ferramentas rh

Ferramentas de RH: conheça as 6 principais do mercado

Nos últimos anos, a transformação digital fomentou grandes mudanças nas mais diversas esferas da sociedade, impulsionando diferentes comportamentos de consumo e relações de trabalho. Com isso, as empresas têm investido em ferramentas inovadoras de RH, como forma de lidar com as novas demandas de profissionais do mercado.

A forte presença da tecnologia dentro das organizações modernas traz consigo uma infinidade de benefícios, especialmente quando se tratam de recursos voltados para as necessidades do departamento de Recursos Humanos, como aumento da produtividade, melhoria na tomada de decisões, mais eficiência na mensuração de desempenho, entre outros aspectos cruciais para a gestão de pessoas.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça as 6 melhores ferramentas de RH e quais as vantagens de implementá-las no cotidiano da empresa. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Neste conteúdo, você verá as seguintes informações:

  • O que são ferramentas de RH?
  • Quais são as melhores ferramentas de RH?
  • Quais vantagens as ferramentas de RH podem oferecer?

O que são ferramentas de RH?

Com o grande salto evolutivo da tecnologia nas últimas décadas, inúmeras soluções foram criadas para as mais diversas necessidades da vida moderna. Dado o contexto, as ferramentas de RH nada mais são que o uso de recursos tecnológicos em um dos setores mais importantes para o cotidiano organizacional.

Essas ferramentas permitem o acesso e o tratamento de diversas informações essenciais para a gestão de pessoas. Sendo assim, é correto afirmar que as empresas que não as utilizam tendem a se tornarem obsoletas e perderem força de competitividade diante do mercado.

O fato é que, embora o conhecimento técnico da equipe de Recursos Humanos seja fundamental, a tecnologia é capaz de potencializar a força desse departamento, transformando-o em um setor estratégico. Resumindo, o uso das ferramentas de RH é fundamental para que a empresa possa promover — de forma clara e eficiente — o desenvolvimento do seu ativo mais importante: o capital humano.

Quais são as melhores ferramentas de RH?

Agora que você já sabe o que são ferramentas de RH, mostraremos uma lista com as principais alternativas que podem ser implementadas no cotidiano operacional e na gestão de pessoas em sua empresa.

1. Pesquisa de clima organizacional

O ambiente de trabalho de uma empresa é um dos pontos cruciais para o engajamento e a motivação dos colaboradores. Dessa forma, uma importante ferramenta de RH é a pesquisa de clima organizacional, sendo considerada um dos recursos estratégicos de maior eficiência.

Com essa ferramenta, é possível realizar diagnósticos a respeito do ambiente de trabalho e mensurar aspectos que impactam diretamente na produtividade da equipe, tanto de forma positiva quanto negativa. Dessa maneira, os gestores podem desenvolver planos de ação e tomar atitudes para intervir e transformar o ambiente profissional.

2. Gamificação

Essa é uma das ferramentas de RH que começou a ser usada pelo setor recentemente, mas que já é considerada indispensável pelas organizações modernas e que se mantêm alinhadas à transformação digital.

A premissa da Gamificação consiste na inserção de técnicas e elementos de jogos digitais nos processos operacionais da equipe de colaboradores. Isto é, um jogo personalizado é criado com base no perfil dos profissionais e na realidade da empresa. Seu objetivo é mensurar o desempenho, as competências e até mesmo motivá-los a alcançar as metas da organização.

Assim, a empresa também consegue inserir um elemento lúdico no processo seletivo, gerando inovação para o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, assim como uma ferramenta capaz de avaliar o desempenho e os resultados da empresa com muito mais precisão e agilidade.

Por exemplo, é possível usar o sistema de atingimento de metas e personalização das recompensas para deixar os processos seletivos mais leves. A Gamificação também pode ser usada como ferramenta de capacitação nos treinamentos profissionais ou no aperfeiçoamento de novos integrantes da organização — processo de Onboarding.

3. Avaliação de desempenho

Não é nenhuma novidade que o capital humano, isto é, os profissionais que integram a equipe da empresa, são os responsáveis pela geração de resulta9dos para o negócio. Isso faz com que a mensuração da performance seja uma das ferramentas de RH mais importantes na hora de analisar os resultados individuais e coletivos da organização.

Esse recurso é crucial para uma análise do desempenho dos profissionais e uma avaliação quantitativa da produtividade de uma maneira geral. Essas informações são essenciais para identificar os melhores talentos dentro da empresa, investir em treinamentos e capacitação, e realizar as devidas recolocações dentro do ambiente de trabalho.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

4. Plataforma de treinamentos

Em tempos de transformação digital no RH, sabemos que o investimento em capacitação profissional é muito importante não apenas para que a equipe que integra a força de trabalho da empresa se mantenha preparada para lidar com os desafios e novas demandas do mercado, como também é uma ferramenta essencial para a motivação e o engajamento dos profissionais.

Uma vez que a empresa demonstra preocupação com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, o clima organizacional é positivamente impactado, gerando uma sensação de pertencimento e colaboração dentro da empresa. Além do mais, quanto maior o nível de preparo e capacitação, maior a força competitiva da empresa em meio aos seus concorrentes de mercado.

Sendo assim, uma das ferramentas de RH que podem trazer grandes mudanças para uma empresa é uma plataforma de treinamentos virtuais. De forma simplificada, esse recurso consiste em um sistema ou software que atua no ambiente virtual, possibilitando que a empresa ofereça treinamentos, cursos e capacitações específicas aos seus colaboradores totalmente à distância.

Esse tipo de ferramenta se tornou muito popular com o aumento da demanda de trabalho no formato home office, embora já fosse muito comum em empresas de áreas ligadas à tecnologia.

Entre suas inúmeras vantagens, está o fato de que o material permanece disponível a qualquer hora do dia, permitindo que a equipe tenha autonomia para fazer consultas ou aprimorar suas habilidades sempre que desejar. Com isso, a mão de obra da empresa se torna muito mais qualificada e coerente com a rotina de trabalho.

5. People Analytics

Essa ferramenta de RH consiste no uso dos dados gerados diariamente dentro da empresa como forma de identificação e previsão de comportamentos por parte dos profissionais. Para isso, é muito importante que sejam usados programas de análise de dados e as fontes adequadas para coleta de informações conforme os objetivos e necessidades.

Basicamente, essa prática permite que o RH preveja comportamentos de candidatos em processos seletivos, identificando importantes variáveis que interferem na satisfação da equipe, na produtividade e na avaliação de desempenho.

6. Plataforma de recrutamento e seleção

Uma plataforma de recrutamento e seleção, como a Gupy, torna a rotina do departamento de RH muito mais simples, ágil e eficiente. Os processos pertinentes à contratação e demissão de profissionais da empresa se tornam muito menos burocráticos e complexos.

O fato é que esse tipo de sistema conta com uma infinidade de recursos para facilitar todas as etapas envolvidas no ciclo de vida de um profissional na empresa, ou seja, desde os processos seletivos, passando pelo recrutamento e contratação, até a demissão ou desligamento voluntário.

Quais vantagens as ferramentas de RH podem oferecer?

Para finalizarmos, vale a pena destacar os principais motivos pelos quais as ferramentas de RH são consideradas indispensáveis no dia a dia das empresas com perspectiva de mercado.

Melhor uso do tempo

Na era da informação digitalizada, sabemos que o tempo é um recurso cada vez mais escasso e, por isso, valorizado. Dado o contexto, uma das vantagens de modernizar os processos operacionais do RH é a economia de tempo que ferramentas modernas podem proporcionar.

O fato é que existem tecnologias capazes de armazenar e interpretar informações automaticamente, sendo muito mais eficientes que as obsoletas planilhas ou documentos impressos que demandavam horas intermináveis e muita energia da equipe do RH.

Aumento da produtividade

Com menos tempo e trabalho do RH sendo desperdiçado com tarefas operacionais repetitivas, a equipe pode dedicar sua energia às responsabilidades de mais importância dentro da empresa.

Ou seja, as ferramentas de RH contribuem com o aumento da produtividade, visto que ajudam a desburocratizar processos complicados e conferem agilidade aos gestores, permitindo que o tempo “livre” seja investido na busca de soluções estratégicas.

Personalização dos processos

Não importa qual seja o porte da empresa ou área de atuação no mercado, o fato é que as ferramentas de RH oferecem os recursos necessários para que os processos operacionais sejam adaptados à cultura organizacional.

A plataforma da Gupy citada, por exemplo, pode ser personalizada para que a empresa usufrua das melhores oportunidades de desenvolvimento, garantindo resultados exponenciais não apenas ao departamento de Recursos Humanos, mas à organização como um todo.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, as ferramentas de RH são recursos tecnológicos que trazem inovação e transformação digital à gestão de pessoas, facilitando os processos de contratação, demissão e gerenciamento de talentos da empresa. Em tempos de informação digitalizada e mudança no comportamento de consumo, é crucial alinhar a empresa com a modernização do mercado.

bem-estarPowered by Rock Convert