pilates laboral

Pilates laboral: como aumentar o rendimento e desempenho no trabalho?

A ginástica e o pilates não é apenas uma arte do prazer, é arte da vida para a saúde e para beleza. Sua função é antes de tudo fisiológica, psíquica e social. 

Desde o início do home office devido à pandemia a rotina de trabalho mudou e muitos se viram com dores musculares e de mobilidade mais do que antes. Uma atividade que pode ajudar com esse problema é o pilates laboral, que auxilia em diversas situações na disposição e cuidados pessoais. 

Que a atividade física tem diversos benefícios todos nós sabemos, porém, no ambiente de trabalho ela pode motivar os colaboradores a partir da melhoria da imagem, saúde mental e física do funcionário, com reflexos que atingem sua vida pessoal e mudanças positivas no desempenho profissional. 

Possuir benefícios que incentivam a prática de atividades físicas e mentais pode atrair e manter os maiores talentos de uma empresa, além de entrar na lista das melhores empresas para se trabalhar (GPTW) ao se preocupar com o colaborador. 

Empresas que demonstram preocupação com a saúde dos colaboradores e investem em soluções que trazem uma enorme lista de benefícios para a organização e para os funcionários que se sentem mais motivados e engajados

O pilates laboral tem uma grande taxa de sucesso nas empresas por ser uma atividade que além de cuidar da postura, corpo, respiração e mente também cuida do desenvolvimento profissional, uma vez que um colaborador ativo consegue ser mais produtivo no trabalho. 

Portanto, é muito importante que o benefício de atividades laborais nas empresas seja frequente e se torne um hábito, pois, com elas é possível ter resultados positivos tanto pessoalmente quanto profissionalmente, com disciplina e periodicidade. 

O pilates laboral se destaca como atividade de auxílio à prevenção de lesões no ambiente de trabalho, pois visa melhorar a flexibilidade e mobilidade, diminuir a fadiga — devida à tensão, repetitividade de movimentos que afetam os músculos, tendões e nervos — e beneficiar a postura do profissional diante seu posto e rotina de trabalho. 

Os exercícios melhoram a imunidade, aumentam a concentração e foco no trabalho, diminui dores e desconfortos causados por má postura, diminui lesões causadas pelo esforço repetitivo, aumenta a auto estima e a disposição. 

A exaustão física, mental e emocional que afeta diversas pessoas por conta do trabalho, principalmente por conta de doenças ocupacionais pode ser diminuída com certas ações. O pilates, por exemplo, traz diversos benefícios que podem melhorar o desempenho no trabalho, como: 

  • Aumento da concentração, fazendo com que você consiga produzir mais e com maior qualidade;
  • Aumento da sensação de relaxamento e bem-estar;
  • Melhora da qualidade do sono, o que beneficia sua disposição e bom humor;
  • Correção da postura, evitando dores e lesões por conta de postura incorreta; 
  • Melhora na respiração, aprendendo a respirar de forma correta;
  • Diminuição do estresse no ambiente de trabalho. 

A importância da saúde dos colaboradores 

Estimular a saúde dos colaboradores gera benefícios não somente para os mesmos, mas sim para a corporação como um todo. Ao cuidar e zelar pela saúde física e mental dos seus colaboradores, se preocupando com seu bem-estar, a empresa demonstra cuidado e reforça sua cultura mais humanizada. 

Além disso, quando há estímulos para os funcionários cuidarem de sua saúde mental e física é muito fácil de perceber a diminuição das taxas de absenteísmo, burnout e turnover, uma vez que ações de prevenção e acompanhamento periódico evita o desenvolvimento de doenças. 

Essas atitudes contribuem para a sustentabilidade da empresa, mantendo os colaboradores saudáveis, com aumento na produtividade e preservação do conhecimento e talentos dentro da organização. 

Quando os colaboradores se encontram felizes e saudáveis em uma empresa eles se tornam mais engajados com o trabalho e se motivam para conquistarem suas metas profissionais e pessoais, tornando assim, o investimento na saúde essencial. 

Investir em programas de saúde mental e física para funcionários não é custo, e sim investimento. É comprovado através de pesquisas que a cada 1 dólar investido na saúde de um funcionário há um retorno de US $4 para a empresa. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Motivação como ferramenta para gestão 

Usar a motivação como uma ferramenta de gestão é uma estratégia eficiente, pois existem diversas formas de motivar funcionários e somente salários altos não são suficientes. 

Se o ambiente de trabalho não for um local agradável, com profissionais que trabalhem em harmonia a empresa provavelmente irá perder alguns funcionários, mesmo pagando bem. 

Por isso é importante investir em ações que contribuam com a motivação dos colaboradores. Ações como yoga, meditação, pilates, reiki, entre outros, ajudam no foco e concentração, ou seja, profissionais motivados são mais produtivos, competitivos, lucram mais e possuem um ótimo ambiente de trabalho. 

Benefícios da atividade física no trabalho 

A prática de exercícios físicos reflete não somente no corpo, mas também na mente. Ela proporciona maior concentração, ampliação da produtividade, aprimoramento da postura, aumento da energia, alívio da tensão, estímulo ao bom humor e, consequentemente, melhoria no relacionamento interpessoal.

Exercícios físicos e terapias holísticas no ambiente de trabalho favorecem um bom clima organizacional e aumenta a motivação dos colaboradores. Além disso, possuir soluções que cuidem da saúde podem reduzir em até 40% os atrasos e faltas. Isso reflete positivamente na organização. 

Reflexos do pilates laboral na produtividade e desempenho dos colaboradores

Boa parte dos brasileiros sofre com alta carga de estresse e tensão devido a tantas informações o tempo todo. O período da pandemia agravou seriamente os distúrbios mentais e aumentou a fadiga mental e estresse. 

Com isso, é possível afirmar que o pilates laboral pode melhorar o rendimento mental e aumentar a disposição de quem o pratica. Os reflexos da prática são facilmente percebidos na produtividade do indivíduo e no aumento de seu desempenho e rendimento tanto no âmbito pessoal quanto profissional. 

Aliviar a tensão por meio do pilates e outros exercícios físicos são formas de revigorar e aumentar a energia. Dedicar-se a uma atividade faz com que a pessoa se sinta menos cansada e mais disposta. Quando o corpo e a mente estão ativos e renovados, a disposição para o trabalho e para os desafios da vida se tornam bem maiores. 

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Boston, o preparo físico afeta o cérebro positivamente. Quem tem uma maior resistência física tende a apresentar melhor cognição e menor risco de depressão e ansiedade. 

Uma válvula de escape saudável como o pilates possibilita que o colaborador esqueça seus problemas durante sua prática e contribui para que o ambiente corporativo se torne um local que também é sinônimo de bem-estar. Ou seja, o funcionário consegue produzir o que planeja e deseja com maior qualidade, com menos esforço e em um tempo otimizado. 

Assim, nota-se que a prática de esportes melhora o foco e a capacidade de concentração e de resolução dos problemas.

Melhora na qualidade de vida 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é o bem-estar completo: físico, psicológico e sociocultural. Portanto, vai além de não estar doente. E nada melhor do que a atividade física para conquistá-la.

O que importa é que cada pessoa encontre o esporte que mais combina com seu estilo de vida e alcance os resultados esperados. A prática do pilates e outros exercícios físicos promove benefícios para o corpo todo, inclusive o relaxamento do corpo e mente. 

Além disso, a realização da prática contribui para a melhora da flexibilidade, da respiração e do tônus muscular. Também fortalece os ossos, controla e previne doenças, melhora o humor e o rendimento mental, além de diminuir a possibilidade de estresse e de depressão.

O pilates e outras técnicas como meditação, yoga, reiki e outras terapias holísticas são aplicadas pela Holos como solução para impactar vidas e melhorar a qualidade de vida do seu colaborador. Cuidar da saúde física e mental é essencial para o desenvolvimento de uma empresa. Entenda mais sobre nossas soluções no nosso site!

bem-estarPowered by Rock Convert