saude mental

Como promover saúde mental no trabalho diariamente?

Cuidar da saúde mental ajuda a prevenir ansiedade, lapsos de memória, fobias, pânicos e depressão. De nada adianta estar com o corpo em forma se a cabeça não vai bem.

Como passamos uma boa parte do dia trabalhando, é essencial seguirmos boas práticas que ajudem a promover a saúde mental no trabalho diariamente. 

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo nos próximos 20 anos, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde. A depressão será a doença que mais gerará custos econômicos e sociais para os governos e empresas, devido aos gastos com tratamentos e as perdas de produção. 

Devido à pandemia e a crise imposta pela COVID-19, a realidade mostrou números preocupantes a respeito da depressão e outros transtornos mentais. A saúde mental no trabalho então assume uma posição altamente relevante, não só por auxiliar no bem-estar físico e emocional da pessoa, como também a manter sua estabilidade profissional e financeira. 

Transtornos como depressão e ansiedade quando ligados ao estresse podem gerar altas taxas da síndrome de burnout, que ainda acontece muito nas empresas, principalmente em grandes corporações. 

O esgotamento profissional, medo e dificuldades geradas pelas mudanças, desafios e dificuldades impostos pelo coronavírus, como o home office e o distanciamento social contribui diretamente para a evolução dessas doenças em um cenário cada vez mais preocupante. 

O trabalho está conectado com a saúde mental e bem-estar, sendo assim quando há estresse, frustração, ansiedade, precariedade e cansaço no ambiente corporativo isso pode levar ao desequilíbrio emocional e consequentemente a exaustão e doenças mentais. 

Tudo isso ocasiona problemas para o colaborador e também para a empresa, pois grandes taxas de absenteísmo e turnover prejudicam os resultados, imagem da empresa e produtividade de outros funcionários. 

Por isso é tão importante que a empresa mantenha um bom clima organizacional, que promova um ambiente saudável, pois, a partir dele é possível aumentar a produtividade, motivação e foco do colaborador. 

Implementação de uma cultura humanizada 

Um ambiente de trabalho saudável se constitui no cuidado com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores. Soluções implementadas pelas empresas como uma cultura de benefícios que abrange além do salário como terapias holísticas, por exemplo, tem se destacado cada vez mais no ambiente corporativo. 

Segundo dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho e pela Organização Mundial da Saúde 8% da carga global de doenças mentais são atribuídas a riscos ocupacionais. Dito isso, um ambiente de trabalho que se preocupe com o colaborador e tenha uma cultura humanizada tem se destacado cada vez mais no mercado. 

Podemos citar alguns pilares essenciais para que essa cultura seja implementada em uma empresa, tais como: 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert
  • Conscientização sobre os cuidados genuínos com as pessoas;
  • Treinamento da liderança para se relacionarem bem com seu time;
  • Compreensão das necessidades individuais e desenvolvimento de melhores políticas de saúde mental no trabalho;
  • Promover a saúde mental ao desenvolver aspectos positivos de trabalho e as habilidades dos empregados;
  • Construção de fontes de apoio para as pessoas buscarem ajuda.

O cuidado com o colaborador só traz benefícios para ambas as partes além de que há aumento de produtividade e motivação do indivíduo por meio do cuidado com o funcionário.

Incentivo ao autoconhecimento 

Ter e cuidar da saúde mental requer paciência, equilíbrio e leveza na forma de levar a vida, principalmente quando acontecem questões que possam atrapalhar a paz interior. Por isso, o autoconhecimento é um aliado nesse processo tão importante para o ser humano. 

Ao buscar o autoconhecimento, entendendo nossas questões, sentimentos e limitações contribuímos de forma positiva para a saúde mental. Incentivar os colaboradores a essa busca facilita a forma em como eles lidam com o mundo ao seu redor, seus relacionamentos e interações. 

Assim como o corpo, a mente também possui limites, o que pode ajudar no entendimento das emoções e como lidar com elas. Devemos sempre desejar uma boa qualidade de vida e estar em um local de trabalho que valoriza uma cultura humanizada, que incentiva o autoconhecimento e terapia é extremamente benéfico. 

Respeitar nossos limites em um mundo que vive com tanta urgência faz com que seja possível visualizar melhor os caminhos que seguimos, sejam eles positivos ou negativos. Buscar o equilíbrio, força e motivação é buscar a felicidade. 

Com isso é possível entender que por meio do autoconhecimento é que conseguimos encontrar nossos propósitos, valores e vontades e a partir disso, escolher uma empresa que faça um “match” com esses fatores, favorecendo os dois lados. 

Liderança humanizada 

Uma liderança humanizada é entender que o líder não é um “super humano” que vai salvar a empresa, motivar pessoas, resolver problemas, entregar somente resultados e seguir de cabeça erguida sem olhar para trás. O líder é um ser humano que compreende a complexidade do outro, suas qualidades, defeitos e busca extrair o melhor de cada um.  

Manter um bom ambiente corporativo é uma tarefa que é muito mais fácil quando há uma liderança humanizada que se preocupa com o colaborador e que esteja presente nas dificuldades da equipe. 

Para se ter uma liderança humanizada eficaz é necessário entender todo o processo da empresa e sua cultura organizacional, a fim de que todos estejam na mesma sintonia, entendendo que o engajamento dos colaboradores está diretamente ligado a como eles se sentem dentro da empresa.  

Promova ações de saúde mental 

Uma boa forma de promover saúde mental nas empresas é ter ações dedicadas a isso, como talks, treinamentos, terapias holísticas, tais quais, meditação, yoga, musicoterapia entre outras. 

Essas ações garantem o bem-estar do colaborador, fazendo com que ele se sinta mais produtivo, feliz e motivado a fazer seu trabalho. Além disso, implementar programas direcionados a isso, como terapia, faz com que o funcionário lide melhor com seus problemas, dificuldades e desafios. 

Pensar em incluir parceiros nas empresas por meio de Health Techs, como a Holos, por exemplo, oferecendo ações de prevenção como as já citadas acima pode colaborar para o equilíbrio do funcionário, que sabe que pode contar com ajuda em momentos difíceis. 

A Holos oferece soluções que podem tornar o ambiente corporativo mais saudável e humanizado, procurando atingir vidas e cuidar da saúde mental de todos. Conheça mais sobre nossa empresa no nosso site e veja como a Holos auxiliou várias empresas promovendo saúde mental no ambiente de trabalho diariamente.

bem-estarPowered by Rock Convert