beneficio corporativo

Benefícios corporativos: como eles influenciam a saúde mental do colaborador?

A adoção de um programa de saúde mental como benefício corporativo no ambiente de trabalho é favorável não apenas para os colaboradores, mas também para os empregadores, pois cria uma cultura e um ambiente de trabalho mais dinâmico, eficaz e eficiente. 

Os indivíduos passam cerca 50% do seu tempo no local de trabalho e, portanto, fornecer um programa de saúde mental no local de trabalho é importante e necessário, pois promove padrões de comportamento positivos, melhora hábitos, reduz os níveis de absenteísmo e ajuda a melhorar a produtividade geral.

Os maus hábitos de saúde criam indivíduos com problemas de saúde, o que, por sua vez, tem um impacto negativo no local de trabalho. 

Um programa de saúde mental no local de trabalho como benefício corporativo que integra atividade física e bem-estar mental produz resultados eficazes na redução dos níveis de estresse, redução de doenças crônicas, aumentando a produtividade, melhorando a satisfação e moral dos funcionários. 

Além disso, aperfeiçoa a imagem corporativa, reduz os níveis de absenteísmo e custos de saúde no trabalho.

A pandemia, nesse sentido, destacou a importância do cuidado com o colaborador. Várias pesquisas mostraram que programas de benefício corporativo que cuidam da saúde mental e bem-estar vieram para ficar, mesmo sendo um tabu em muitas esferas sociais. 

Uma dessas pesquisas mostrou que cerca de 57%, ou seja, mais da metade da população ouvida durante pesquisa realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), declarou queda no bem-estar mental e emocional durante a pandemia da Covid-19.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que o Brasil é o país mais ansioso do mundo e um dos países com maior quantidade de transtornos mentais nas Américas, com cerca de 9,3% da população afetada. 

Quatro em cada 10 brasileiros tiveram sintomas de ansiedade ou depressão durante a pandemia, segundo uma pesquisa do Datafolha, de agosto, sobre saúde mental. 

Por mais que falamos sobre o assunto, ainda há um enorme estigma ao redor de saúde mental que deve ser trabalhado, uma vez que é muito importante a empresa oferecer suporte para o colaborador que estiver com problemas. 

Promover e proteger o bem-estar de seus funcionários permite que uma empresa seja mais produtiva e reduza as taxas de presenteísmo.

Um ambiente de trabalho divertido, interativo e saudável promove atitudes e comportamentos positivos duradouros que aumentam o compromisso com a produção e o ambiente de trabalho. 

Isso porque uma força de trabalho mais saudável cria funcionários mais felizes, satisfeitos e mais eficientes. É uma situação em que todos saem ganhando.

Benefícios da implementação de um programa de saúde mental em seu local de trabalho como benefício corporativo

Há diversos benefícios em aderir programas e soluções que cuide do bem-estar e saúde mental dos colaboradores como benefício corporativo, entre elas são:

Relações entre colaboradores e empresa mais fortes

Um programa de saúde mental ajuda a construir, manter e fortalecer o relacionamento entre colegas de trabalho e supervisores e permite que os funcionários se sintam valorizados e cuidados. 

Isso, por sua vez, impacta positivamente na satisfação no trabalho e na moral dos funcionários. Um ambiente em que os colegas de trabalho são sociais e solidários gera uma grande influência no ambiente de trabalho, tornando ele mais saudável, feliz e dinâmico.

Níveis mais baixos de absenteísmo, melhor desempenho cognitivo e redução do estresse

Não há coincidência em que comer bem, ser fisicamente ativo e sentir-se feliz melhora a atitude e o rendimento do trabalho de um funcionário. Os colaboradores são os ativos mais importantes de uma empresa e, portanto, devem ser priorizados como um só. 

Ao substituir o comportamento sedentário típico do trabalho por opções alternativas, a incorporação de atividades de bem-estar como o pilates laboral, por exemplo, reduz o número de dias de trabalho perdidos, aumenta o moral dos funcionários e a satisfação com a rotina. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Além disso, é possível reduzir os níveis de estresse e depressão com ações simples como yoga ou meditação, melhorando a eficiência do trabalhador, aumentando e inspirando o humor e a motivação de alguém.

Cria uma imagem corporativa dinâmica e maior retenção da equipe

Um programa de saúde mental como benefício corporativo aumenta a visibilidade da empresa e cria um perfil dinâmico, atraindo funcionários de alta qualidade, bem como melhora a retenção de pessoas e aumenta o incentivo para trabalhar de forma mais eficiente e eficaz.

Empresas que cultivam uma cultura organizacional humanizada têm maiores oportunidades de se destacar no mercado e consequentemente atrair talentos, bem como mantê-los por mais tempo na empresa.

Melhora a qualidade de vida e a sensação de bem-estar

A adoção de um programa de saúde mental no local de trabalho promove um ambiente mais feliz, melhora positivamente a produtividade, ajuda a minimizar problemas na ergonomia, melhora os padrões de sono e ainda permite que o funcionário volte para casa com uma energia mais positiva e leve.

Aumenta a felicidade no ambiente de trabalho

Um programa de saúde no local de trabalho permite que os funcionários se recuperem de doenças e lesões mais rapidamente quando elas ocorrem.

Um bom programa de saúde mental e bem-estar ajuda os funcionários a alcançar suas aspirações e objetivos. 

Isso faz com que os funcionários se sintam valorizados e cuidados, o que os faz alcançar marcos no trabalho. A saúde do funcionário melhora, o que causa alta produtividade, motivação, foco, moral, entre outros

Além disso, uma empresa com uma cultura emocional cria uma imagem positiva, com mais saúde e disposição dos colaboradores. Os benefícios são infinitos e, dado que quando os colaboradores estão engajados, eles gostam de fazer um bom trabalho.

Qual a realidade das empresas em relação aos benefícios de saúde mental? 

O tema saúde mental ainda é um estigma muito grande na maioria das empresas, o que é um problema, visto com o panorama a respeito da saúde mental no país. 

O medo de julgamento, vergonha e receio impedem que colaboradores falem sobre o assunto nas empresas, atrapalhando na busca de ajuda e aumentando o tabu acerca do tema.

Um levantamento feito pelo Datafolha mostrou que 86% dos respondentes acreditam que ações de saúde mental oferecidas pela empresa como terapia e treinamentos sobre temas de autoconhecimento, habilidades emocionais e uma cultura emocional auxiliam significativamente a lidar com doenças como ansiedade e depressão.

O que se mostra bastante curioso é que 64% dos trabalhadores não têm acesso a programas de benefícios de saúde mental, ou seja, os colaboradores têm consciência da importância desses benefícios, porém muitas vezes as empresas não os aderem, o que justifica os aumentos nas taxas de burnout

Outros dados dessa pesquisa mostram que 66% dos colaboradores sentiram maior ansiedade nos últimos 12 meses, 61%, exaustão ou extremo cansaço, 54% insônia ou dificuldade para dormir e 26%, depressão. Todos esses pontos podem se enquadrar em doenças psiquiátricas. 

Quais benefícios corporativos que auxiliam na saúde mental a empresa pode oferecer?

É possível implementar nas empresas terapias holísticas, por exemplo, como um benefício corporativo, que são ações que tratam do ser em sua totalidade e auxilia no desenvolvimento de habilidades interpessoais e autoconhecimento. Entre os tipos de terapias holísticas se destacam:

  • Meditação: aplicar a meditação no trabalho tem inúmeros benefícios que incluem ter mais autoconhecimento das sensações, autocontrole, presença nas atividades e foco;
  • Yoga: essa prática ajuda na consciência corporal, concentração e também a lidar com momentos que fogem do nosso controle e nos desafiam;
  • Terapias com psicólogos: o acompanhamento com um terapeuta nos ajuda a refletir sobre nossas vidas e se for feita em grupo aumenta a união entre as pessoas.

Essas práticas são muito positivas, no entanto, trabalhar com iniciativas internas pode ser um grande desafio, ainda mais pela dificuldade de trazer esses assuntos para dentro das empresas.

Para isso, o ideal é procurar empresas sérias que trabalham com saúde mental e também tenham o compromisso de realmente se importar com o bem-estar dos seus colaboradores.

A Holos é uma empresa comprometida com a verdade e com a saúde. Valorizamos o indivíduo como peça fundamental para o funcionamento de cada negócio e oferecemos soluções capazes de abranger todo o cenário de uma corporação, promovendo benefícios que geram resultados impressionantes.

Além disso, trabalhamos com resultados, oferecendo relatórios e te ajudando a engajar seus colaboradores com as iniciativas oferecidas! Conheça mais sobre as nossas soluções entrando em contato com os nossos consultores.

 

bem-estarPowered by Rock Convert