ESG

ESG: o que é e como ter mais responsabilidade social na empresa?

Incorporar ESG na empresa significa enxergá-la de forma holística. A organização passa a analisar tanto seus aspectos econômicos e financeiros, como também os sociais, éticos e de sustentabilidade de forma unificada.

Mas o que significa a sigla ESG? ESG, em inglês, significa Environmental, Social e Governance, ou seja, práticas corporativas com responsabilidades ambientais, sociais e de governança. 

Desde que a pandemia da COVID-19 começou, percebemos o quanto o conceito cresceu no mercado e seus efeitos nas empresas. As consequências positivas trazidas pela ascensão da sigla ESG foi o crescimento e consciência de boa parte da população para questões ligadas à sustentabilidade. As empresas aceleraram suas práticas num movimento para se tornarem mais sustentáveis sem volta. 

Segundo estudo feito pela Morningstar a pedido da Capital Reset, no Brasil, fundos ESG captaram R $2,5 bilhões em 2020, sendo que mais da metade da captação veio de fundos criados nos últimos 12 meses. Sabemos que investidores se preocupam cada vez mais em direcionar seus investimentos a organizações com práticas ESG, mas não só isso. 

O mundo revela uma tendência em investir, consumir e possivelmente trabalhar em empresas sustentáveis. Vivenciamos a busca por um propósito, um olhar mais consciente na nossa realidade e também mais humano. Percebemos, portanto, que todas as partes da sociedade têm estado mais atentos e exigentes frente ao consumo, questões socioambientais, governança como também questões financeiras. 

Como sociedade capitalista é impossível dissociar propósito e lucro. Os dados mostram que investimentos que são baseados em responsabilidade socioambiental e corporativa performam melhor frente a outras organizações. 

Um estudo realizado pela consultoria BCG, por exemplo, mostrou que empresas que adotam melhores práticas ambientais, sociais e de governança percebem diversos impactos positivos, como maior lucratividade e até uma melhora em seu valor de mercado ao longo do tempo.

Environmental — ambiental 

Algumas práticas na área ambiental que devem ser priorizadas são: a gestão de carbono com planos para quantificar e reduzir a emissão de gases de efeito estufa, priorizar a economia circular, com logística reversa de resíduos, monitoramento do consumo de água e outros recursos naturais, além da preservação da biodiversidade. Ou seja, a organização precisa se preocupar com questões como aquecimento global, emissão de carbono, eficiência energética, gestão de resíduos, poluição e recursos naturais. 

E como fazer isso? Por meio de perguntas que podem ser feitas para a empresa, tais como:

  • Como é feita a utilização de recursos naturais na empresa? 
  • Como é feito o descarte dos resíduos? 
  • Quais gases são lançados na atmosfera e como eles são emitidos?
  • Qual o nível de poluição produzido? 
  • Se há desmatamento, o reflorestamento também acontece? 

Social 

Na letra S lidamos com a questão social, ou seja, como a empresa lida com seus parceiros, clientes e colaboradores. Nesse momento o que deve sempre estar incluso é a diversidade, direitos humanos, engajamento dos funcionários, privacidade e proteção de dados, políticas e relações de trabalho. 

Se preocupar com programas que garantem a saúde física e mental do trabalhador, projetos que envolvam a comunidade com responsabilidade social é necessário para um aspecto social eficaz na empresa. 

Podemos fazer algumas perguntas também que facilitam entender se a empresa possui a organização social, como: 

  • Como a companhia se relaciona com a comunidade em que se encontra?
  • Quais são as políticas trabalhistas? 
  • Como é o relacionamento dos funcionários e como eles se comprometem com o propósito da empresa? 
  • Existe treinamento e evolução da equipe? 
  • Como é o relacionamento com atendimento aos clientes? 

Governança 

Quando falamos sobre governança corporativa — última letra da sigla — corresponde a como a organização adota as melhores práticas de gestão, ou seja, como é a diversidade no conselho, ética e transparência, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, além de outras políticas inclusivas. 

Porque precisamos investir em ESG? 

Quando falamos na sigla, entendemos a importância da empresa se preocupar com questões primordiais como ambiental e governança, mas também na social que, talvez seja uma das mais importantes.  

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Adotar a agenda ESG traz diversos benefícios a uma empresa, como vantagens competitivas, produtividade dos colaboradores, maior lucratividade e brand awareness. 

Além disso, quando as organizações se preocupam com as questões relacionadas a ESG elas se destacam em seu nicho de atuação, principalmente pelo fato de que o consumo consciente tem sido cada vez mais relevante para a sociedade. 

Organizações que investem em ações ESG tendem a ter um negócio mais estruturado, com uma gestão mais organizada e consequentemente melhoram seu desempenho financeiro. 

Porque ter uma liderança humanizada é essencial?

O líder representa a empresa e todas suas ações são reflexos da organização em que ele lidera. Por isso é tão importante escolhermos uma pessoa que seja coerente e que mantenha um alinhamento de acordo com o propósito e práticas da empresa. 

Uma boa gestão de pessoas, que se inicia desde o recrutamento, precisa ser alinhada aos ideais da empresa. Manter esse alinhamento é um desafio, porém essencial para a implementação de estratégias do ESG. 

A partir disso, os gestores precisam ser exemplos para seus colaboradores e futuros líderes da empresa. Uma das mudanças que se encontram em ascensão hoje em dia é a liderança humanizada, que se preocupa com os colaboradores, mantém proximidade e que também se mostra vulnerável. Ela representa uma abertura para criação de conexões com os funcionários para melhores tomadas de decisões. 

Como ter mais responsabilidade social na empresa? 

Uma empresa com responsabilidade social visa o bem-estar de todos, tanto dos colaboradores quanto das pessoas que contratam seus produtos ou serviços. É necessário estar ligado ao propósito e ideais da organização. 

Para desenvolver mais responsabilidade social é necessário pensar na visão de um todo, no aspecto comunitário e entender que uma organização só existe porque têm pessoas ali que acreditam na missão da empresa. 

Ou seja, tudo se refere às ações e esforços aplicados pela empresa, com seu objetivo entrelaçado na proposta de melhorar o mundo. Dessa forma, a organização desenvolve seus aspectos sustentáveis se tornando uma agente transformadora no seu nicho, de acordo com o impacto que deseja gerar. 

E como gerar essa responsabilidade social? Confira: 

  • Desenvolver o voluntariado empresarial.
  • Promover ações criativas de engajamento social.
  • Realizar eventos sobre temáticas do segmento.
  • Estimular a co criação de projetos e campanhas.

Tudo isso colabora com o engajamento dos colaboradores não somente na empresa, mas também fora dela. Além disso, há uma melhora no clima organizacional, identificação entre os funcionários e o propósito da empresa, disseminação da cultura organizacional fora da rotina de trabalho, maior retenção de talentos e também desenvolvimento de competências e habilidades estratégicas na equipe, como valorização do outro, empatia, capacidade de escuta e pensamento sistêmico.

Como a Holos pode ajudar sua empresa a ter mais responsabilidade social 

A Holos pode ajudar sua empresa a criar uma cultura de responsabilidade social por meio de ações que colaboram para o desenvolvimento do engajamento na empresa, o aumento da motivação e bem-estar e principalmente a mudança de vida ao realizar atividades que aumentam a consciência, autoconhecimento e concentração. 

Por meio de técnicas holísticas, eventos, talks e treinamentos a Holos pode ajudar a mudar a cultura organizacional da sua empresa para que ela esteja mais consciente de suas ações e se torne um lugar melhor para trabalhar e desenvolver produtos ou serviços com mais assertividade, pois, uma vez que o funcionário está mais consciente de si, em um ambiente que se preocupa com sua saúde mental, consequentemente ele irá produzir mais e com mais qualidade. 

Se você também gostaria de transformar o seu ambiente de trabalho em um local mais consciente, conheça nossas soluções, entre em contato conosco e impacte a vida de seus colaboradores!

bem-estarPowered by Rock Convert