RH estratégico: como funciona e por que implementar?

Atualmente, no mundo corporativo, bons funcionários costuma desfrutar do privilégio de escolher onde trabalhar. Ao contrário do que se via no mercado de trabalho tradicional, onde as empresas escolhiam seus funcionários, hoje o RH precisa agir de forma cada vez mais estratégica para atrair e reter talentos.

Sendo assim, para que um colaborador se sinta satisfeito com a empresa em que trabalha, é importante que ela impacte positivamente seu crescimento pessoal e profissional.

Pensando nisso, algumas empresas já passam a adotar técnicas para que a área de Recursos Humanos atue de forma ativa em sua operação. Isso é feito entregando valor ao corpo de funcionários e, assim, ajudando o negócio a atingir seus objetivos de crescimento.

Isso é feito, então, através da implementação e execução do plano de um RH estratégico.

O que é RH estratégico?

Para que um negócio prospere, é preciso que seus responsáveis ajam de forma estratégica. Entretanto, nos dias atuais, essa tarefa não se restringe a fundadores e c-levels, como de costume. Ela é uma responsabilidade de todas as áreas, inclusive do RH.

Portanto, um RH estratégico é a forma como a área de recursos humanos trabalha de modo a aumentar a produtividade dos funcionários, melhorar o clima organizacional e ajudar um negócio a atingir suas metas (em todos os times). 

Então, é necessário cuidar ativamente das pessoas que trabalham ali — o que se diferencia, então, de executar apenas as atividades operacionais do setor. Isso é feito através de intervenção tecnológica, investimento em saúde mental dos funcionários, endomarketing e metrificação de performance.

Entenda por que o RH estratégico é importante para a empresa

Um funcionário satisfeito e motivado tem mais motivação e produtividade e, dessa forma, traz resultados melhores para a empresa. 

Além de trabalhar pela retenção e produtividade de colaboradores, o RH estratégico busca recrutar talentos de forma mais assertiva e reduzir processos burocráticos da área.

Os recursos humanos, ou seja, as pessoas, são o recurso mais importante para a operação de uma empresa. Por isso, é importante que a área responsável por cuidar deles atue de forma a preservá-los. Pensando de forma estratégica, então, o bom profissional de RH deve prezar por isso.

Quantifique, sempre: conheça as métricas estratégicas do RH

Algumas vezes, pode parecer que a saúde do negócio vai bem, mas é preciso se atentar às pessoas que “fazem a roda girar”. Muitas vezes, acontece de uma empresa englobar profissionais frustrados, adoecidos, altas taxas de desligamento e necessidade de constantes intervenções imprevistas pelo RH.

Mas em uma empresa que deseja prosperar, não adianta viver de apagar incêndios — e dados valem mais que “achismo”. Por isso, de nada adianta pensar que está indo tudo bem sem, realmente, metrificar qualidade e desempenho para verificar a veracidade da hipótese.  

Sendo assim, foram criados alguns KPIs (indicadores-chave de performance) que devem ser mantidos no radar da gestão estratégica de pessoas. Conheça os principais:

Turnover 

O turnover é a taxa baseada no número de desligamentos de funcionários em relação ao número atual na empresa. Um turnover alto indica que a companhia tem baixa retenção de talentos.

Ou seja, pode ser que ela não motive os colaboradores a quererem continuar lá, não ofereça os mesmos benefícios que a concorrência, não possua uma cultura organizacional satisfatória, entre outros problemas que devem ser identificados pelo RH estratégico. 

Absenteísmo

O absenteísmo é uma métrica para entender o percentual de horas trabalhadas em comparação com o número de faltas de colaboradores ao trabalho.

É medido, então, pelo índice de absenteísmo, se os funcionários estão — ou não — presentes para realizarem suas funções. 

Podem ser inúmeras as causas para que um colaborador não compareça ao trabalho, dessa forma fica a papel do RH estratégico mapeá-las e corrigi-las para melhores resultados na empresa como um todo.

Headcount

O headcount é um KPI que serve para contabilizar e categorizar por pontos em comum o corpo de funcionários de uma empresa.

Como inovar no RH de forma estratégica

Existem diversas formas de inovar no setor de recursos humanos. Podem ser implementadas ações desde o processo de recrutamento e seleção, passando pela otimização da gestão de burocracias internas, atendimento ao colaborador e melhorias no procedimento de desligamento.

Para agir de forma estratégica, então, é preciso identificar os problemas e traçar planos de ação para resolvê-los em cada uma das áreas e, também, na empresa como um todo. Saiba, abaixo, os artifícios mais utilizados pelos profissionais de recursos humanos após a realização de um diagnóstico da atual gestão de pessoas.

Tecnologia

Recursos tecnológicos podem ser utilizados para auxiliar a comparação de indicadores de performance e facilitação de processos burocráticos, por exemplo. Existem inúmeras soluções no mercado para diferentes objetivos, como:

  • facilitar admissão e desligamento;
  • gestão de satisfação e clima organizacional;
  • mapeamento de perfil de candidatos em processos seletivos;
  • armazenamento de dados relativos ao corpo de funcionários;
  • comunicação e trocas de feedbacks;
  • treinamentos e cursos;
  • entre outros.

Incentivos à saúde do colaborador

O gestor do futuro é aquele que se importa com a base do bem estar humano: a saúde. Ela é a base para qualquer trabalho bem executado e, assim, para o desenvolvimento de um negócio.

Muitas empresas com RH estratégico já entendem a importância de investir na saúde mental e física dos seus colaboradores. Elas fazem isso oferecendo benefícios como plano de saúde, parcerias para incentivo à prática de atividade física e disponibilizando acesso a terapias holísticas.

A implementação e o incentivo ao uso desses benefícios reduz o nível de estresse do corpo de funcionários. É importante, por isso, pensar em combater a exaustão, desmotivação e estresse para evitar acometimentos que impactam na produtividade e aumentam o turnover, como a síndrome de burnout.

A Holos, por exemplo, é uma health tech que auxilia empresas a inovarem de forma estratégica como parceira do RH. Fazemos isso através da produção de conteúdo gratuito para ajudar a trazer mais consciência sobre um bom clima organizacional — como este artigo que você está lendo agora! — e o oferecimento de soluções remotas que agregam na preservação da saúde mental dos funcionários.

Comunicação e confiança no atendimento do RH

Para que as necessidades do corpo de funcionários sejam supridas, é necessário, também, ouví-los. Ninguém saberá falar melhor sobre os problemas enfrentados pelo colaborador quanto o próprio colaborador.

Portanto, é importante que se construa, de forma estratégica, uma comunicação assertiva. Dessa forma, com empatia e criando um ambiente que passe confiança ao colaborador, ele passa a entender que pode procurar o pessoal de recursos humanos para atendê-lo.

É importante ressaltar, entretanto, que cada empresa tem suas particularidades — e dentro de cada uma delas, existem particularidades em cada área — o que torna impossível gerar uma “fórmula mágica” para a implementação de estratégias que as atendam de forma generalizada.

Sendo assim, a avaliação da saúde organizacional, entendimento de problemas que podem ser contornados e a criação de planos de ação deve ser uma prioridade. Além disso, a responsabilidade de cuidar do corpo de funcionários não deve ser apenas do RH: é um dever, também, de todos que zelam pela prosperidade da empresa.

Sem dúvidas, já existem disponíveis na internet — a um clique — inúmeras soluções que podem ajudar um setor de RH estratégico a montar seu plano de ação. É importante, então, que o profissional da área esteja sempre se atualizando e buscando soluções para os problemas identificados.

E aí, se interessou em aplicar ações estratégicas para impactar positivamente no bem estar dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados da empresa? Saiba mais, então, sobre a importância de investir em saúde mental para a produtividade dos funcionários!

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