felicidade pandemia

Como cultivar felicidade em tempos de pandemia?

Desde o início da pandemia do coronavírus em 2020 vivemos um momento singular que mudou a rotina de muitas pessoas, assim como a forma de enxergar o mundo. O medo e a ansiedade cresceram na maioria da população que se viu perante tempos tão incertos. E, nessa altura surge o questionamento, como cultivar a felicidade em tempos de pandemia? 

O segredo está no significado de felicidade para cada um, uma vez que a visão de mundo de cada um é muito singular. O filósofo Mário Sérgio Cortella apresenta a felicidade a partir de uma fórmula filosófica como algo igual à realidade e com menos expectativa, um sentimento de “vitalidade exuberante” e que é episódica, mas que pode acontecer com certa constância em nossas vidas.  

O conceito de felicidade significa mais do que um estado de euforia ou alegria, é uma construção que é feita durante a vida, baseada nas percepções das emoções positivas que vivenciamos diariamente e no propósito de vida que temos. 

A crise sanitária está sendo enfrentada com surpreendente resiliência em muitos países, entretanto a saúde mental das pessoas sofreu muito com a mistura de incertezas durante o isolamento, principalmente nos períodos de lockdown. 

Dessa forma, é possível encontrar a felicidade e ser feliz mesmo em tempos nebulosos desde que tenhamos consciência do que isso significa para nós mesmos e buscarmos por vivências e pessoas que nos tragam sentimentos positivos e de pertencimento. Além disso, criar conexões com as pessoas ao nosso redor, seja no âmbito pessoal ou profissional, é essencial para que a felicidade seja cultivada. 

Tudo isso faz parte de uma construção diária, um hábito que criamos e treinamos. Ser feliz é o caminho que percorremos durante a vida, como lidamos com nossas realidades, sentimentos, emoções e desafios. 

A importância de cultivar emoções positivas para ser feliz

A felicidade não é uma coisa que pode ser encontrada, ela é construída. É possível conquistá-la com hábitos saudáveis, com positividade, cultivo de relações sociais e atenção plena. Cultivar emoções positivas nesse período não é fácil, entretanto é essencial para que a ansiedade e depressão não tome conta de cada um. 

Além dos bons pensamentos, também é importante acolher as emoções negativas e os pensamentos relacionados a elas, porque todos eles fazem parte da natureza humana. Por essa razão, para preservar a saúde mental é fundamental acolher e respeitar a trajetória que você tem trilhado até então. 

Cultivar emoções felizes e construir esses momentos vem do desenvolvimento da inteligência emocional, autoconhecimento e identificação de bons momentos, mesmo que pequenos no dia-a-dia. Esse cuidado com nossas emoções faz com que seja mais fácil prevenir e afastar problemas emocionais como o estresse, depressão e ansiedade. 

O que fazer? 

Apesar de ser um período extremamente delicado e com muitas dificuldades, existem algumas formas de investir na nossa felicidade para poder lidar com a pandemia de uma forma mais leve e positiva, para conseguirmos sair dela mais forte. E como fazer isso? Nós podemos te ajudar, confira algumas dicas: 

Pratique exercícios físicos 

Cuidar do nosso corpo e mente é a maior demonstração de autocuidado e amor-próprio. Por isso, a atividade física é tão importante para a manutenção da saúde física e mental, pois ela aumenta a serotonina, o hormônio da felicidade, que provoca a sensação de bem-estar. 

Meditação como forma de trabalhar a mente

A meditação é uma técnica que nos auxilia a aumentar a concentração, foco e motivação. Ela é indicada para todos e pode ser uma ótima ferramenta para o autocuidado e autoconhecimento. 

Além disso, ela é extremamente benéfica no ambiente de trabalho, pois pode ser uma grande aliada para o aumento da produtividade e desempenho. A meditação de atenção plena (mindfulness)  produz diversos efeitos significantes no cérebro, ativando as regiões relacionadas à memória, concentração e criatividade, tendo efeitos positivos, inclusive, em tratamentos de pacientes com doenças crônicas.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Yoga para controlar o corpo e a mente 

O yoga é a prática de harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas (ásanas) e meditação. 

No trabalho o yoga se mostra como uma ferramenta para o aumento de energia. Ele ajuda no combate ao estresse, melhora a produtividade e a concentração, melhorando assim, os resultados. A técnica também auxilia na conscientização do corpo e respiração, o que faz com que o autocontrole seja trabalhado. 

Criação de uma rotina de cuidados

O autocuidado é uma atividade essencial e que deve ser feita todos os dias. Nesse momento tudo que é relacionado ao nosso corpo e mente pode ser levado em consideração. Seja uma rotina de skincare, uma alimentação mais saudável ou estabelecimento de pequenas metas, como beber 2 litros de água diariamente. 

O importante é criar uma rotina em que o cuidado consigo mesmo seja um hábito que lhe faça bem. Isso reflete diretamente em suas relações interpessoais, pois, uma vez que você está bem consigo mesmo, sua energia é repassada para outras pessoas. 

Construa relacionamentos positivos  

Construir e cultivar relacionamentos positivos é essencial para o ser humano, afinal, vivemos em uma sociedade. Por sermos seres coletivos e sociais é importante que mantenhamos um bom relacionamento com as pessoas do nosso convívio diário. 

Seja no trabalho, na família ou no círculo de amizades, é importante cultivar essas relações em tempos de pandemia, mesmo com o isolamento social. É difícil manter esse convívio perante a situação atual, porém completamente indispensável. 

A felicidade se encontra na saúde mental e também no trabalho

Diferentemente da saúde física, os sintomas de problemas emocionais e psicológicos não são tão visíveis e, por isso, às vezes é muito difícil de identificar o problema. A saúde mental é um fator de extrema importância e para se ter uma dimensão do que é, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, o mundo gastará 6 trilhões de dólares com doenças emocionais até 2030.

Isso demonstra que o cuidado com a saúde mental é crucial, principalmente nas organizações. Cuidar do psicológico dos funcionários é fundamental para o crescimento de uma empresa consequentemente têm apostado cada vez mais em estratégias e soluções que cuidem da saúde mental dos colaboradores. 

Ser feliz no trabalho é primordial para se conseguir cultivar a felicidade na vida em geral. Uma pessoa feliz produz mais e consegue ser mais consciente, criativa e inovadora em suas ideias, aumentando sua capacidade de resolver problemas e atingir seus objetivos, contribuindo assim para a construção da felicidade. 

Estudos recentes provam que a felicidade não é algo que simplesmente acontece na vida de uma pessoa. Mais do que um sentimento ou uma sensação, felicidade é uma ciência. Ser feliz é a causa do sucesso. Isso significa que, quando as pessoas estão felizes, elas alcançam seus objetivos com mais facilidade. Outra comprovação da ciência é o fato de que a felicidade libera hormônios, como a ocitocina, que aumentam a capacidade cognitiva.

Por isso, diferente do que muitos pensam, ser feliz não é um destino distante, mas sim um hábito que se pode cultivar ao longo do caminho. Para se obter a felicidade plena – duradoura e conquistada a longo prazo – é preciso se expor a emoções positivas: alegria, gratidão, serenidade, interesse, esperança, orgulho, diversão, inspiração, fascínio e amor.

A felicidade, portanto, é um conjunto de diversos fatores que se conquista ao longo da vida. No aspecto corporativo ela se demonstra por meio de soluções que buscam integrar o colaborador na empresa e o cuidado com ele e sua saúde mental. 

Para levar mais saúde mental e felicidade a sua empresa, conheça as soluções da Holos! Com a Holos é possível tornar o ambiente corporativo em um ambiente mais colaborativo e humanizado. 

bem-estarPowered by Rock Convert