produtividade

Produtividade no trabalho: como melhorar o desempenho da sua equipe

Fazer mais com menos é a essência do que é produtividade no trabalho.

A produtividade é algo que nos é cobrado diariamente no trabalho e em várias partes de nossas vidas, afinal, temos que produzir para conseguirmos viver. Por isso, é muito comum nos perguntamos se existe alguma forma de aumentar a produtividade. E a resposta é: sim. Existem diversas técnicas de produtividade e foco que podemos colocar em prática de forma simples. 

O desafio da produtividade é entregar mais usando a menor quantidade de recursos possíveis. E, para entender corretamente o que é produtividade no trabalho, devemos considerar o posicionamento da empresa, sua cultura e cuidado com os colaboradores. 

Dito isso, precisamos ter cuidado ao mensurar produtividade, pois ela pode ser influenciada por diversos fatores como um ambiente de trabalho ruim, expectativas irrealistas, alto nível de pressão, falta de cuidado com a saúde mental, entre tantos outros. 

Conhecer ferramentas tecnológicas que auxiliam na gestão e produção, além de boas práticas para alcançar um alto nível de desempenho é fundamental. Com tantas tarefas e funções a serem feitas, disciplina é essencial para evitar distrações e manter a produtividade necessária para performar no trabalho da melhor forma possível. 

Quando há falhas e ineficiências nos processos iniciais da empresa, toda a performance da equipe é prejudicada. Porém, quando há a adoção de práticas e ferramentas que analisam a qualidade e foco no trabalho, é possível então aprimorar o desempenho pessoal e eficiência de toda a organização. 

Mas, afinal, o que é realmente a produtividade no trabalho? 

Podemos dizer que produtividade é o desempenho do seu trabalho e das demais pessoas em sua equipe. O conceito de produtividade foi desenvolvido nas organizações com a intenção de avaliar e melhorar o desempenho delas. 

A partir disso, podemos dizer que ser produtivo é ter um bom desempenho de suas funções, independentemente da sua hierarquia de trabalho. A produtividade no trabalho é a capacidade dos colaboradores de desenvolver suas tarefas de forma assertiva para que a empresa continue com seu ciclo de produção. A produtividade é um estado ativo que você escolhe adotar, praticar e implementar.

No livro Productivity management: a prática handbook (International Labour Organization, 1987), Joseph Prokopenko destaca que o tempo é um bom denominador para a produtividade, pois se trata de uma medida universal que está além do controle humano.

“Quanto menor o tempo necessário para alcançar o resultado desejado, mais produtivo é o sistema”, pontua o autor.

É importante pontuarmos a diferença entre produção com alta produtividade. Produzir e ser produtivo tem muito mais a ver com a prioridade das tarefas, que devem ser executadas por ordem de urgência do que somente produzir uma gama de atividades. 

Porque devemos manter a produtividade no ambiente de trabalho? 

A produtividade é extremamente importante porque ela é um dos principais pilares de motivação entre os colaboradores além de quando se faz presente no ambiente de trabalho, é um fator decisivo para as empresas por evitar taxas de turnover. A produtividade age como um fator de reconhecimento para o profissional em relação ao seu desempenho. 

Entretanto, o fator da produtividade não está somente ligado na produção de toda a empresa, mas sim como cada colaborador realiza o planejamento se sua rotina e seus objetivos a serem cumpridos e alcançados semanalmente ou mensalmente. 

É importante frisar que a produtividade só é possível quando há organização, pois, por meio dela é possível monitorar o tempo gasto para a produção de cada atividade e o processo necessário para a entrega de bons resultados. 

Além disso, um ambiente produtivo traz diversas vantagens para a empresa, tais como: 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert
  • Uso consciente de recursos para atingimento de objetivos com nível de qualidade desejado; 
  • Redução nos custos de operação;
  • Diminuição da rotatividade;
  • Atração de talentos e expansão no mercado;
  • Employer branding;
  • Diferencial competitivo. 

Acompanhar resultados, saber qual atividade está sendo executada por cada membro da equipe e entender a performance individual de cada colaborador é o papel de um bom líder que também influencia na produtividade no ambiente de trabalho. Uma boa gestão de liderança é entender o processo de cada colaborador e exigir dele a partir do que ele consegue entregar. 

Porque controlar a produtividade no ambiente de trabalho? O que deve ser avaliado?

Quando falamos sobre negócios, a produtividade sempre está envolvida, principalmente em relação a aumentar o faturamento e qualidade de serviço. Para isso, é preciso controlar as atividades e metas de toda a equipe. 

Cabe ao líder da equipe ou da organização controlar o nível de produtividade desejada por meio de identificação de eficiência e pontos positivos que podem ser estimulados. A vista de eficiência, o primeiro passo, portanto, para melhorar o rendimento da empresa é acompanhar a rotina de sua equipe e monitorar a jornada de trabalho, seus processos e como cada colaborador trabalha para então conseguir implementar soluções para a melhora de desempenho. 

Como tornar um ambiente corporativo mais produtivo? 

Manter um ambiente corporativo produtivo é bom não somente para a empresa como também para o funcionário que, ao perceber o ambiente em que está inserido, sente mais motivação e foco para desempenhar suas atividades e atingir suas metas. 

Uma empresa que possui funcionários motivados produz cerca de 50% mais segundo pesquisas. Percebe como uma coisa relaciona a outra? Além disso, precisamos ressaltar que uma empresa com uma boa cultura organizacional, que entende que lazer e descanso é essencial para o colaborador, torna todo o ambiente de trabalho mais produtivo. 

E para tornar o ambiente mais produtivo, temos 3 pilares: 1) bem-estar; 2) colaboração; 3) diversidade. 

Bem-estar como fator de aumento na produtividade 

Empresas que cuidam de seus colaboradores e colocam o bem-estar da equipe como prioridade diminuem as chances de seus colaboradores saírem da empresa, de tirar licença médica além de serem mais produtivos e criativos. 

Por isso, é indiscutível que investir em uma cultura de benefícios que cuida do bem-estar e que desenvolve a saúde mental preventiva só traz ganhos para ambas as partes. Essa cultura pode envolver técnicas holísticas, por exemplo, que auxiliam na saúde mental e aumentam muito a produtividade. 

Essas técnicas envolvem meditação, yoga, reiki, mindfulness, entre tantas outras. Todas elas tem comprovação de que fazem a diferença no ambiente corporativo e o tornam mais saudável, além de aumentar o autoconhecimento e autocuidado dos colaboradores. 

Colaboração aumenta o desempenho e produtividade

Ao envolver os colaboradores em decisões e os tornar realmente parte da empresa, o espírito de equipe se fortalece e aumenta a conexão dos funcionários ao realmente se identificarem com o propósito e missão da empresa. 

Melhorar a produtividade na empresa com a colaboração é valorizar as habilidades, conhecimentos e opiniões dos colaboradores que são igualmente valorizados e vistos, independente da posição em que ocupam. 

Uma comunicação interna bem estruturada que inspira confiança para que a equipe se sinta à vontade em compartilhar suas dores e felicidades é essencial. Além disso, dar feedbacks, encorajar os funcionários a falarem o que pensam e usar suas iniciativas para trabalhar juntos é o que faz a diferença no ambiente corporativo. 

Um conjunto de competências bem equilibrado, juntamente com uma divisão inteligente de tarefas, é a base de uma estratégia vencedora. A chave é fornecer às suas equipes um ambiente estimulante, e todos vocês colherão os benefícios.

Diversidade gera tolerância e produtividade

Entender diferenças culturais e conciliá-las é um desafio significativo para qualquer líder. Abraçar a diversidade e superar preconceitos é o pilar para se tornar uma grande empresa. Um trabalho que abraça a pluralidade e as diferenças faz com que a organização se torne um ecossistema completo. 

Bem-estar, colaboração e diversidade são ingredientes-chave na criação de condições de trabalho para funcionários felizes e eficientes. Técnicas integrativas que buscam o desenvolvimento e autoconhecimento dos colaboradores é uma excelente maneira de tornar sua empresa referência de produtividade e satisfação. 

Treinamentos, técnicas holísticas, rodas de conversa e outras soluções fazem com que o ambiente de trabalho se torne um lugar saudável e harmônico, impactando totalmente na motivação, colaboração e aprendizado. A Holos oferece todas essas possibilidades para tornar sua empresa em um ambiente corporativo de sucesso. Entre em contato conosco e entenda mais sobre nossas soluções!