SIPAT

SIPAT — o que é como fazer na sua empresa nos dias de hoje

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é sobre a preocupação com o bem-estar e saúde mental dos colaboradores, e uma das semanas mais importantes em uma empresa. Esse é o nome dado a um período de atividades voltadas para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 

Isso porque o ambiente de trabalho afeta diretamente na rotina, produtividade e motivação dos colaboradores que, claro, desejam estar em um ambiente seguro e confortável. 

Uma empresa séria deve mostrar seu papel social e que realmente se preocupa com o ser humano, assim como o que faz para garantir um bom espaço de trabalho para seus profissionais. 

Por isso, eventos como a SIPAT são de extrema importância, pois é uma ótima oportunidade para discutir e ampliar a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. 

A SIPAT busca através de talks, treinamentos, gincanas, sessões de meditação, yoga, reiki, mindfulness e outras atividades para estimular o trabalhador ao autocuidado e autoconhecimento. Por meio disso é possível tornar o ambiente mais seguro, trazendo um processo de melhoria contínua na empresa. 

Dito isso, é importante que você busque a ajuda de especialistas para realizar a SIPAT, pois eles saberão como passar informações para seus colaboradores da forma mais assertiva possível. É só se planejar para conseguir elaborar uma boa SIPAT! 

Continue a leitura para você saber mais sobre ações para se fazer em sua empresa na SIPAT!

Qual a importância de realizar a SIPAT em 2021? 

Desde o início da pandemia do Coronavírus em 2020 foi necessário a adaptação de um novo cenário no ambiente de trabalho. A instauração do isolamento social fez com que várias pessoas migrassem para o home office e com isso, eventos e treinamentos que eram oferecidos pelas empresas tiveram que ser adaptados para o modelo online. 

Apesar das mudanças ocorridas por conta da pandemia, a situação antecipou várias tendências e acelerou exponencialmente a transformação digital na realidade das empresas. 

A maioria das coisas como conhecemos foi para o modo online e isso inclui também a SIPAT, porém com outros desafios e trazendo atualizações da segurança de trabalho necessárias nesse novo contexto. 

O Brasil apresenta um registro de acidentes no ambiente de trabalho a cada 4 horas, sendo um assunto extremamente pertinente e que deve ser amplamente abordado em uma empresa, visto que a inadimplência, absenteísmo e ações de risco realizadas por trabalhadores são as principais causas de acidentes de trabalho. 

Por isso, realizar a SIPAT é ainda mais essencial em 2021!

A prevenção desses acidentes é uma forma de preservar a saúde, bem-estar e integridade dos funcionários, mas também uma forma de proteger o colaborador e a empresa por eventuais acidentes. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Seu propósito é fazer com que as equipes relembrem comportamentos de segurança que são normalmente esquecidos, trazendo para a prática alguns conhecimentos técnicos. O objetivo da SIPAT é criar uma cultura de prevenção. 

Portanto, há uma necessidade latente de falar sobre os cuidados, precauções e formas de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Além disso, precisamos falar sobre como criar um ambiente com uma cultura organizacional que preze e cuide do bem-estar, saúde mental, física e emocional do colaborador. 

É possível inovar com os modelos de SIPAT com inteligência e tecnologia, possibilitando disponibilizar a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.  Afinal, a empresa só pode funcionar com a promoção da saúde e valorização da vida.

Como fazer uma boa SIPAT na pandemia?

Desde o início da pandemia vivemos uma vida com mais cuidado e segurança. Esse tema está diretamente relacionado com o objetivo da SIPAT.   

Por estarmos mais atentos com as questões de saúde, essa é uma boa hora para falarmos do trabalho em home office, suas facilidades e dificuldades, sobre ergonomia, processos adaptativos, inserção de novas ferramentas digitais e como isso possibilita novas realidades. 

Para realizar uma boa SIPAT é essencial que a empresa esteja cuidando de seus colaboradores e sua saúde física e mental por meio de restrição de ambientes, distanciamento e higienização intensa em setores que não é possível aderir ao home office. 

Aos colaboradores que estão em home office é importante realizar uma SIPAT que entenda a nova rotina de cada um e permita pausas ou realize ações que busquem ajudar na postura, respiração e foco. 

Dessa forma, uma SIPAT online surge como excelente solução para agregar informações de prevenção, saúde e segurança, sem expor os funcionários e a empresa a contaminações.

Por isso, a SIPAT 2021 é uma oportunidade interessante para discutir essa experiência, além de gerar mais conhecimento para os colaboradores.

Como organizar a SIPAT

  • Defina a equipe responsável: determinar quem serão as pessoas responsáveis pela organização do evento é primordial. 
  • Crie um plano de ação: delegue tarefas para cada membro da equipe e planeje o evento. É necessário ter pessoas responsáveis pela divulgação interna, pesquisa de temas e palestrantes, contato com empresas para execução do evento. Ter reuniões periódicas para tratar do cronograma também é essencial.
  • Faça uma divulgação na empresa: uma boa divulgação interna pode ajudar no engajamento na SIPAT. Todos os meios de comunicação são válidos, desde o cartaz no painel de avisos ao e-mail e lembrete do evento. 
  • Dê feedbacks: saber a opinião dos participantes ao final da SIPAT é fundamental para descobrir os acertos, erros e o quanto a semana de prevenção foi efetiva.  

Temas para falar na SIPAT 2021

No planejamento de uma SIPAT, um dos temas mais importantes é a definição do tema central, pois é por meio dele que se irá montar a programação da mesma. Neste quesito, devemos ter em mente qual a função de uma SIPAT e não podemos errar na interpretação do seu objetivo. Alguns temas que podem ser abordados são:

  • Trabalho em equipe;
  • Saúde mental;
  • Segurança nas áreas da empresa;
  • Integração / produtividade / engajamento;
  • Dicas para uma vida mais saudável;
  • Prevenção de doenças diversas;
  • Mudanças / adaptação para mudanças.

Como motivar os colaboradores a participar da SIPAT

Engajar os colaboradores às vezes pode ser uma tarefa difícil e desafiadora, porém completamente necessária para alcançar os resultados esperados. Ou seja, é preciso que eles consigam aplicar os conhecimentos adquiridos na SIPAT em seu dia-a-dia. Mas como?
Aqui vão algumas dicas: 

  • Abra o espaço para a sugestão de temas, pois assim você poderá realizar um evento de acordo com as necessidades de seus colaboradores. Também vale perguntar se há algum palestrante que eles gostariam muito de ouvir e tentar contratá-lo.
  • Faça um coffee break! Em SIPATs presenciais ofereça um café e um bom lanche e caso seja online, ofereça um voucher para o funcionário poder comer um lanche especial da padaria perto de sua casa.
  • Deixe um dia dedicado para a família, possibilitando o colaborador a levar algum membro familiar a visitar seu ambiente de trabalho e conferir qual a rotina do colaborador. 
  • Intercalar palestras com atividades dinâmicas pode ser extremamente produtivo, pois auxilia na manutenção da atenção com alguns momentos de descontração. 
  • Promover rodas de conversa podem engajar bastante os colaboradores, pois permitem que eles dividam o que aprenderam, além de poder desabafar sobre suas dificuldades e também fortalecer as relações interpessoais. 

SIPAT com a Holos

A Holos também oferece soluções para realização de SIPATs. Talks, palestras, sessões de meditação, yoga, reiki, mindfulness, musicoterapia e tantas outras ações podem ser um diferencial na hora de realizar sua SIPAT e pode aumentar o engajamento como também a produtividade de seu colaborador. 

Com ações 100% onlines a Holos oferece segurança e desenvolvimento para os colaboradores de sua empresa e contribui para o aumento de rendimento deles, além de mensurar os resultados. 

Ficou interessado em contratar a Holos para a realização da SIPAT em sua empresa? Entre em contato conosco!

bem-estarPowered by Rock Convert