trabalho hibrido

Trabalho híbrido: o que é e seus benefícios

O trabalho híbrido é novo para todos nós. Descobrir como dividir nossas tarefas entre casa e escritório será crucial para o sucesso.

Nos meses desde que as empresas começaram a planejar seus modelos de trabalho pós-pandemia, um conceito-chave que surgiu é “híbrido” – uma estrutura que combina trabalho remoto e dias no escritório. 

O modelo híbrido permite que os funcionários mantenham a flexibilidade que experimentaram ao trabalhar em casa e ainda tenham o tipo de contato no escritório com colegas que fortalece as equipes e a colaboração.

Trabalhadores em muitas nações estão agora começando a voltar aos cargos e a experimentar essa nova forma de trabalhar. 

O padrão híbrido não será familiar para funcionários e empregadores, e alguns trabalhadores podem se perguntar como alocar melhor suas tarefas, de modo que seu tempo em cada ambiente de trabalho seja usado com a máxima vantagem.

Os especialistas sugerem escolher qual trabalho fazer e onde, ser comunicativo com os gerentes e maximizar as interações pessoais pode desempenhar um papel crucial para o sucesso de uma semana de trabalho híbrida.

O que é um cronograma de trabalho híbrido?

Um cronograma de trabalho híbrido é um cruzamento entre trabalhar remotamente e trabalhar no escritório, e muitas vezes é visto como um meio-termo entre os dois, mas talvez seja realmente o melhor dos dois mundos. 

Na pesquisa da Zoom de abril de 2021 com 1.500 trabalhadores remotos nos EUA, 65% dos entrevistados disseram que o trabalho híbrido é o modelo de trabalho ideal e apenas 15% disseram que preferem trabalhar em casa o tempo todo.

Os cronogramas de trabalho híbridos existem em um espectro, com alguns sendo “centrados no escritório” e outros “remotos primeiro”. Eles variam muito dependendo das empresas, equipes e até mesmo indivíduos. 

À medida que a pandemia começa a diminuir em algumas partes do mundo, muitos funcionários esperam ver opções de trabalho mais flexíveis. No entanto, 68% das organizações não têm nenhum plano ou visão detalhada em vigor para o trabalho híbrido, de acordo com um estudo da McKinsey.

Mais importante ainda, o escritório híbrido oferece aos funcionários total liberdade de escolher onde e quando farão seu melhor trabalho. Vamos dar uma olhada em como essa tendência decolou e considerar algumas de suas vantagens.

O trabalho híbrido gera maior produtividade

Um modelo híbrido pode oferecer flexibilidade e capacitar os funcionários a trabalhar com seus pontos fortes, o que, por sua vez, aumenta a produtividade

Ao incentivar uma cultura que vê o trabalho remoto como uma alternativa positiva para a conclusão de tarefas de foco profundo no escritório, as equipes podem encontrar um bom equilíbrio entre criatividade e colaboração. 

Os funcionários que precisam de paz e tranquilidade para se concentrar ou que prosperam em um ambiente de escritório podem ter a opção de trabalhar onde e quando são mais produtivos.

De acordo com o Gartner, as organizações devem investir igualmente em quatro modos de trabalho diferentes para permitir um ambiente híbrido de sucesso:

Síncrono

  • Trabalhando juntos, juntos: As equipes estão localizadas e participam de reuniões em um espaço compartilhado.
  • Trabalhando juntos, separados: as equipes são distribuídas, mas realizam reuniões virtuais.

Assíncrono

  • Trabalhando sozinho, juntos: as equipes compartilham espaços, mas não trabalham ao mesmo tempo.
  • Trabalhando sozinho, separado: as equipes são distribuídas, com indivíduos realizando um trabalho de foco profundo remotamente.

Com quatro modos de escolha, os líderes devem ser cuidadosos ao projetar oportunidades de colaboração e desenvolver as habilidades dos funcionários em cada área. 

O trabalho híbrido usa ferramentas digitais para dar suporte à interação síncrona entre os participantes presenciais e remotos, e essas ferramentas devem facilitar a participação, colaboração e comunicação. Para trabalho assíncrono, concentre-se na transparência tanto quanto possível.

As organizações com os maiores aumentos de produtividade durante a pandemia apoiaram e incentivaram “pequenos momentos de engajamento” entre seus funcionários, de acordo com a McKinsey

Esses pequenos momentos são onde o coaching, o compartilhamento de ideias, o mentoring e o trabalho colaborativo acontecem. Esse aumento de produtividade decorre do treinamento de gerentes para reimaginar processos e repensar como os funcionários podem ter sucesso no trabalho.

O trabalho híbrido melhora a satisfação e cultura do funcionário

Autonomia é a chave para a satisfação dos funcionários: se você fornecer autonomia total e tomada de decisões sobre como, onde e quando os membros da sua equipe trabalham, a satisfação dos funcionários irá disparar.

A autonomia também é importante para os funcionários no local. Os funcionários que retornam ao escritório depois de mais de um ano definindo seus próprios horários precisam sentir que são confiáveis ​​para realizar o trabalho sem um gerente por perto.

Quando não nos vemos todos os dias, é fácil fazer suposições sobre os outros funcionários – mantemos essas suposições positivas, confiando que todos estão fazendo o seu melhor e tomando decisões responsáveis. 

Se não entendermos uma intenção, podemos fazer uma pergunta como. “Você pode me ajudar a entender o que você está fazendo e por quê?” Fazer isso às vezes requer um pouco de coragem, mas os benefícios culturais são enormes.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Ser livre para trabalhar quando e onde quiser tem um impacto positivo significativo na satisfação dos funcionários. 

Em um estudo da SurveyMonkey de 2020, funcionários que trabalhavam remotamente relataram que se sentiam mais felizes do que seus colegas que permaneceram trabalhando no escritório. 

Existem muitas razões para isso, desde os benefícios psicológicos de ter total controle de suas agendas até simplesmente ter um cachorro ao seu lado enquanto trabalham. Ser capaz de se vestir casualmente, cozinhar mais e passar mais tempo com os entes queridos contribuem para esse aumento de humor.

O trabalho híbrido permite mais possibilidades de aprendizagem contínua

Muitas organizações são orientadas para o desempenho – mas muitas vezes, o resultado é que não há tempo suficiente para aprender porque os funcionários estão muito ocupados com o desempenho. 

Uma abordagem focada na produção não permite o desenvolvimento de longo prazo de seus funcionários, e a alta produtividade pode mascarar uma força de trabalho exausta.

Os líderes devem ser humildes o suficiente para reconhecer que o aprendizado não acontece apenas em cursos de treinamento. 

Crie oportunidades diárias de aprendizagem e reflexão. Quando o dia de trabalho compreende reuniões consecutivas, é difícil para qualquer pessoa gerar capacidade mental suficiente para refletir ou processar informações. 

Incentive seus funcionários a dedicarem tempo ao autoconhecimento, aprendizado e reflexão.

A beleza do modelo de trabalho híbrido é que os funcionários podem escolher trabalhar quando quiserem, o que significa que podem programar seu trabalho fora do horário normal de reunião para que possam se concentrar em fazer o trabalho de forma pacífica e sem serem incomodados ou distraídos.

Melhora a colaboração e as relações de trabalho

As reuniões virtuais podem desempenhar um papel muito grande no trabalho híbrido. De acordo com a Microsoft, o tempo gasto em chats semanais do Teams aumentou 45% por pessoa desde fevereiro de 2020, e o tempo de reunião semanal no Teams aumentou mais de 148% – mais do que o dobro do que era em 2020. Precisamos encontrar novas formas eficientes de trabalhar que não envolvam jornadas de trabalho repletas de reuniões.

Para fazer isso, adote a mentalidade de um facilitador – considere como funcionam os relacionamentos humanos e projete processos de trabalho que se ajustem aos hábitos e necessidades dos membros da equipe. 

Facilitar o diálogo sobre como as equipes podem trabalhar juntas ajuda as pessoas a se entenderem melhor, fortalece os relacionamentos e melhora a comunicação.

O trabalho híbrido pode auxiliar na melhoria da saúde mental

De acordo com dados da Microsoft, um em cada cinco entrevistados da pesquisa global disse que seu empregador não se preocupa com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Embora o trabalho e a vida raramente estejam em equilíbrio perfeito, a adequação trabalho-vida pessoal é um aspecto vital de qualquer ambiente de trabalho saudável. E o trabalho híbrido permite que cada funcionário encaixe seu trabalho e sua vida de uma maneira que funcione para eles. Isso reduz o estresse e ajuda a prevenir o esgotamento.

Pense desta forma: o trabalho entra na sua vida, mas raramente a vida entra no seu trabalho. Portanto, se o tempo estiver bom agora, saia e aproveite – você pode terminar seu trabalho mais tarde.

O trabalho totalmente remoto reduz a interação humana, o que pode afetar adversamente o estado mental de seus funcionários. 

Portanto, é importante criar oportunidades que otimizem a comunicação e promovam o bem-estar mental. Isso também fortalecerá as conexões que fazem as equipes prosperarem.

À medida que os líderes buscam sustentar os ganhos de produtividade e, ao mesmo tempo, capacitar os funcionários para que tomem decisões adequadas à vida profissional sob um modelo híbrido, eles precisarão projetar e facilitar condições que incentivem a comunicação e a formação de equipes.

Quando planejado de forma cuidadosa e estratégica, o modelo de trabalho híbrido tem o potencial de levar sua organização a um novo nível de produtividade.

Ações no trabalho que podem auxiliar no cuidado ao colaborador

O trabalho híbrido tem muitas vantagens, porém pode ser um pouco desafiador para algumas empresas. Para implementar ações positivas que consiga alcançar todos os colaboradores e melhorar o bem-estar dos mesmos, além de aumentar a produtividade, trouxemos algumas sugestões:

  • Sempre forneça feedbacks humanizados e construtivos; 
  • Fomente a comunicação clara entre colaboradores; 
  • Abra espaço para a comunicação entre lideranças e funcionários; 
  • Ajude no gerenciamento de atividades e funções; 
  • Ofereça programas de auxílio à saúde mental dos funcionários; 
  • Crie oportunidades de crescimento dentro da empresa para colaboradores que melhor desempenharem suas funções; 
  • Desenvolva uma cultura organizacional humanizada

Essas ações são voltadas para o desenvolvimento de uma empresa saudável que se preocupa com o bem-estar do colaborador. 

Funcionários felizes, desestressados e bem cuidados produzem melhor! Portanto, cuidar da saúde mental é crucial. 

A Holos, nesse sentido, pode te ajudar a implementar ações positivas dentro de sua empresa, auxiliando os colaboradores a lidarem com o trabalho híbrido e suas consequências. Conheça nossas soluções e ajude a melhorar significativamente a vida de seus colaboradores!

bem-estarPowered by Rock Convert