anglo american

O impacto da Holos e suas soluções na cultura humanizada da Anglo American

Sandra Marta, Analista de Recursos Humanos na Anglo American, reforça a importância de uma cultura humanizada e como a Holos ajudou a empresa a engajar mais seus funcionários e aumentar a sua produtividade. 

Trabalhar com a Holos é uma alegria, satisfação. A Holos respeita nossas crenças, valores e individualidade. Nossa sala é personalizada, pois, antes de dar início ao trabalho, nós conversamos com a profissional da Holos, assim como alguns gestores e falamos o que esperávamos e tudo é cumprido conforme o que foi decidido no início. Além disso, nosso relacionamento é bem estreito, no qual nos respeitamos e entendemos a necessidade um do outro. Com esse momento tenso, a prática de mindfulness é uma aliada para lidar com o momento atual, podendo alcançar outros patamares como mais bem-estar físico, mental e emocional dos nossos funcionários. Além disso, também houve melhora nos relacionamentos entre as pessoas da empresa, aumentando o engajamento e a produtividade de nossos colaboradores.” 

Quem é a Anglo American? 

A Anglo American é uma empresa global de mineração diversificada sustentável que busca fornecer produtos de alta qualidade para clientes mundiais. Possuem operações que produzem diamantes, cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro, carvão e níquel. Com uma cultura humanizada, na qual valoriza muito o colaborador, buscam levar prosperidade a todos. Além disso, valorizam os recursos naturais e o meio ambiente. Com cerca de 18 mil funcionários, tem negócios em todo o país. 

A empresa está bem alinhada com o propósito de que para que os seus empregados estejam motivados e felizes, eles devem estar completos, não só no cuidado com a saúde física, mas na mental também. Mesmo com todos os programas que oferecem na empresa para a manutenção da qualidade de vida dos colaboradores, com a Holos a empresa procurou um momento de relaxamento e bem-estar em meio a tantos desafios psicológicos enfrentados no isolamento social.

Quais os maiores desafios da Anglo?

De acordo com pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo), empresas humanizadas alcançam uma rentabilidade duas ou mais vezes maior à média das 500 maiores empresas do país. Ainda segundo a pesquisa, essas empresas conseguem ter uma satisfação 240% superior junto aos seus clientes e 225% de aumento no bem-estar entre os seus funcionários.

A Anglo American sempre se preocupou com a saúde física, mental e emocional do seu colaborador. Por isso a empresa possui uma coordenação específica que trata das relações humanas e emocionais, sendo bem diferente do RH que estamos acostumados, uma vez que ela tem como foco a prioridade de proporcionar bem-estar ao funcionário. 

Dito isso, é possível perceber que a cultura organizacional da Anglo American é humanizada e busca sempre trazer soluções para que a saúde mental e emocional de seus funcionários estejam bem. 

Porém, com a pandemia da COVID-19 a implementação de soluções para lidar com essas questões foi acelerada, uma vez que na Anglo, o colaborador sempre foi uma prioridade. O maior desafio, talvez, tenha sido encontrar uma técnica que atingisse a todos da melhor forma possível, com o objetivo de aumentar o desejo do autocuidado e bem-estar do colaborador.

O desafio, então, foi encontrar uma maneira de manter e melhorar a saúde física, mental e emocional dos colaboradores da empresa em tempos tão difíceis como a pandemia do coronavírus. A empresa se preocupa muito com o Employer Engagement, sendo o caminho para tornar a experiência do colaborador mais efetiva. O “engajamento do colaborador” é ligado diretamente a sua felicidade, empenho, produtividade e capacidade de realizar bons resultados na empresa. 

Os objetivos e os resultados alcançados

O objetivo da Anglo American é cuidar do colaborador para que ele consiga desempenhar seu trabalho da forma mais produtiva e eficiente possível. O cuidado ao profissional que já era cultivado na empresa antes, foi mais acentuada depois da parceria com a Holos e o cenário do coronavírus. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Manter a saúde física, mental e emocional por meio de técnicas proporcionadas pela Holos facilita a conexão entre funcionário e empresa, diminuindo taxas de absenteísmo e aumentando o engajamento na organização. 

Por meio da técnica semanal de mindfulness os funcionários da Anglo American conseguem manter a atenção plena e autocuidado, além de ajudar na concentração, motivação, deixando as preocupações de lado para viver o tempo presente. Em mais de um ano a sala está sempre cheia, com funcionários e familiares que elogiam os benefícios que a técnica trouxe. 

Diminuição de ansiedade, depressão, distrações, melhora na cognição, aumento de satisfação com o corpo e concentração são benefícios que a prática traz a longo prazo. Essa técnica ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional, além de promover saúde e autoconhecimento.

Com isso, Sandra, Analista de Recursos Humanos afirma que com a parceria da Holos, os funcionários da Anglo ficaram mais conscientes de si, mais felizes e produtivos na empresa. “A Holos ajudou e possibilitou encontros semanais através de uma terapeuta holística, Andrea Aguiar, que proporciona exercícios de mindfulness. O exercício aumentou o engajamento e melhorou as relações pessoais e profissionais de acordo com nossos funcionários”.  

A recomendação da Holos pelos funcionários da Anglo gira em torno de um NPS de 78,83%, ou seja, comprova que as práticas e o método da Holos funciona e faz com que a empresa cuide melhor de seus funcionários. Além disso, 95% dos funcionários consideram que essa prática de mindfulness pode contribuir com o seu bem-estar emocional.

A solução da Anglo e a parceria com a Holos

A solução para manter a saúde mental e emocional dos colaboradores durante a pandemia foi implementar a técnica de mindfulness da Holos na Anglo American. Ambas as empresas trabalham com valores parecidos, principalmente em impactar vidas e tornar ambientes corporativos cada vez mais saudáveis. 

O cuidado com o colaborador e sua saúde mental eleva a qualidade de vida, aumenta o rendimento e motivação, além de contribuir para o crescimento de uma cultura mais humanizada. 

A Anglo American, ao implementar soluções como a técnica de mindfulness para cuidar de seus funcionários, está um passo à frente em relação ao crescimento da equipe e da empresa. Os benefícios da prática são grandes e podem ser percebidos ao aumentar a consciência, foco e concentração dos funcionários ao realizar seus trabalhos. 

Por isso, é essencial investir em saúde mental e cultura humanizada. Conheça mais sobre a Holos e descubra os benefícios que sua empresa pode adquirir ao cuidar da saúde mental e emocional dos colaboradores.  

 

bem-estarPowered by Rock Convert