ansiedade no trabalho

7 maneiras de lidar com a ansiedade no trabalho na pandemia

Há mais de um ano que o mundo mudou frente a pandemia do coronavírus. Com isso, vieram muitos desafios, dificuldades e incertezas, o que colaborou muito para o desenvolvimento da ansiedade, depressão e outros transtornos mentais. 

Lidar com as inseguranças, medos e perdas fez com que todo esse período se tornasse bem complicado de lidar sem cuidar da saúde mental. Ficou claro que cuidar apenas da saúde física não é suficiente e que há uma enorme necessidade de cuidar também do mental e emocional. 

De acordo com o levantamento “ProjeThos Covid-19 – Escuta do Trabalho, Humanização e Olhares sobre a Saúde no contexto da pandemia do novo coronavírus”, realizado por psicólogos, que busca medir por meio de um questionário a saúde mental dos brasileiros em atuação tanto em atividades presenciais quanto em trabalhos remotos: cerca de 60% das pessoas relataram o sentimento de tristeza e a dificuldade de planejar o futuro.

O Brasil entra em 2° lugar como a população mais estressada e ansiosa do mundo e isso é extremamente preocupante. Apesar de todas as dificuldades e incertezas em que vivemos, lidar com esse estresse e ansiedade diariamente, e sem cuidado, pode evoluir para doenças  físicas, como doenças cardíacas, pressão alta, entre outras. 

Um outro levantamento, da Oliver Wyman, constatou que 23% das pessoas estão sofrendo com o estresse financeiro e 31% com o estresse no trabalho e esses fatores foram essenciais para a busca de ajuda no tratamento de condições mentais. 

Encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional no cenário atual, com home office, altas demandas e reuniões pode ser difícil e, quando não há cuidado, pode desencadear sintomas emocionais negativos, como falta de motivação, insatisfação e falta de produtividade.

Esses fatores podem ser a chave que desencadeia vários gatilhos que ocasionam em síndromes de burnout, taxas de absenteísmo, aumento na taxa de turnover e muitas outras situações que afetam não somente o funcionário como também a empresa. 

Para lidar com essas dificuldades, listamos aqui 7 maneiras de lidar com a ansiedade, depressão e outros transtornos mentais com dicas pontuais, confira! 

Comece a meditar

A meditação é uma forma de alinhar as energias e tornar-se mais consciente de si e do seu corpo. A prática é capaz de diminuir o estresse, os níveis de cortisol, pressão arterial e frequência cardíaca. 

Tornar a meditação um hábito contribui para o autoconhecimento, o que nos ajuda a lidar melhor com as adversidades e situações estressantes. É comprovado que criar um novo hábito na rotina é extremamente benéfico para a saúde e a meditação é uma ótima prática para inserir no dia-a-dia. 

Há diversas formas de meditar, sendo que o mais essencial é que você consiga estar em um lugar calmo e tranquilo, focando na respiração e pensamentos. Formas online de meditação estão disponíveis em várias plataformas e podem te ajudar a lidar melhor com a ansiedade no trabalho e também na vida pessoal. 

Filtre as informações 

Recebemos informações a todo tempo, muitas vezes sendo negativas e afetando diretamente nossa energia e disposição. Com isso, é normal que a ansiedade seja frequente e afete nosso trabalho. 

Acompanhar o que está acontecendo ao nosso redor é necessário para nos alertar e nos cuidarmos, mas também é necessário filtrar a quantidade de informações que recebemos pode nos auxiliar a lidar melhor com a rotina.  

Dessa forma, tente reservar alguns minutos do seu dia para acessar informações importantes, desconectando-se um pouco das redes sociais após o horário de trabalho para tentar fazer outras coisas que contribuam para a saúde mental. 

Filtrar as informações diminui a nossa ansiedade e isso faz com que a produtividade durante o dia consiga fluir melhor. Evite olhar as notícias no horário de trabalho para que elas não afetem sua rotina e produtividade. 

Ergonomia na manutenção da saúde corporal 

Cuidar do espaço em que trabalhamos, principalmente em relação à ergonomia, se tornou essencial para manter uma boa saúde. Manter uma boa postura que seja confortável para você é o que importa, pois, ela que irá determinar seu nível de cansaço e seu nível de produtividade. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

A falta de ergonomia pode aumentar o estresse mental e pode afetar diretamente na ansiedade, fazendo com que ela aumente ao relacionar o tempo de trabalho ao desconforto físico.

Por isso, observe as dores que você sente, a frequência e quanto tempo após o início do trabalho ela se inicia. Para manter uma boa ergonomia e evitar que a ansiedade afete a rotina, escolha um lugar iluminado, uma boa cadeira e faça alongamentos durante o dia.  

Estabeleça um horário fixo de trabalho

Se você sente falta da rotina e por conta de home office a deixou um pouco de lado, retorne com ela! Defina seu horário de trabalho, seu horário de almoço e o tempo que você usaria para o deslocamento. 

A ansiedade pode ser evitada quando se há a criação de uma rotina que não prejudique a saúde mental, que não seja exaustiva e excessiva. 

A produtividade não está ligada a quantidade de horas trabalhadas e sim na otimização do seu tempo. Por isso, a definição do horário de trabalho faz com que o foco na atividade exercida seja otimizado e que o rendimento seja maior. 

Caso você tenha um horário de produtividade maior que não se encaixe no horário comercial estabeleça sua rotina em cima desse horário e não se sobrecarregue. 

Encontre um hobby

Encontrar um hobby pode ser uma ótima maneira de diminuir o estresse e a ansiedade do dia-a-dia, contribuindo para que sua cabeça esteja mais focada no horário de trabalho. 

Para isso, você pode fazer diversos tipos de atividades, sejam elas pintura, culinária, tocar algum instrumento ou ver alguma série. O importante é limpar a mente e ter um momento de conexão com si mesmo fazendo o que gosta. 

Pratique yoga

A Yoga é uma prática milenar que tem exercicios que ajudam no movimento e na respiração, além de nos conectar com nós mesmos. Ela ajuda a reduzir o estresse, ansiedade e pressão arterial. 

Além disso, as posturas de Yoga atuam nas glândulas endócrinas e todos os sistemas regulando nosso metabolismo, o que soma com a meditação durante a prática, que nos faz estar atentos ao momento presente e consciente de nossa identidade e de nossa unidade com tudo ao nosso redor. Tudo isso faz da Yoga uma fantástica jornada que nos leva a verdadeira saúde.

Mantenha a organização e aumente a produtividade

Manter a organização no ambiente de trabalho é essencial para manter uma boa produtividade e diminuir a ansiedade, pois, ao saber onde está o que você precisa para iniciar o dia, as coisas tendem a fluir com mais facilidade. 

Todos seus objetos devem ser mantidos em um só lugar, para não haver dificuldades de se encontrar o que precisa para realizar o trabalho como também para otimizar o tempo e elevar a produtividade. 

A produtividade no home office está diretamente ligada à organização, foco e ferramentas adequadas para conseguir realizar o trabalho de forma eficiente e correta. 

Hora de colocar em prática!

Com essas dicas, fica mais fácil conseguir lidar com o trabalho em tempos de home office e consequentemente diminuir a ansiedade que envolve esse período desafiador em que vivemos. 

Siga uma estratégia que funcione para você no combate do estresse e ansiedade para lidar com a rotina, coloque lembretes no seu calendário e organize sua semana para não se estressar tanto. 

Essas atividades irão mudar seu comportamento e aumentarão sua confiança no trabalho para continuar entregando o melhor. Isso contribui para a evolução e desenvolvimento do bem-estar para lidar com o dia-a-dia. 

E você, acredita que sua empresa precisa de soluções para diminuir a ansiedade no trabalho durante a pandemia? Entre em contato com a Holos e conheça nossas soluções para aumentar a motivação, engajamento, produtividade e bem-estar da sua empresa!

bem-estarPowered by Rock Convert