servier

Como a Holos impactou a vida dos colaboradores da SERVIER com as nossas soluções?

Segundo Rose Dourado, Gerente de Administração de Pessoal e Benefícios na SERVIER, uma liderança que está presente no cotidiano do funcionário é essencial e precisa fazer um acompanhamento diário. Esse é um dos aspectos mais importantes na atuação do líder, principalmente quando um colaborador está claramente pedindo ajuda por meio de suas atitudes, mas não consegue verbalizar essa necessidade: “Temos que realmente perceber o que o outro está falando na atitude e no comportamento. Acredito que o líder tem que trabalhar muito essa sensibilidade de perceber o que pode estar acontecendo com o outro e entender que é um momento novo e difícil para todos, respeitando o espaço do colega de trabalho.”

Quem é SERVIER do Brasil? 

Fundada em 1954, a SERVIER é o primeiro grupo farmacêutico francês independente. Está presente em 150 países, somando mais de 22.500 colaboradores. A SERVIER, todos os anos investem mais de 20% da receita da sua marca em pesquisa e desenvolvimento. Para acelerar a inovação terapêutica para benefício dos pacientes, o Grupo está empenhado em fomentar uma inovação aberta e colaborativa com parceiros acadêmicos, grupos farmacêuticos e empresas de biotecnologia.

Os desafios

De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. A ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de 1/3 do número total de incapacidade nas Américas. 

Esses dados alarmantes aumentaram muito devido à pandemia do Coronavírus que afetou pessoas ao redor do mundo. A ansiedade, depressão e síndromes do pânico se tornaram presentes na vida de muitas pessoas. 

Instabilidade financeira, medo do futuro, incerteza na economia brasileira, desemprego e falta de imunização para a população fizeram com que o brasileiro se sentisse cada vez mais ansioso, afetando, e muito, sua saúde mental

Devido a esses fatores, a SERVIER se deparou com o desafio do isolamento social e o home office, no qual muitas pessoas começaram a se sentir ansiosas e improdutivas. Apesar de já oferecer soluções de apoio psicológico e social para os colaboradores da SERVIER, a empresa decidiu contratar a Holos para ter mais uma ação de cuidado para impactar no bem-estar dos funcionários durante a pandemia, com um programa personalizado para as equipes, trabalhando o engajamento e as pesquisas de satisfação.

A empresa se preocupa muito com o Employer Engagement, que é o caminho para tornar a experiência do colaborador mais efetiva. O “engajamento do colaborador” é ligado diretamente a sua felicidade, empenho, produtividade e capacidade de realizar bons resultados dentro da empresa. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Great Place to Work, colaboradores que são felizes e confiantes dentro da empresa são 12% mais produtivos.

Os objetivos e resultados

O maior objetivo do RH da SERVIER em relação à saúde mental na pandemia atualmente é fazer com que seus colaboradores se sintam motivados e que consigam trabalhar a ansiedade através de técnicas holísticas proporcionadas pela Holos, para conseguirem se sentir mais engajados dentro da empresa. 

Por meio das soluções como meditação online, talks, reiki, musicoterapia, yoga e pilates a empresa tem conseguido melhorar a energia dos funcionários. As práticas que são feitas duas vezes na semana auxiliam os colaboradores a lidar melhor com os fatores da pandemia, do home office e das outras dificuldades que estão vivendo. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

A meditação é uma técnica com objetivos específicos para nosso corpo-mente-espírito. Ela auxilia no foco, diminui a ansiedade, melhora as relações e muitos outros benefícios. Aplicada 2x na semana ela trouxe benefícios como um aumento de energia de quase 70% dos colaboradores.

Além disso, a empresa optou por um dos carros-chefes da Holos: o talks. Esse modelo de conversa online  podem ser um treinamento de liderança, desenvolvimento pessoal e profissional, saúde mental e autoconhecimento. A empresa escolhe o tema e ele é desenvolvido com os funcionários. Isso faz com que o engajamento da empresa seja potencializado e as pessoas se sintam mais acolhidas.

“Só tenho que agradecer a Holos pelo apoio que dão nos nossos projetos. A Holos tem os melhores profissionais que fazem muita diferença e trazem temas super interessantes e fantásticos. Eu vi funcionários engajados e se abrindo emocionalmente nos talks, percebendo que não estão sozinhos. Nós sabemos que a pandemia vai passar, mas não sabemos o que ela vai causar nas pessoas e conseguir fazer para que eles se sintam acolhidos, de mãos dadas, não tem preço.” – ROSEMARY DOURADO, Gestora de Administração de pessoal e benefícios na SERVIER.

A recomendação da Holos pelos funcionários da empresa gira em torno de um NPS de 88, ou seja, é uma taxa altíssima que comprova o método da Holos e faz com que a empresa consiga cuidar da melhor forma de seus colaboradores. Temos aqui alguns depoimentos de funcionários da Servier após sessões de meditação com a Holos: 

“Sessão maravilhosa! Consegui sentir muita paz! Gostaria de ter essas sessões diariamente!! O dia é muito mais gostoso!! Gratidão!!” – Colaborador SERVIER

“Extremamente positiva essa experiência, onde você consegue esvaziar a mente para um momento único de descontração, ficar um estado quão de relaxamento total.” – Colaborador SERVIER

A solução com a Holos

A Holos tem um propósito fundamental em impactar vidas. Com a parceria com a SERVIER, realizamos práticas holísticas com rodízio de profissionais que são especialistas em suas determinadas áreas. Com isso, proporcionamos uma elevação na qualidade de vida dos colaboradores da SERVIER e consequentemente fez com que o rendimento e motivação também fossem aumentados. 

A SERVIER, portanto, ao implementar as soluções em terapias holísticas para cuidar da saúde mental de seus funcionários está um passo à frente em relação ao crescimento não somente da empresa, mas de toda a equipe. 

Os benefícios no ambiente corporativo pelas técnicas aplicadas são grandes, pois elas diminuem o ritmo de trabalho, focalizam na energia e aumentam a consciência, foco, atenção e concentração.  

Por isso, é chegada a hora de ser. Conheça mais sobre a empresa aqui e descubra todos os benefícios que sua empresa pode adquirir ao cuidar da saúde mental de seus funcionários. 

bem-estarPowered by Rock Convert