saude fisica e mental

8 hábitos que ampliam saúde física e mental no local de trabalho

A realidade do trabalho atualmente difere da realidade de alguns anos atrás, isso porque nos dias atuais passamos mais tempo sentados, em frente a um computador, principalmente depois da adoção do home office. O ambiente de trabalho e a rotina de muitos mudaram e, por isso, adotar hábitos saudáveis no dia-a-dia é um grande desafio, porém não precisa ser. 

Existem vários hábitos simples para colocar o corpo em movimento durante o horário de trabalho, que auxiliam a ampliar a saúde física e mental. Se a empresa ainda não oferece práticas como ginástica, yoga ou pilates, você pode fazer esses exercícios na sua casa por conta própria. 

Além de exercícios físicos diários, é importante também lidarmos com exercícios para a mente, como meditação e mindfulness. Uma boa saúde, a prevenção de enfermidades e desequilíbrios orgânicos podem ser contornados apenas com mudanças de hábitos, o que traz inúmeros benefícios. 

Um bom exemplo de qualidade de vida é dormir bem, ao acordamos depois de uma boa noite de sono temos mais disposição para enfrentar os desafios do dia, ocorre também a diminuição do estresse, além de melhorar o metabolismo e evitar doenças físicas. O fato é que ao incorporar hábitos saudáveis em nossas rotinas teremos um efeito positivo sistêmico no organismo. 

Os melhores exercícios são os que promovem o alongamento e o relaxamento. Hábitos diários podem ser criados para aliviar o estresse e tensão do trabalho e para isso, podemos realizar uma sessão de 15 minutos de ginástica laboral, por exemplo. Encaixar e tornar o exercício um hábito é extremamente benéfico para o seu corpo e sua mente, o que melhora seu rendimento no trabalho. A seguir você confere alguns exemplos de hábitos para criar e reproduzir cotidianamente no seu trabalho: 

Mente sã e corpo são

O ambiente de trabalho é um local no qual passamos a maior parte dos nossos dias. Por isso é essencial adotar alguns hábitos de proteção e prevenção da saúde nesse espaço. A meditação nesse caso é uma grande aliada para manter o foco, concentração, diminuição do estresse, motivação, entre tantos outros benefícios. 

Além de trabalhar a mente, trabalhar o corpo é fundamental para ter uma boa saúde dentro e fora do trabalho. A junção da mente com o corpo são contribui para o aumento da produtividade e atenção do colaborador, além de tornar o ambiente de trabalho em um lugar mais feliz. Dito isso, mesmo com práticas de atividades de baixo impacto, é comum o colaborador notar maior disposição e preparo para realizar suas tarefas. 

O sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. O hábito de passar muitas horas em comportamento sedentário está diretamente associado à ocorrência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como hipertensão arterial e diabetes.

Por isso é tão importante criar hábitos que quebrem o ciclo do sedentarismo do expediente. Há algumas atividades simples que podem ser aplicadas no ambiente de trabalho para ter uma rotina mais saudável. Confira algumas atitudes abaixo que você pode tornar em hábitos: 

Faça ginástica laboral 

A ginástica laboral é a prática de movimentos corporais de intensidade leve a moderada, realizada no ambiente de trabalho, como estratégia para prevenção de lesões ou desconfortos causados pela atividade profissional.

Já se sabe que as dores articulares, Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as principais doenças ocupacionais. Nesse sentido, a ginástica laboral surge como um dos instrumentos de prevenção dessas lesões.

Faça algumas coisas em pé

Trabalhar o dia todo sentado é a realidade de muitos, por isso só o ato de se levantar e fazer algumas atividades em pé já contribui um pouco para sua saúde. Somente o ato de estar em pé aumenta o nível de gasto energético. 

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Estabeleça metas

Estabelecer metas simples como andar 3km por dia, dar 5.000 passos, beber mais água, meditar todos os dias por 15 minutos, fazem a diferença na saúde física e mental. Ao trabalhar com metas você se sente mais motivado quando as cumpre e avalia os impactos positivos das atividades propostas que você fez. 

Caminhe mais

Ficar sentado o dia todo tem repercussões negativas para a saúde, além de não gastar quase nenhuma energia. Portanto, caminhar mais durante o dia é uma estratégia para esticar as pernas e melhorar a circulação sanguínea. E dá para realizar isso com coisas simples como ir ao banheiro mais distante, ir almoçar caminhando, estacionar um pouco mais longe… o importante é arrumar qualquer motivo para se mexer entre uma atividade e outra, ou durante os intervalos.

Preste atenção à ergonomia 

A ergonomia é uma obrigação da empresa com os colaboradores, e ela se refere a relação que estabelecemos com o ambiente físico em que estamos inseridos. Portanto, cuidar da postura é tão fundamental quanto manter o corpo em movimento no ambiente de trabalho. 

Sentar de forma correta, manter os pés e braços corretamente com uma condição favorável para não desenvolver alguma lesão por esforço repetitivo é essencial para manter um bom relacionamento com o local no qual estamos trabalhando. 

Pratique meditação e yoga

Duas práticas que podem parecer básicas, mas que são de grande ajuda para que as pessoas passem por este momento delicado de forma menos traumática. Os cuidados com a alimentação, o controle da respiração e a própria meditação são alguns deles. 

A meditação, por exemplo, é usada como forma de buscar um equilíbrio maior para lidar com as circunstâncias atuais. O mindfulness, ou a atenção plena, é um tipo de meditação que acessa e estimula áreas do córtex cerebral ligadas à atenção, clareza e concentração. Uma de suas características é a resiliência e também trazer mais tranquilidade para lidar com as adversidades. 

O yoga ensina além da respiração e do controle do corpo a sermos gentis com nós mesmos e com o próximo. Além de ajudar na mente, é um ótimo exercício para postura, respiração e bem-estar. Promove saúde física, mental e emocional. 

Não se esqueça de fazer pausas durante o dia

Ter momentos de pausa é extremamente necessário para nossa mente. Passar o dia todo trabalhando, executando a mesma atividade prejudica o desempenho, criatividade e produtividade. Além disso, faz mal para nossa saúde e impulsiona o cansaço. 

Pausas programadas facilitam na hora de montar sua agenda da semana e otimizam o tempo. Com isso aproveite sua pausa para fazer um alongamento, uma sessão de meditação ou apenas respirar fundo e limpar a mente. Esses intervalos são essenciais e ajudam muito para conseguirmos resolver pendências que estavam difíceis de serem solucionadas.   

Hábitos pequenos no nosso dia a dia podem fazer uma enorme diferença no futuro. Por isso, não deixe de cuidar de você e de sua equipe, invista em programas e soluções preventivas que garantem o bem-estar e desenvolvimento do colaborador. 

A Holos pode ajudar com terapias holísticas como meditação, reiki, pilates, yoga, entre outras práticas que colaboram para o bem-estar do colaborador. Entre em contato conosco e garanta saúde mental para sua equipe! 

 

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