ansiedade

Como lidar com a ansiedade sem o uso de remédios?

Todas as dores que sentimos devido ao cotidiano, como a tristeza, cansaço, estresse, irritação, perda de entes queridos, doenças entre tantas outras dificuldades afetam diretamente nossa saúde mental e também a física. 

Nossa qualidade de vida é diretamente afetada quando nos deixamos levar pelos problemas da vida e não conseguimos lidar com as dificuldades de forma mais clara. Isso pode ser melhor encaminhado por meio das terapias integrativas e autoconhecimento.

“A terapia alivia a dor física, retira a carga de energia que o estresse do dia a dia coloca sobre o nosso corpo, dá clareza mental, acalma a mente, faz a vida fluir com mais leveza”, comenta a terapeuta Vera Holística, de Chapada dos Guimarães (60 Km de Cuiabá).

A especialista explica que o termo holístico é utilizado para quem cuida de todas as partes do ser: corpo, mente, alma e emoções. A terapia considera que as doenças sempre se iniciam pela falta de cuidado com o emocional, que ativam o sofrimento mental e cria um ciclo vicioso de sofrimento, uma vez que você sente e sua mente reforça. 

“Sem que haja a compreensão e a atenção, logo essa desarmonia é sentida pelo corpo físico e começa a se alojar onde a pessoa é mais frágil, isso é chamado de somatização. Quando todas as partes estão mais harmonizadas, o indivíduo  tem mais qualidade de vida e consegue resolver suas questões com mais clareza”, explica Vera.

Falta de ar, tensão, insônia, dificuldade de foco, taquicardia, dor de cabeça, falta de concentração. Todos esses sintomas podem ser relacionados com ansiedade e que nos sobrecarregam no dia-a-dia, como os sintomas citados acima. 

De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no início de 2016, um terço da população mundial sofre com algum problema relacionado à ansiedade.

E o que isso quer dizer? 

Vivemos em uma sociedade cada vez mais afetada pela ansiedade que anseia cada vez mais pelo uso de medicamentos para aliviar as consequências que os problemas diários trazem. 

Mas medicamentos não são necessários de imediato e, por isso, iremos listar aqui algumas técnicas que podem auxiliar no tratamento da ansiedade e outros problemas sem o uso de medicamentos. 

Meditação

A meditação é utilizada em diversas culturas e ajuda a lidar com as emoções e preocupações através da respiração. 

O objetivo da meditação é focar os pensamentos em um objetivo ou atividade particular, ou mesmo apenas a observação de pensamentos (sem se aprofundar neles),  visando alcançar maior clareza mental. É um estado de clareza mental que diminui a reatividade emocional e faz com que a mente consiga relaxar de forma mais profunda.  

A prática possui diversos benefícios além da clareza mental. Ajuda a diminuir a ansiedade, estresse, melhora a imunidade e controla os níveis da pressão arterial. Além disso, pode ser muito bem utilizada no uso coletivo de uma empresa, pois pode contribuir potencialmente para o aumento da produtividade, bem-estar e motivação. 

“Quando você começa a meditar, diminuem as condições de estresse, ansiedade e depressão, diminui a reatividade emocional e faz a mente ficar mais focada e calma”, aponta Rubens de Aguiar Maciel, coordenador do Programa de Redução de Estresse da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Yoga

A yoga é uma prática milenar que foca em exercícios que utilizam do movimento, da respiração e de mantras para combater a ansiedade e o estresse. Além disso, ajuda no relaxamento e no foco e quando feito em parceria com a meditação os resultados para o indivíduo são realmente satisfatórios.  

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

A combinação das técnicas pode auxiliar diretamente no controle da respiração, da mente, além de acalmar os pensamentos e diminuir reações do corpo. A técnica auxilia o indivíduo a viver no presente e não focalizar no passado ou futuro, o que pode gerar a ansiedade. Com isso, há uma enorme melhora na qualidade de vida e bem-estar pessoal, melhorando a qualidade do sono e disposição. 

Mindfulness

O mindfulness é praticar a atenção plena, um estado no qual podemos treinar nossas qualidades de atenção ao momento presente e em experiências desafiadoras. Através do treinamento da técnica, aprendemos a perceber os pensamentos, sensações corporais e emoções de forma mais clara e leve no momento em que ocorrem, sem agir de maneira impulsiva ou automática.

A partir disso, começamos a entender melhor nossas escolhas e começamos a fazer de forma mais consciente e funcional, o que influencia diretamente na maneira em que lidamos com os desafios da vida. 

Através do mindfulness aprendemos a regular nossas emoções que podem ser realmente desafiadoras e criar um espaço de atenção mental na qual conseguimos lidar de forma mais leve com as adversidades da vida. E, com isso, diminuir nossa ansiedade e estresse, fazendo com que a plena concentração afaste fluxos mentais negativos. 

Acupuntura

Acupuntura é uma técnica milenar que pode ser uma grande aliada no tratamento contra ansiedade, depressão e até mesmo dependência química. A aplicação da técnica tem sido cada vez mais vista e sendo utilizada para cuidar de diversas áreas da saúde humana, principalmente a mental. 

A prática auxilia o bem-estar emocional através de estímulos de pontos específicos no corpo, levando a liberação de neurotransmissores naturais do organismo como a endorfina e a serotonina. 

Marcus Yu Bin Pai, fisiatra e acupunturista, garante que é possível atenuar levemente os sintomas da ansiedade com as próprias mãos, com a técnica chamada de acupressão. “O estímulo dos dedos em regiões como entre as sobrancelhas e a dobra entre o polegar e o indicador proporciona bem-estar.”

Psicoterapia

A psicoterapia — ou apenas terapia — é um processo que tem como objetivo ajudar o indivíduo a entender melhor o entendimento frente a questão da vida e seus traumas. Ela é uma grande aliada para a busca do autoconhecimento e melhora dos aspectos emocionais.

Através da terapia conseguimos aprender como lidar com o estresse, ansiedade e depressão de forma mais construtiva, entendendo as particularidades da vida seja ela no âmbito pessoal ou profissional. 

A psicoterapia pode ajudar e trabalhar em diversos aspectos emocionais e síndromes psicológicas, tais como: 

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Compulsão alimentar;
  • Estresse;
  • Esquizofrenia;
  • Autismo;
  • Síndrome de Asperger;
  • Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH);
  • Transtornos de personalidade (Bipolaridade e Borderline, por exemplo);
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
  • Estresse pós-traumático (TEPT)

Musicoterapia

A musicoterapia é uma forma de tratamento através da música. Usar música para relaxar e até como apoio em terapias vem crescendo e tem efeitos certos. No dia a dia, a música é capaz de diminuir o estresse e a ansiedade.

A música pode nos fazer sentir emoções positivas e negativas, sendo elas ativadas por partes do nosso cérebro como o córtex, amígdala, cerebelo e hipocampo. Através da música é possível desenvolver e ativar positivamente essas áreas cerebrais. 

Com isso, a prática pode ser utilizada para a melhora da ansiedade, humor, atenção, concentração, memória e bem-estar.  

Um pouco mais sobre as práticas holísticas 

A terapia holística funciona como ajuda integrativa, não é invasiva, acolhe a pessoa em sua dor emocional e, com isso, as dores e a doença física podem ser amenizadas.

O intuito dela é equilibrar o sistema energético assistido, podendo ser através da meditação, yoga, homeopatia, aromaterapia, dança, abraço, acolhimento entre tantas outras.

Nesse sentido, a Holos tem como propósito entregar saúde mental a todos através de terapias holísticas. Nossas soluções englobam algumas das citadas acima e auxiliam cada vez mais no desenvolvimento humano e no bem-estar de todos. Para saber mais sobre a Holos, entre em contato conosco e entenda mais sobre os benefícios das terapias holísticas!

bem-estarPowered by Rock Convert