terapia sonora

Terapia sonora: o que é e seus benefícios para o ambiente corporativo

A terapia sonora oferece aos pacientes uma fonte única de conforto e força.

A terapia sonora é um tratamento baseado em evidências que ajuda em uma variedade de distúrbios, incluindo problemas cardíacos, depressão, autismo, abuso de substâncias e doença de Alzheimer. Pode ajudar com a memória, reduzir a pressão arterial, reduzir o estresse, melhorar a autoestima e muito mais.

Com benefícios de longo alcance e em uma variedade de ambientes, os tipos e métodos de terapia sonora tiveram um impacto profundo ao longo dos anos.

Usada em conjunto com terapias tradicionais, psicologia positiva e até mesmo como uma intervenção independente, a terapia sonora oferece uma variedade de benefícios. São esses benefícios que avaliamos aqui.

O que é terapia sonora?

A terapia sonora é o uso clínico da música para atingir objetivos individualizados, como reduzir o estresse, melhorar o humor e a auto expressão. 

É uma terapia baseada em evidências bem estabelecidas na comunidade de saúde. As experiências de terapia sonora podem incluir ouvir, cantar, tocar instrumentos ou compor música. 

E, para praticar, você não precisa necessariamente de habilidades musicais ou talento para a música para sentir os efeitos positivos dessa terapia.

A terapia sonora pode ajudá-lo psicologicamente, emocionalmente, fisicamente, espiritual, cognitiva e socialmente. Uma pequena lista de benefícios inclui:

  • Reduz a pressão arterial.
  • Melhora a memória.
  • Comunicação aprimorada e habilidades sociais por meio da experiência de música com outras pessoas.
  • Auto-reflexão. Melhora a capacidade de observar seus pensamentos e emoções.
  • Reduz a tensão muscular.
  • Auto-regulação. Facilita o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento saudáveis ​​para gerenciar seus pensamentos e emoções.
  • Motivação crescente.
  • Gerenciamento da dor.
  • Alegria crescente.

A terapia sonora formal foi definida e usada pela primeira vez pelo Departamento de Guerra dos Estados Unidos em 1945. Ela ajudou os militares que se recuperavam em hospitais do Exército com terapia ocupacional, educação, recreação e recondicionamento físico.

Quais são os tipos dessa terapia?

A terapia sonora pode ser um processo ativo onde os pacientes desempenham um papel na criação de música, ou passivo, que envolve ouvir ou responder à música. 

Alguns terapeutas podem usar uma abordagem combinada que envolve interações ativas e passivas com a música.

Existem várias abordagens estabelecidas na terapia sonora, incluindo: 

Terapia sonora analítica: 

A terapia sonora analítica incentiva a usar um “diálogo” musical improvisado, cantando ou tocando um instrumento, para expressar seus pensamentos inconscientes, sobre os quais você pode refletir e discutir com seu terapeuta posteriormente.

Terapia cognitivo-comportamental musical (CBMT): 

Esta abordagem combina terapia cognitivo-comportamental (CBT) com música. No CBMT, a música é usada para reforçar alguns comportamentos e modificar outros. Essa abordagem é estruturada, não improvisada e pode incluir ouvir música, dançar, cantar ou tocar um instrumento.

Terapia de música comunitária: 

Este formato é focado no uso da música como uma forma de facilitar a mudança no nível da comunidade. É feito em um ambiente de grupo e requer um alto nível de envolvimento de cada membro.

O método Bonny de imaginação guiada e música (GIM): 

Esta forma de terapia usa a música clássica como uma forma de estimular a imaginação. Neste método, você explica os sentimentos, sensações, memórias e imagens que experimenta enquanto ouve a música.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Psicoterapia vocal: 

Neste formato, você usa vários exercícios vocais, sons naturais e técnicas de respiração para se conectar com suas emoções e impulsos. Esta prática procura criar um senso mais profundo de conexão consigo mesmo.

Benefícios físicos e mentais da terapia sonora

A terapia sonora pode ser altamente personalizada, tornando-a adequada para pessoas de qualquer idade. Também é versátil e oferece benefícios para pessoas com uma variedade de níveis de experiência musical e com diferentes desafios de saúde física ou mental.

Ativar regiões do cérebro que influenciam coisas como memória, emoções, movimento, retransmissão sensorial, algumas funções involuntárias, tomada de decisão e recompensa por meio da terapia sonora traz inúmeros benefícios físicos e mentais.

Benefícios físicos

Ao ouvir e tocar música, bem como ao escrever e cantar, a dor entre os pacientes diminui. A terapia sonora pode ajudar a aliviar a dor e reduzir o estresse e a ansiedade do paciente, resultando em alterações fisiológicas, incluindo:

  • Respiração melhorada
  • Baixa pressão sanguínea
  • Melhora do débito cardíaco
  • Frequência cardíaca reduzida
  • Tensão muscular relaxada

A terapia  sonora demonstrou ter um efeito significativo na eficácia de tratamentos percebidos pelo paciente, incluindo redução da dor, relaxamento, frequência respiratória e níveis mais baixos de ansiedade.

Um corpo relaxado e imagens visuais agradáveis ​​podem substituir a tensão e a preocupação quando são condicionados como uma resposta a uma música calmante familiar. 

O processo de condicionamento ocorre quando ouvir essa música é emparelhado com relaxamento profundo através da prática repetida. Com o tempo, a música sozinha indica a resposta. O protocolo de terapia sonora é projetado para executar várias funções:

Para desviar a atenção da dor ou ansiedade, distraindo o ouvinte com uma música reconfortante.

  • Para fornecer um estímulo musical para a respiração rítmica.
  • Oferecer uma estrutura rítmica para a liberação sistemática da tensão corporal.
  • Sugerir imagens visuais positivas.
  • Condicionar uma resposta de relaxamento profundo.
  • Para mudar o humor.
  • Para se concentrar em pensamentos e sentimentos positivos e para celebrar a vida. 

Benefícios mentais 

O ambiente de trabalho às vezes pode ser bem estressante, gerando uma ansiedade muito grande em algumas pessoas, o que pode causar problemas de saúde. A terapia sonora pode diminuir alguns dos sintomas causados pelo estresse e ansiedade, tais como:

  • Dor de cabeça
  • Tensão muscular ou dor
  • Dor no peito
  • Fadiga
  • Problemas de sono
  • Inquietação
  • Falta de motivação ou foco
  • Sentir-se sobrecarregado
  • Irritabilidade ou raiva
  • Tristeza ou depressão
  • Explosões de raiva

Um dos melhores remédios para o estresse é a música. A música está frequentemente ligada a estados de espírito e certas canções podem fazer as pessoas sentirem uma variedade de emoções, desde alegria, calma, energia ou relaxamento.

Os efeitos da terapia sonora

Espiritual:

A música pode abrir a porta espiritualmente e permitir que você e sua família tenha a oportunidade de explorar suas próprias crenças espirituais.

Cognitivo:

A música pode fornecer um maior senso de controle, maior habilidades de enfrentamento além de diminuir os efeitos da demência.

Social:

A música pode unir as pessoas socialmente, não apenas em grandes reuniões sociais informais, como também no trabalho, colaborando para a união de equipes e times. Dito isso, a terapia sonora tem um efeito positivo muito grande no ambiente de trabalho.

Como a terapia sonora auxilia no ambiente corporativo

Os usos e benefícios da terapia sonora são pesquisados ​​há décadas. As principais descobertas de estudos clínicos mostraram que a terapia sonora pode ser útil para pessoas com ansiedade, para a diminuição do estresse, além conseguir aumentar a produtividade e o foco.

Além disso, a música pode afetar a atenção, emoção, cognição, comportamento e comunicação de um time, por exemplo. Ela também pode ajudar a proporcionar relaxamento e prazer, afetando a percepção de ambiente.  

A música tem vários efeitos sobre a atividade de uma grande variedade de estruturas cerebrais. Estudos de neuroimagem funcional mostraram que ouvir música pode ter efeitos nas estruturas centrais do processamento emocional (as estruturas límbica e paralímbica) em músicos e “não músicos”.

Após ler este conteúdo, você já pensou em oferecer terapia sonora para sua empresa? Ela pode ajudar no autoconhecimento, produtividade, foco, motivação e muitos outros benefícios. Confira uma amostra grátis de nosso produto por meio do nosso evento de saúde mental, Cuidar para Transformar.

bem-estarPowered by Rock Convert