitações. A meditação, nesse sentido, pode colaborar em garantir que quem pratica tenha tempo para pensar e refletir sobre o próprio corpo e suas individualidades.

O aumento da consciência corporal também faz com que percebamos mais facilmente os sinais de alerta dados pelo corpo, evitando que problemas e sintomas se acumulem e se tornem mais graves com o passar do tempo.

É importante ressaltar, nesse tópico, a consciência e clareza plena em relação à própria respiração, a qual tem muita influência sobre a forma como reagimos às mais diversas situações.

Tomar ciência do próprio corpo auxilia, inclusive, ao corpo realizar movimentos mais lúcidos, evitando excessos no gasto de energia, fadiga e ocorrência de traumas desnecessários.

Meditar pode trazer mudanças comportamentais

Como a meditação envolve uma atenção plena ao próprio corpo, respiração e emoções, faz com que olhemos para nós mesmos com mais compaixão e honestidade. Com ela, podemos ter acesso a potenciais do nosso corpo e pensamentos antes limitados às reações inconscientes.

Cultura de benefíciosPowered by Rock Convert

Tendo acesso à plenitude de nós mesmos, fica mais fácil compreender nossos comportamentos destrutivos, para tentar ressignificá-los e transformá-los em hábitos positivos.

São inúmeros os relatos de praticantes de meditação que melhoraram a sua autoestima, autoconfiança, paciência, tranquilidade, passaram a ser mais gentis e se sentir, de fato, mais felizes, após introduzir a prática na rotina.

Treinar o foco e a atenção para o momento presente também auxiliam no desenvolvimento de outras atividades realizadas no dia a dia, tais como trabalhar e estudar. Com isso, é possível reduzir os níveis de estresse, ansiedade, além de otimizar o tempo.

Além disso tudo, a meditação ainda traz consigo a melhoria no equilíbrio emocional. Sabemos que reações por impulso muitas vezes podem causar traumas, dificuldades e arrependimentos. Essa habilidade faz com que não nos entreguemos tão facilmente a desejos momentâneos que, na maioria das vezes, não trariam benefício algum.

Praticar meditação te conecta com você mesmo

Esse é provavelmente o principal benefício da prática regular de meditação: deixar de viver de forma inconsciente para, de fato, entender os próprios propósitos, desejos e receios e, a partir de então, fazer escolhas conscientes em relação à vida.

Pode parecer simples, mas essa percepção é capaz de trazer uma nova postura frente ao que acontece ao redor, fazendo com que seja possível filtrar as energias e ter atitude mais positiva e harmoniosa.

Ao se conectar consigo mesmo, será possível identificar as boas energias que fluem em seu corpo e treinar o foco para o que realmente tem importância para você. Em um mundo com tantos estímulos e informações chegando a todo momento, a capacidade de se interiorizar e compreender a si mesmo é muito transformadora.

Portanto, a meditação se aplica tanto para quem precisa desacelerar o ritmo dos pensamentos e reações, quanto para quem quer se prevenir para que isso não chegue a acontecer. A proposta é que o praticante encontre, dentro de si, o equilíbrio e o autoconhecimento necessários para se alcançar os propósitos e a tão sonhada qualidade de vida!

Que tal começar a meditar hoje? É mais simples que parece! Compartilhe com a gente como foi sua experiência na meditação!

bem-estarPowered by Rock Convert