bem-estar-trabalho

Bem-estar no trabalho: promovendo ações para o cuidado da saúde mental

Promover saúde e bem-estar nas empresas é muito importante, visto que isso afeta diretamente na qualidade do trabalho das equipes. 

Quando falamos em engajamento e produtividade no ambiente corporativo, o cuidado com o colaborador e seu bem-estar é o principal pilar quando se trata de engajar as pessoas. Além da melhora na qualidade de trabalho, quando há um ambiente saudável há uma redução no absenteísmo e outros indicadores que prejudicam a empresa.  

Para isso, é necessária uma ação do setor de RH ou do setor de gestão de pessoas para desenvolver o cuidado com a saúde mental do colaborador. Esse cuidado está ligado a vários fatores, tanto físicos, emocionais e psicológicos. O objetivo é desenvolver a organização e o ambiente de trabalho, aumentando a produtividade e satisfação dos funcionários na empresa.  

Programas que promovem o bem-estar no trabalho e sua saúde mental beneficiam não somente o colaborador, mas a empresa em sua totalidade, uma vez que a promoção de bons hábitos entre os colaboradores reflete em uma melhora no desempenho, motivação e foco dos mesmos.  

Por passarmos tanto tempo trabalhando, é essencial que o ambiente profissional forneça boas condições de trabalho, visto que o colaborador dedica uma boa parte de sua energia em prol do crescimento da empresa. Implementar ações capazes de promover um ambiente favorável tende a ter impactos positivos na maneira como o profissional enxerga a empresa e sua atuação.  

De acordo com os dados da última pesquisa da International Stress Management Association, uma organização sem fins lucrativos, nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade, do grau mais leve ao incapacitante. Quase metade (47%) sofre de algum nível de depressão, recorrente em 14% dos casos. 

Esses dados comprovam a necessidade e urgência de cuidar da saúde do colaborador nas empresas e investir em medidas para que a mente dos colaboradores não adoeça. Algumas ações podem promover esse bem-estar, como:

  • criação de uma cultura de respeito e participação;
  • promoção da colaboração entre funcionários;
  • realização de melhorias no espaço de trabalho;
  • valorização das vitórias dos colaboradores  e promoção do reconhecimento. 

Portanto, para uma empresa seguir e alcançar bons resultados, é preciso investir em seus colaboradores. É preciso promover saúde mental e bem-estar seja no trabalho presencial ou no home office. O gestor deve ter em mente que suas equipes precisam de uma boa qualidade de vida, o que impacta positivamente na saúde física e mental e, consequentemente, no clima organizacional e produtividade. 

Desenvolvimento de um bom clima organizacional

Desenvolver um bom clima organizacional é um desafio e quando não é considerado uma prioridade pela organização, gera um enorme desânimo no dia-a-dia dos colaboradores. 

Com isso, medidas para o cuidado da equipe, que vão além da preocupação com metas e resultados, promovem uma mudança de comportamento que vão trazer diversos benefícios para a empresa como: 

  • Alinhamento das equipes com o propósito da empresa;
  • Melhora nas relações interpessoais entre colaboradores; 
  • Aumento da confiança entre equipes e lideranças; 
  • Redução de comentários negativos sobre a organização;
  • Maior colaboração com o trabalho em equipe;
  • Mais motivação, foco e otimismo; 
  • Aumento da autoestima do trabalhador. 

A partir do desenvolvimento de um bom clima organizacional, o colaborador se sente amparado e consequentemente mais engajado com os resultados da organização. Um funcionário feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e consegue vender 37% mais. 

Fica claro que investir em saúde e bem-estar é uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho do colaborador e o sucesso do negócio. Ao estabelecer uma cultura voltada para o bem-estar da sua equipe, isso acaba trazendo ganhos também no momento de atrair novos talentos. Afinal, as pessoas buscam um ambiente de trabalho diferenciado. 

Em resumo: você também pode melhorar a produtividade e os resultados ao recrutar bons profissionais para o seu time.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Implementação de programas de saúde mental

Investimentos em ações e soluções de programas que cuidam e desenvolvem o bem-estar no trabalho são benéficos em três aspectos principais ao colaborador: 

  1. Saúde: serão tomadas ações que promovam bons hábitos e diminuam a incidência de doenças;
  2. Equilíbrio: a vida profissional e pessoal do colaborador estará em harmonia;
  3. Relacionamento: são oportunidades para que os colaboradores se relacionem como comunidade.

Os programas para o cuidado com o colaborador são vários, mas listamos abaixo alguns que podem ser facilmente inseridos em sua empresa. 

  • Oferecer ginástica laboral;
  • Oferecer salas de meditação, yoga, mindfulness, reiki, entre outros; 
  • Incentivar atividade física;
  • Oferecer programas de terapia; 
  • Incentivar cuidados físicos e psicológicos com ações em datas comemorativas como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul; 
  • Possuir perspectiva de crescimento na empresa. 

Inserir tudo isso é um desafio, portanto observe o que é mais necessário em sua empresa e priorize o que seus funcionários mais precisam. Desenvolver esses hábitos colaboram para o aumento da produtividade e diminuição das taxas de burnout – que têm ocorrido cada vez mais frequente no ambiente corporativo.

Desenvolvimento de atividades colaborativas

Conhecer o seu time e as habilidades dos colaboradores, para que seja possível direcionar cada um para o projeto ou departamento que seja mais adequado para o desenvolvimento do mesmo, faz uma enorme diferença não somente para a empresa mas também para o próprio funcionário. 

Uma empresa que valorize e tenha uma comunicação eficiente, assertiva e aberta com as equipes faz com que o engajamento seja alto, pois ao se sentirem valorizados, os colaboradores falam mais, dão ideias melhores e dão feedbacks sobre as ações feitas. 

Pesquisas internas que consigam identificar o que causa insatisfação ou o que não está dando certo fazem parte de uma ótima tática para realizar melhorias nos processos no ambiente profissional. O trabalho colaborativo é um jeito de promover o bem-estar na organização com pessoas mais encorajadas a usar sua criatividade e inovar com suas ideias.  

Adoção da flexibilidade

Posturas corporativas muito rígidas deixam o clima organizacional mais pesado e contribuem para a desmotivação do funcionário. Perspectivas mais flexíveis para o cumprimento de horário, o estabelecimento de prazos e a execução de tarefas tende a ser uma estratégia bastante produtiva para a manutenção do bem-estar no ambiente de trabalho.

Esse tipo de postura aumenta a proximidade entre corporação e colaborador, o que melhora o clima organizacional e contribui para que o funcionário vista a camisa da empresa.

Invista em novas tecnologias

A implementação de programas de saúde e bem-estar demandam de tecnologias para essa finalidade. Conforme a necessidade de cada profissional, é possível identificar os riscos e inserir ações que cuidem do colaborador. 

Empresas como a Holos, sendo uma Health Tech, inserem no ambiente corporativo técnicas que previnem problemas e cuidam da saúde mental e do bem-estar, como a meditação, yoga, reiki, mindfulness, pilates, musicoterapia, entre tantas outras técnicas que tem como objetivo diminuir a ansiedade, estresse e aumentar a produtividade. 

Isso estimula o autocuidado, autoconhecimento e mudança de hábitos, sendo esses mais saudáveis, como atividades físicas e cuidado com a mente. 

Adotar medidas direcionadas para saúde e bem-estar no trabalho precisa ser uma das prioridades das empresas. É um investimento pensado na valorização dos colaboradores e também no crescimento da empresa e da equipe, visto que é uma estratégia para melhorar a performance dos profissionais. 

Para saber mais sobre a Holos e como inserir nossas soluções em sua empresa é só entrar no nosso site e falar com nossos consultores!

bem-estarPowered by Rock Convert