Engajamento na empresa: exemplos reais de gestão de pessoas

Ao entrar em uma nova empresa, a maioria dos profissionais ficam empolgados e animados para o novo desafio. Mas manter esse espírito pode ficar bastante complicado depois de alguns meses, em que o colaborador já conhece a cultura da empresa, os processos e as pessoas. 

Pode ser que seu trabalho tenha caído na mesmice, que seu líder não seja assim tão motivador, que a cultura organizacional não cumpra com tudo aquilo ou pode ser simplesmente a falta de um foco maior do RH no quesito engajamento na empresa.

Fato é: você quer que seu funcionário vista a camisa da empresa? Continue a leitura a seguir! 

O que é engajamento na empresa?

O engajamento profissional corresponde à aderência do profissional à empresa, ou seja, ele é o laço que une essas duas partes, sendo que, sua falta, é capaz de resultar na saída de um funcionário ou até mesmo em uma demissão. 

Apesar de o engajamento não ser sinônimo de felicidade do colaborador, um profissional engajado tem chances muito maiores de ficar satisfeito com o seu ambiente de trabalho e funções desempenhadas.

O profissional engajado é aquele que é conhecido por vestir a camisa da empresa, pois sente que as suas principais necessidades e desejos profissionais são atendidos por aquela organização da qual faz parte. 

Por que é importante ter uma equipe engajada?

Um profissional engajado é vantajoso para ambas as partes. Isso porque, ao ter uma boa conexão com sua empresa, o profissional se sente mais realizado, otimista e, consequentemente, apresenta menores problemas de relacionamento com colegas ou desgastes psicológicos, provocados pela infelicidade nessa área da vida. 

Já para a empresa, um profissional satisfeito é capaz de ser mais produtivo, eficiente, criativo e realizar mais entregas e com maior qualidade. Como consequência de todos esses benefícios, há: 

  • a redução do tournover;
  • mais aderência à cultura da empresa;
  • melhor clima organizacional;
  • maiores avaliações positivas para a empresa em sites como o Glassdoor;
  • favorecimento do endomarketing.

Como trabalhar o engajamento na empresa?

Se você ainda não tem ações que visam o engajamento na empresa da qual faz parte, este é o momento de pensar a respeito!

Cultura empresarial sólida

Uma cultura empresarial sólida oferece transparência quanto à sua missão, visão e valores e os apresenta ao candidato já nos seus primeiros contatos com a empresa, para que ele consiga identificar a correspondência entre as partes interessadas.

Além disso, ao falar sobre o tema engajamento na empresa, não é possível deixar de lado o processo de onboarding. Afinal, ele é o momento perfeito para que o novo profissional, logo de cara, já veja como a empresa funciona, entenda mais sobre seus processos, tenha contato com as pessoas com quem vai trabalhar etc. 

Liderança humanizada e exemplar

A liderança humanizada enxerga o seus liderados de forma mais humana e empática, garantindo que todos tenham o apoio necessário para seu desenvolvimento profissional e pessoal. Esse posicionamento abre caminhos para uma comunicação mais aberta e que viabiliza a troca de feedbacks para o crescimento do time. 

Sendo assim, o líder se torna um exemplo a ser seguido e passa a encantar seus liderados, que recebem maior reconhecimento e autonomia de seu superior, podendo desempenhar suas atividades com mais liberdade. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Equipe diversa e integrada

Ter um time diverso, com mais mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, LGBTI+ e de diferentes origens, faz com que sua empresa ganhe muito em relação à troca de conhecimentos, integração de diferentes grupos e criatividade. 

Por isso, investir na contratação e na promoção da diversidade faz com que seus funcionários se sintam mais acolhidos e livres para serem eles mesmos no ambiente de trabalho.

Espaço aberto para a inovação

Abrir espaço para a inovação é essencial para quem deseja promover o engajamento na empresa, principalmente quando se trata de atrair e manter pessoas criativas e cheias de novas ideias. 

Sendo assim, busque modernizar as ferramentas de trabalho da organização e invista em tecnologia, para permitir que as pessoas tenham o necessário para criar e não precisem gastar tempo com tarefas manuais – que ocupam o seu dia e as privam de pensar fora da caixa.

Plano de desenvolvimento transparente

Para manter um profissional engajado na empresa, é preciso oferecer um bom plano de desenvolvimento e de carreira. Afinal, não é possível manter um interesse por um local onde você se vê estagnado e não é reconhecido pelos seus méritos. 

Sendo assim, o ideal é já propor ao funcionário, em seu primeiro mês de empresa, um plano de evolução. Mostre a ele suas metas, o que é necessário fazer para atingi-las, como ele será amparado nesse processo inicial – cursos, workshops, palestras etc. – e quais serão os próximos passos.

Propósito nas atividades desempenhadas

Fazer por fazer é algo completamente desmotivante. Afinal, encontrar um propósito para cada uma das atividades que desempenha é uma necessidade humana.

Portanto, mostrar ao seu liderado o porquê de ele ter aquelas funções, como seu trabalho impacta outras pessoas e quais são os retornos positivos dele são formas de mantê-lo empolgado, ajudando Lo a encontrar seu propósito.

Benefícios extra-salariais

O salário é bastante importante, mas há benefícios corporativos que podem complementá-lo e chamar bastante a atenção dos colaboradores, mantendo-os ligados e satisfeitos com a empresa. Há aqueles que são básicos, como plano de saúde e odontológico, e há aqueles que fazem toda a diferença em nossas vidas, mas são considerados básicos – embora deveriam.

Alguns exemplos desses benefícios extra-salariais necessários, porém que não entram no pacote básico são: terapia com psicólogo, atividades e tratamentos para redução de estresse e ansiedade, como acupuntura, técnicas de meditação e yoga

Inclusive, a Holos oferece todo esse tipo de assistência, pensando especialmente na saúde mental dos seus times, além de fazer o acompanhamento e a mensuração constante dos resultados de suas ações. Algumas das empresas que têm sucesso com nossa parceria são o Banco Inter, a Anglo American e a Unimed-BH.

Colocar todas essas ações em prática para aumentar o engajamento na empresa é uma forma eficaz de reter e captar talentos qualificados, além de fortalecer a marca do negócio. Mas para não perder de vista o impacto de suas ações, lembre-se da importância de medi-los e avaliar o nível de satisfação dos seus colaboradores.

Já pensou em contar com uma parceria especializada em saúde mental para colaboradores na sua empresa também? Venha conhecer a Holos!

bem-estarPowered by Rock Convert