saudementaleroi

Qual a relação entre a saúde mental e o ROI do seu maior ativo?

Muito se fala sobre saúde mental no mundo corporativo desde o início da pandemia, entretanto, esse tópico é extremamente sensível dentro das empresas que geralmente não investem tanto no bem-estar do funcionário. Isso pode ocasionar muitos custos para as elas, com colaboradores afastados por depressão, ansiedade e outras doenças.

Problemas mentais são a segunda maior causa de afastamento e incapacidades no país, o que é de fato muito preocupante e apesar de se um assunto cada dia mais em pauta, ele ainda é visto como tabu. 

Nas corporações os índices de produtividade e lucratividade podem ser diminuídos e aumentam consideravelmente no aumento de custo por funcionário. Um estudo realizado pela London School of Economics and Political Science aponta que a depressão custa às empresas brasileiras mais de R$ 300 bilhões em perda de produtividade.

De acordo com pesquisas da revista HSM, somos o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, só ficamos atrás do Japão quando o indicador é o estresse. 

Saúde mental pode aumentar a produtividade 

A qualidade da saúde mental do colaborador tem preocupado cada vez mais os gestores a cuidarem e investirem nela nas empresas. E com razão, dado que a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a perda de produtividade e lucratividade gerada pela ansiedade e depressão tem um custo estimado de 1 trilhão de dólares por ano

Por ser tão importante e tantas pessoas sofrerem com doenças mentais, cuidar delas é decisivo para o crescimento da empresa. Uma cultura organizacional que favorece a saúde mental dos colaboradores é uma questão de segurança do trabalho e cuidado com o outro. 

A partir disso, é evidente a necessidade das organizações desenvolverem programas e estratégias para tornar o ambiente de trabalho em um lugar melhor, aumentando assim o bem-estar. Para isso, ações estratégicas e efetivas são imprescindíveis para sair do senso comum e investir corretamente para garantir que os objetivos sejam alcançados, tanto para a empresa quanto para os funcionários. 

Ou seja, investir em saúde mental ajuda a garantir com que os colaboradores estejam motivados e consequentemente sejam mais produtivos. Isso porque um ambiente saudável com uma cultura organizacional estruturada e líderes mais empáticos e emocionalmente estáveis trazem enormes benefícios para a empresa e a equipe.  

A importância de um ambiente corporativo saudável

Lideranças que criam um ambiente de trabalho baseado em uma cultura organizacional que visa dar voz aos colaboradores inspiram, desafiam e fazem com que o time evolua significativamente. 

Assim, bom ambiente de trabalho pode ser caracterizado em quatro elementos que inspiram seus funcionários:

Propósito

Todo ser humano tem uma necessidade de entender o motivo de fazer o que faz, por isso há uma enorme necessidade de conhecer suas atividades. O propósito de uma empresa deve ser bem delineado e não deve somente “existir”. Deve haver o compromisso com a verdade ao se definir esse elemento. 

A realidade é que, o autoconhecimento ajuda com que o profissional reconheça seus propósitos e se conecte com o da empresa, o que origina uma bela parceria. 

Desafios

O desafio é o fator-chave para o desenvolvimento e crescimento. O que faz com que o trabalho seja fluido e focado em estado de imersão com suas atividades. Sendo caracterizado como um sentimento de envolvimento e sucesso no processo da tarefa. Isso só acontece por meio de desafios e tamanho da competência. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Pertencimento

A sensação de pertencimento em uma empresa e uma cultura fazem grande diferença em um ambiente de trabalho, pois isso aumenta a conexão do colaborador com o propósito e aumenta consequentemente a produtividade. 

Faz parte da necessidade humana se sentir parte de algo, e, quando isso ocorre no trabalho as tarefas e adversidades se tornam mais simples de serem resolvidas. Tudo isso é claramente visível no estudo realizado pelo Boston Consulting Groups, que entrevistou mais de 200 mil pessoas ao redor do mundo, levantando os principais fatores que motivam uma pessoa no seu trabalho. A sensação de pertencimento foi considerada uma das mais importantes.  

Reconhecimento

O reconhecimento e sentimento de contribuição é essencial para que o colaborador reconheça os outros elementos como parte da cultura organizacional da empresa. Esse fator vai além do cumprimento de carga horária como única forma de reconhecimento, uma vez que apenas isso diminui consideravelmente a motivação e engajamento do funcionário para a empresa. 

O reconhecimento do líder é essencial para manter a motivação e é um fator decisivo para manter um engajamento e aumentar a produtividade. É necessário, portanto, que além dos elementos anteriores, a empresa exalte o trabalho de seu colaborador. Ao ter celebração, comemoração e reconhecimento de um bom trabalho, o funcionário tem mais energia para continuar fazendo seu trabalho da melhor maneira. 

Estimule práticas mentais

Atividades que desenvolvam a saúde mental e aumentem a concentração são extremamente válidas e necessárias. Um bom exemplo é a meditação, cujo objetivo é controlar a própria mente e ganha cada vez mais espaço nas organizações. Os impactos percebidos com técnicas mentais são sempre positivos. 

Práticas como mindfulness auxiliam no combate a ansiedade e depressão de modo a aumentar o controle sobre o eu e estar atento sobre tudo que acontece dentro de si e ao seu redor. 

Outras práticas como yoga, reiki e terapias auxiliam na concentração, autoanálise, criatividade e produtividade. De acordo com pesquisas, essas práticas resultam em resultados positivos nos praticantes, melhora a regulação comportamental e aumenta o bem-estar. 

Health Techs: a solução que você precisa 

Fazer o ambiente de trabalho ser mais agradável e produtivo atualmente é bem mais fácil do que antes, isso porque é possível fazer tudo de forma online e a Holos pode te ajudar nisso! 

Nós já auxiliamos diversas empresas com nossas terapias holísticas que buscam trabalhar o autoconhecimento. Realizamos grupos de meditação online, entre outras terapias e talks com profissionais de psicologia organizacional, todos os dias e já ajudamos grandes empresas a alcançar uma cultura que cuida da saúde mental de seus colaboradores. Nós podemos implementar uma solução personalizada para a sua empresa, aumentando assim o bem-estar dos seus colaboradores. 

Na última pesquisa que fizemos com nossos clientes, para a grande maioria dos participantes das salas de meditação semanal, 94%, essa prática pode contribuir para o bem-estar emocional no ambiente de trabalho e somente 6% acreditam que não.

Várias empresas ao redor do mundo já aderiram às health techs para cuidar melhor de seus funcionários, principalmente no cenário de pandemia, no qual a ansiedade e o estresse têm sido constantes. 

Aderir a essas práticas é a solução que você precisa para tornar sua empresa um lugar melhor de se trabalhar, pois, elas ajudam a diminuir a ansiedade, estresse, o burnout e as taxas de turnover. Uma vez incorporada, há uma diminuição significativa de performances ruins, diminuição do crescimento e produtividade da equipe. 

Se você acredita que essas soluções farão diferença em sua empresa e a tornará um melhor lugar de se estar, entre em contato conosco e conheça nossas soluções! Com certeza que sua equipe – e a corporação em geral – se beneficiará com as práticas holísticas da Holos. 

bem-estarPowered by Rock Convert