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Feedback: o que significa e sua importância para o colaborador

O termo “feedback” é usado para descrever a informação útil ou crítica sobre uma ação anterior, ou comportamento de um indivíduo, comunicada a outro indivíduo (ou grupo) que pode usar essa informação para ajustar e melhorar ações e comportamentos atuais e futuros.

O feedback é uma parte vital do conjunto de habilidades de qualquer líder. Gerentes de projeto e líderes de equipe desenvolvem essa habilidade ao longo de suas carreiras. 

Não apenas dar feedback, mas também recebê-lo é essencial para o compartilhamento eficiente de informações entre equipes e grupos. Vamos dar uma olhada em seu valor e aprender como melhorá-lo.

O feedback construtivo é uma ferramenta robusta para criar um ambiente saudável, aumentando a produtividade, o engajamento e alcançar melhores resultados. Ele influencia positivamente a comunicação, a interação dos membros da equipe e os resultados do trabalho em diferentes campos. É assim que funciona para diferentes processos:

  • É difícil superestimar a importância do feedback no local de trabalho: compartilhar informações sobre o que pode e precisa ser melhorado ajuda a otimizar o processo de trabalho e fazer as coisas em menos tempo.
  • Ajuda na liderança e na comunicação: ele cria uma imagem clara e aumenta a transparência.
  • Desempenha um papel crucial na educação e aprendizagem, ajudando a adotar novos conhecimentos e evitar erros repetitivos.

Porque o feedback é tão importante?

Vamos ver como os líderes de equipe podem usá-lo para influenciar a comunicação e o trabalho dentro de sua equipe ou grupo.

Retornos positivas é que motiva as pessoas

Feedback positivo é outra palavra para elogiar e significa aproveitar a oportunidade para expressar apreciação por um trabalho bem feito, na esperança de inspirar um indivíduo a fazer trabalhos ainda melhores. 

Muito poucos líderes, gerentes e colegas encontram tempo para expressar agradecimento aos outros por algo bem feito, perdendo a oportunidade de inspirar um sentimento positivo e de comprometimento naqueles que já têm um bom desempenho.

Ele ajuda sua equipe a evitar erros graves

Ao criar um fluxo de comunicação claro e honesto durante qualquer tipo de trabalho em equipe, você economiza o tempo de corrigir o trabalho de alguém, reduz ao mínimo os erros causados ​​por falta de comunicação e evita o arrependimento daqueles que sentem que falharam.

Você cria relacionamentos melhores

O feedback promove a honestidade e a confiança. Muitas vezes envolve críticas, algo com que a maioria das pessoas não se sente confortável. Mas, quando administrado da maneira certa, pode ajudá-los a evoluir.

Promove o crescimento pessoal e profissional

Feedback é ouvir ativamente, dedicar algum tempo à análise e, então, pensar na melhor solução possível para um melhor desempenho. Fornecer críticas positivas e permitir ver o que todos podem mudar para melhorar seu foco e resultados. Ele aproxima as pessoas e cria um fluxo de comunicação saudável.

Auxilia na criação de um ambiente de trabalho amigável

A abertura para as críticas e o desejo de buscar feedback são outros efeitos positivos que fazem com que você economize muito. Não é incomum que as melhores ideias venham de alguém da equipe que menciona uma solução para um problema ou aponta um problema que os outros ainda não perceberam.

O feedback produz benefícios diretos relacionados aos negócios

Eles são o crescimento do negócio, a economia de dinheiro, a realização de mais vendas, a conclusão de projetos no prazo e outras mudanças positivas em finanças, relacionamentos com clientes e posições de mercado da empresa.

Tudo isso torna as pessoas da equipe mais engajadas no processo de trabalho. Você pode notar que eles mostram mais envolvimento e lealdade, uma vez que dar feedback se torna uma prática regular.

A habilidade de dar feedback

Para um líder de equipe ou gerente, é extremamente importante dar feedback da maneira certa. Embora seja uma prática poderosa que cria um efeito positivo visível, também pode prejudicar as pessoas, diminuir sua auto-estima ou fazer com que se sintam subestimadas.

Para fazer isso direito, planeje sua abordagem com antecedência. Considere alguns conselhos simples sobre o que fazer e o que não fazer ao dar e receber feedback.

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Em primeiro lugar, evite qualquer coisa que possa ser ouvida como acusação ou julgamento: você deseja motivar as pessoas e mostrar-lhes áreas para melhorias, não o contrário. 

Sempre explique a sua equipe como a comunicação aberta sobre possíveis melhorias é uma situação em que todos ganham. Mencione seus pontos fortes primeiro, depois disso, você pode apontar um aspecto em que eles podem trabalhar mais.

Certifique-se de ser específico e usar evidências, pois seus funcionários devem saber exatamente de que aspecto do projeto você está falando, o que fizeram de errado e como isso pode ser melhorado. 

É importante dar às pessoas tempo para entender o feedback, pois elas também devem se sentir à vontade para compartilhar como se sentem a respeito. Tenha a mente aberta e considere os pontos de vista dos membros da sua equipe.

Não se esqueça de deixá-los fazer parte do processo de resolução de problemas. Mesmo se você já tiver uma solução específica em mente, ouça-os e compartilhe sua proposta usando algumas de suas palavras ou ideias.

Não é incomum que as pessoas não tenham certeza do que aconteceu ou qual deveria ser o próximo passo. É por isso que você deve fazer perguntas no final e ver se a outra pessoa recebeu sua mensagem. Faça o acompanhamento após alguns dias para ver como eles estão e se ainda há um problema.

Por último, mas não menos importante, incentive os membros da equipe a dar retornos sobre suas funções também. Deixe seu ego para trás, pergunte se eles têm algo a acrescentar sobre seu desempenho e função como gerente e ouça com atenção o que eles têm a dizer. 

Deixe-os dar exemplos também para você poder ver exatamente o que eles significam e, em seguida, discuta isso abertamente e em conjunto para encontrar uma maneira de fazer funcionar e usar o feedback de forma eficaz.

Como usar o feedback para melhorar a saúde mental do colaborador

Como podemos usar as ferramentas de que dispomos no local de trabalho, para criar melhores condições de saúde mental? Compartilhar feedback regularmente – tanto positivo quanto construtivo – pode ser uma maneira de fazer isso.

Se pensarmos em algumas relações presentes no ambiente de trabalho, a falta de reconhecimento e a falta de clareza são duas das que têm um grande impacto nos níveis de envolvimento das pessoas e na satisfação geral com o trabalho. Estes, por sua vez, podem impactar a saúde mental.

Aumentar a quantidade de feedbacks, bem como a frequência com que eles são compartilhados, pode ajudar a aliviar isso. É claro que pode ser difícil compartilhar informações e retornos sobre o trabalho do outro, mas você pode ajudar a treinar o comportamento e educar as pessoas em toda a empresa a fazer isso – por exemplo, apresentando feedback em tempo real.

Compartilhar mais feedback deve, por sua vez, apoiar um aumento nas conversas honestas entre colegas, sobre o que está funcionando e o que não está, seja em projetos, na dinâmica da equipe ou com produtos específicos.

De modo a garantir que as pessoas possam ter conversas de feedback honesto, mas também compartilhar questões pessoais em torno da saúde mental, é importante que a segurança psicológica seja forte e esteja em vigor em sua empresa.

E para auxiliar nos feedbacks, é muito importante ter uma liderança humanizada e uma cultura organizacional estruturada na empresa que realmente mude o ambiente de trabalho e o torne mais saudável. A Holos, nesse sentido, auxilia várias empresas por meio de talks e rodas de conversa com temas como: 

  • A inteligência emocional através da comunicação
  • Felicidade Profissional – é possível trabalhar e ser feliz ao mesmo tempo
  • Líder do Futuro: Como os gestores lidam com a saúde mental da equipe.

Todos esses temas são aplicados por profissionais qualificados que irão promover um diálogo e maior engajamento dos colaboradores que, ao se sentirem ouvidos e ao terem a oportunidade de falar tornam o ambiente de trabalho em um lugar mais feliz e aberto a novos feedbacks. E, para saber mais sobre nossos talks e outras soluções, entre em contato conosco!

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