Terapia em grupo: como funciona e por que fazer?

Quando falamos em terapia, a modalidade grupal com certeza não é a primeira que vem em mente, entretanto, esse tipo  de atendimento terapêutico é mais comum e efetivo do que você imagina! 

Neste artigo, entenda melhor o que é e como funciona a terapia em grupo, seus benefícios e se ela realmente é para você. Além disso, descubra também porque a terapia em grupo é um agente de transformação em empresas. Vamos lá? 

O que é terapia em grupo?

Uma tendência da atualidade, a prática de terapia em grupo consiste em um atendimento terapêutico para mais de duas pessoas. Assim, além do contato com o profissional, o participante interage com outras pessoas presentes na sessão. 

A prática pode ser focada em temas livres ou discussões específicas e, geralmente, reunindo participantes que possuem questões em comum para serem trabalhadas. Assim, o objetivo de desenvolvimento coletivo pode ser considerado um dos pontos fortes para uma sessão de terapia em grupo. 

Outro ponto desse tipo de sessão é que o uso de técnicas variadas é favorecido. O psicoterapeuta fica mais à vontade para conduzir o atendimento de maneira mais dinâmica e com troca de diálogo entre os participantes. Muitas pessoas pensam que irão comparecer a uma sessão de terapia em grupo e serem obrigadas a compartilhar sua vida toda, entretanto, isso é um mito relacionado a esse tipo de terapia, você só compartilha o que se sentir confortável

Como acontece uma sessão de terapia em grupo? 

Sessões de terapia em grupo acontecem de maneira interativa. O psicólogo tem um papel mais analista e direcionador nesse momento, conduzindo o grupo durante toda a sessão e fazendo intervenções necessárias. 

Os objetivos do grupo podem ser muitos: melhora da comunicação, aprendizado sobre algum tema, trocar informações com pessoas que vivem situações parecidas, desenvolvimento de habilidades sociais e muito mais. Cada sessão é um momento diferente, e funciona de acordo com o objetivo em comum. 

Se for um grupo de pessoas que passam por problemas com filhos, por exemplo, o terapeuta irá realizar o atendimento com esse foco, e nesse caso o tipo de experiência que as pessoas irão compartilhar será sobre esse tema e a resolução desses problemas também. 

Cultura de benefíciosPowered by Rock Convert

Há também a possibilidade do atendimento ser direcionado a um grupo que está passando por algum tipo de desenvolvimento profissional, por exemplo, onde o papel do terapeuta seria conduzir o grupo sob um olhar técnico e organizacional. Assim, construindo um espírito de equipe forte, inspirada e determinada a realizar uma ação. 

Quais os benefícios da terapia em grupo?

Como você já sabe, a terapia em grupo promove momentos de conexão com o outro, e os benefícios que podemos listar disso são realmente satisfatórios: 

  • Contato interpessoal: através da terapia em grupo você pode se abrir para lidar com outras pessoas, principalmente quando se identificar com o que for compartilhado com o grupo 
  • Favorece a troca de experiências: entender a vivência do outro abre caminhos para você aplicar os aprendizados na sua vida pessoal 
  • Possibilidade de ser acolhido: muitas vezes nos sentimos sozinhos por achar que ninguém nos entende, porém com a terapia em grupo essas barreiras são quebradas
  • Superação da timidez: ao se expressar na frente de outras pessoas você estará praticando sua habilidade de comunicação, e a longo prazo, superando a timidez e o receio de falar em público
  • Uma outra opção de modelo: a terapia em grupo é uma opção a mais de atendimento para os pacientes, além do modelo de atendimento tradicional entre apenas o psicólogo e a pessoa que está sendo atendida  
  • Desenvolvimento de habilidades sociais: pessoas que fazem esse tipo de terapia, consequentemente, se tornam mais empáticas e abertas a ouvir o outro 

A terapia em grupo é melhor que individual? 

Mesmo com todos os benefícios citados, a terapia em grupo não deve ser utilizada para tratar todas as questões. Por isso, é necessário que o profissional faça uma avaliação de cada participante, dependendo do objetivo em comum. 

Dessa forma, o participante pode ser orientado a fazer uma sessão individualmente ou em grupo, o que for melhor para atingir os objetivos a serem trabalhados em terapia. Vale lembrar que um teste deve ser sempre bem vindo, podemos nos surpreender e descobrir algo novo que gostamos. 

Por que a terapia em grupo é importante para empresas?

Quando a terapia em grupo faz parte do ambiente organizacional de uma empresa, os benefícios podem ser percebidos por toda a corporação. Isso ocorre, pois pessoas de uma mesma empresa podem ter visões diferentes do trabalho, e quando compartilhadas com os colegas podemos desenvolver uma sensação de pertencimento e proximidade – o que chamamos de consciência de grupo. 

Além disso, a terapia em grupo empresarial serve como um agente motivacional ao colaborador, um benefício que empresas modernas já adotam como forma de promover um ambiente profissional mais harmônico e, consequentemente, um aumento da produtividade. 

Também podemos citar a redução de números que podem ser alarmantes para uma empresa, como taxas de absenteísmo e presenteísmo, muitas vezes resultadas de problemas emocionais como depressão e Síndrome de Burnout. 

Tendo em vista os aspectos observados, finalizamos este artigo ressaltando que a terapia em grupo é uma prática realmente transformadora na vida de todos os participantes, e organizações que se propõem a trabalhar esse tipo de benefício internamente. E se você é um profissional que gostaria de levar bem estar, saúde mental e gerar um clima de trabalho favorável na sua empresa, clique aqui e conheça nossas soluções. 

bem-estarPowered by Rock Convert