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Mindfulness: o que é e como aplicar em sua vida

“Mindfulness é ter atenção plena, deixar de fazer as coisas no piloto automático e começar a notá-las, conseguindo fazer escolhas mais conscientes”, afirma Alexandre Lunardelli, sócio fundador da Academia de Mindfulness, em São Paulo. 

Nossa mente é cheia de distrações, que nos levam a pensar em várias coisas que não são exatamente uma prioridade para o momento em que nos encontramos. Por exemplo: às vezes recebemos uma simples notificação do celular para ver brevemente o que está acontecendo e quando percebemos já se passaram horas do nosso dia. Focar é uma tarefa difícil e o mindfulness pode ser a resposta para se manter presente. 

A técnica de mindfulness busca melhorar seu foco e atenção por meio de exercícios diários para desenvolver a concentração, além de afetar diretamente a felicidade. Em um estudo publicado na Science, pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) apontam que em 46,9% do tempo não estamos prestando atenção no que fazemos. Isso demonstra o quanto nossa mente pode dispersar e nos deixar desanimados por não conseguirmos manter o foco. 

Quando alinhamos nossos pensamentos e prestamos mais atenção em nossas atividades isso nos deixa mais alegres. A prática, que tem se tornado cada vez mais popular, melhora o foco, a produtividade, autocontrole e diminui a ansiedade e o estresse. 

A falta de consciência e atenção pode fazer com que você perca momentos importantes em sua vida ou te levar a ter uma síndrome de burnout, ou até uma crise de ansiedade que irá afetar consideravelmente sua produtividade. Devido à pandemia da COVID-19 todos esses fatores podem ser altamente prejudiciais e intensificados. 

Nesse artigo iremos te explicar mais sobre o que o mindfulness é e faz, como aplicar em sua vida, seus benefícios e como a técnica pode influenciar no trabalho e na vida pessoal. 

Mas, o que o mindfulness faz? 

O mindfulness é a união de dois termos em inglês: mind, que significa mente; e fulness, derivado de full, que significa cheio, completo. Ou seja, a tradução para o termo é atenção plena, que consiste na presença total da mente naquilo que estamos fazendo. 

É um conjunto de técnicas práticas, cientificamente comprovadas, que ajudam a manter o foco no agora, sem deixar o passado ou futuro afetar sua mente, tornando-a mais desperta e saudável. O objetivo do mindfulness é sair do estado de falta de consciência e viver uma vida com atenção plena no momento presente. 

Nosso cérebro está sempre em busca de prazer e conforto e isso quer dizer que quanto mais consciente você estiver nas decisões que precisa tomar, menos energia você irá gastar e consequentemente será mais confortável para o cérebro. O mindfulness ajuda a sair do “modo automático” de viver, sendo transformador após um tempo de prática. 

A prática, portanto, é um exercício diário de se concentrar no agora, mantendo uma consciência do momento presente  – nossos sentimentos, emoções, desconfortos, ambiente em que estamos etc. Mais do que isso, é prestar atenção sem julgar os acontecimentos, aceitando-os e abraçando-os sem julgamentos.  Com isso, aprendemos a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios cotidianos.

Como aplicar em sua vida? 

Há algumas formas de aplicar a técnica de mindfulness na sua vida tanto pessoal, quanto profissional. Separar os problemas da vida pessoal e do trabalho é praticamente impossível, porém no expediente é de extrema importância manter sua atenção plena para suas funções, afastando os pensamentos divagantes e resgatando-os apenas no momento em que você realmente puder resolver. 

O ato de controlar a respiração, seja através da meditação ou do yoga é muito importante para conseguirmos atingir a atenção plena, pois, por meio da respiração conseguimos melhorar nosso autocontrole e foco. Reserve de cinco a dez minutos para realizar uma atividade que te ajude a focar na respiração para trazer calma e concentração para fazer suas tarefas. 

Um fator muito importante para conseguir aplicar o mindfulness é se afastar do celular e das redes sociais, pois eles atrapalham e muito na concentração. O vício no celular pode causar problemas no trabalho, por isso só utilize o aparelho se for essencial. 

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Planejar atividades e montar uma agenda é o que faz alguém ser proativo e competente. Monte uma lista com suas prioridades e coloque em sua agenda, seus compromissos e aprenda a se organizar de maneira assertiva, pois assim será mais fácil direcionar sua atenção para cada atividade. 

Para conseguir manter a atenção plena em suas atividades diárias é necessário realizar pausas para recarregar as energias e não sobrecarregar o corpo. Faça um alongamento ou uma pequena meditação a cada duas horas. Vale a pena fazer os exercícios de focar na qualidade da respiração e assim, aumentar o foco e concentração. 

Os benefícios que a prática pode trazer

A prática de mindfulness permite a seus praticantes serem capazes de reagir de forma mais racional e pacífica em momentos de estresse. Dito isso, é possível afirmar que não há tanto desgaste no dia-a-dia e há mais serenidade ao lidar com situações estressantes, sendo capaz de tomar sempre uma decisão mais assertiva. 

Há uma enorme melhora na qualidade de vida das pessoas que praticam o mindfulness, pois conseguem reagir de forma mais ponderada e consciente. Além disso, é comprovado que a prática é benéfica ao próprio corpo, visto que o estresse é responsável por muitos problemas diários. 

A prática pode ajudar a diminuir a ansiedade, depressão, cansaço, queda de desempenho, além de aumentar o foco, produtividade, concentração e trazer diversos outros benefícios. A melhoria da felicidade do praticante é outra das vantagens do exercício de mindfulness. 

Mindfulness, produtividade e trabalho

O estado de atenção plena que a prática proporciona afeta significativamente as performances diárias, aumentando sua produtividade e concentração. Perder o foco durante o dia e o trabalho pode gerar consequências negativas, por isso a prática é tão recomendada atualmente. 

O estado de “flow”, que vem da atenção plena, significa fluir, no qual é um estado mental em que o indivíduo se sente realizado e completamente envolvido na atividade em que ele está realizando. É um desafio enorme chegar a esse estado mental, porém com treino diário e foco é possível chegar lá. 

Os exercícios da prática de mindfulness são utilizados por diversas empresas e também como técnicas terapêuticas. Iremos mencionar 3 meios para conseguir chegar a atenção plena, conseguindo assim aumentar a concentração e o foco. 

Meditação

A meditação traz benefícios fantásticos, pois ela ajuda na respiração, no foco e concentração ao trabalhar diretamente com nossa mente. Há diversas formas de guiar uma meditação e o mindfulness é uma delas. 

Eliminação das distrações

O hábito da atenção plena pode ser utilizado para todos os momentos de sua vida e com a prática é possível perceber o quanto somos distraídos e perdemos tempo com coisas que tiram nosso foco.

Ao criar a consciência do que nos distrai, fica mais fácil identificar como manter a nossa atenção nos momentos e acontecimentos ao nosso redor. Quando eliminamos nossas distrações, sentimos mais facilidade ao focar no momento presente. 

Técnicas de respiração

Técnicas de respiração podem ser usadas em todos os momentos de nossas vidas, principalmente para ajudar com a ansiedade, estresse e perda de foco. Uma boa respiração ajuda você a ficar mais calmo e centrado. Com o treino, é possível fazer em qualquer lugar e tornar a respiração de qualidade em um “modo automático” frente a momentos difíceis e de estresse. 

A prática de mindfulness tem se tornado cada vez mais essencial nos ambientes corporativos para auxiliar na produtividade, concentração e foco dos colaboradores em suas atividades diárias. Na Holos nós possuímos meditações com o foco em atenção plena, como também outras práticas que tornam o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

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