bem-estar físico, mental e social

Bem-estar físico, mental e social no trabalho: um ato de equilíbrio

Compreender o que é saúde, bem-estar físico, mental e social pode colocá-lo em uma posição melhor para se cuidar. 

Muitos dos fatores que afetam nossa saúde são mutáveis ​​e você pode ser proativo ao lidar com eles. Isso não significa fazer tudo sozinho – garantir que se tenha uma equipe forte e conectada que cuida de você é essencial para tornar sua saúde e bem-estar físico, mental e social os melhores possíveis.

O que significa saúde?

Uma boa saúde é mais que estar livre de doenças ou enfermidades, é sobre estar bem com seu bem-estar físico, mental e social para aproveitar a vida e enfrentar os problemas quando eles aparecem. A saúde é fundamental para nossa função na sociedade e uma saúde melhor pode afetar tudo, desde nossas finanças até nossa família.

Já em 1946, a Organização Mundial da Saúde reconheceu que “saúde e bem-estar é um estado de completo bem-estar físico, mental e social – e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Nossas cargas e horas de trabalho aumentaram dramaticamente desde então. A tecnologia fez com que muitos de nós levássemos o trabalho para casa conosco e com a necessidade de estar sempre conectados mesmo fora do trabalho. 

Isso significa que muitos de nós agora estamos lutando para alcançar um equilíbrio razoável entre a vida pessoal e profissional. O fracasso em alcançar isso causa falta de engajamento e produtividade no trabalho e pode levar a problemas de saúde física e mental.

Ambientes físicos de baixa qualidade, com uma cultura não humanizada e sem interação entre times no trabalho também podem ter efeitos altamente negativos no bem-estar, fazendo com que os colaboradores se sintam desmotivados e relutantes em participar, além de, às vezes, apresentar riscos de lesões e doenças.

O que influencia nossa saúde?

Nossa saúde não depende apenas do corpo com que nascemos, ela pode ser influenciada por muitas coisas, como nossa educação, onde vivemos, como vamos e o que fazemos para trabalhar, apenas para citar alguns. 

Esses fatores são os chamados determinantes sociais da saúde, que incluem forças econômicas, políticas, culturais e ambientais. Esses determinantes sociais interagem com nossa constituição física e psicológica, bem como com intervenções ou ações realizadas para melhorar a saúde, como consultar um médico ou obter tratamento.

Algumas das coisas que afetam nossa saúde nós não podemos mudar, mas muitas delas podemos e conseguimos alterar com pequenas atitudes no dia a dia e no ambiente de trabalho.

O que é saúde física?

A saúde física é o quão bem seu corpo está funcionando, cobrindo tudo, desde doenças até a boa forma. A saúde física é mantida com a qualidade e a quantidade certa de sono, uma dieta nutritiva e movimento regular do corpo. 

Cuidar da sua saúde física também significa reduzir o risco de ferimentos ou doenças, usar um capacete para prevenir ferimentos na cabeça, praticar boa higiene e minimizar sua exposição a perigos.

Problemas de saúde física podem ser evitados e corrigidos com a ajuda de um médico, ou seja, sempre faça um check-up regular, independentemente de você acreditar que algo está errado ou não. 

O cuidado com a saúde física pode evitar doenças e curar as que ainda estão no início, como o câncer, por exemplo. Além disso, cuidar da sua saúde física é um ato de amor-próprio. 

E quem pode ajudar na sua saúde física?

  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Dentistas;
  • Farmacêuticos;
  • Nutricionistas;
  • Serviços de saúde aliados, como fisioterapeutas;
  • Outros especialistas em saúde.

O que é saúde mental?

A saúde mental não é apenas a ausência de doenças mentais, como depressão ou ansiedade, mas como pensamos, sentimos e agimos. 

A saúde mental pode ser influenciada por uma série de fatores que se sobrepõem, incluindo biologia (a saúde mental é afetada por seus genes e está relacionada ao seu histórico familiar de doença mental), suas circunstâncias atuais (seja estresse no trabalho, problemas de dinheiro ou isolamento), experiências de vida (como trauma, abuso ou luto) e estilos de enfrentamento individuais.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Existem maneiras de manter seu bem-estar mental e construir resiliência para lidar com os desafios inesperados da vida. Isso inclui atividade física regular, boa noite de sono, criação de conexões fortes, práticas como meditação e yoga, reservar um tempo para fazer coisas que você gosta, ser aberto e honesto sobre como está se sentindo e buscar ajuda quando precisar. 

A saúde mental de todos tem seus altos e baixos, mas se você notar os sinais e sintomas de transtornos de saúde mental por algumas semanas ou mais, ou sentir que está afetando áreas importantes da sua vida, como relacionamentos ou trabalho, procure o apoio certo o mais rápido que possível.

Quem pode ajudar com sua saúde mental?

  • Amigos e família;
  • Profissionais e serviços de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras;
  • Serviços de suporte online e por telefone, como Centro de Valorização da Vida (188).

O que é saúde social?

O conceito de saúde social pode não ser tão familiar para todos quanto a saúde física e mental, mas é fundamental para a qualidade de vida e para a duração dela. 

A saúde social é baseada em nossa capacidade de formar e manter relacionamentos fortes e significativos com outras pessoas. 

As dimensões da saúde social também incluem inclusão e participação na sociedade, redes sociais que funcionam como forma de expressão, e podem ser influenciadas por fatores como desemprego, lesões, doenças, acessibilidade e grandes mudanças na vida. 

Relacionamentos fortes estão ligados a taxas mais baixas de ansiedade e depressão, maior auto-estima, maior empatia, um sistema imunológico mais forte e com mais longevidade. 

Encontrar amigos, passar um tempo com a família ou conectar-se com sua comunidade podem não parecer prioridades, mas sem um pouco de atenção, seus relacionamentos podem ser prejudicados. 

Quem pode ajudar com sua saúde social?

  • Amigos;
  • Família;
  • Grupos comunitários;
  • Animais de estimação.

Nossa saúde física, mental e social afetam-se mutuamente de inúmeras maneiras – investir em uma área pode ajudar as outras. Se você deseja manter ou melhorar sua saúde geral, certifique-se de pensar em cada peça do quebra-cabeça e crie uma equipe ao seu redor que preencha todas as caixas.

Como o ambiente de trabalho atua nesses pilares?

Atualmente, a saúde física e o bem-estar têm sido uma das principais prioridades das empresas, e existem muitos regulamentos de saúde e segurança em vigor que ajudam a protegê-los. 

Todavia, sempre há mais a fazer e cada vez mais é possível reconhecer que os aspectos mentais e sociais dos colaboradores são tão importantes. Tudo precisa ser cuidado para que as pessoas continuem felizes, engajadas e produtivas no trabalho.

O que o local de trabalho pode fazer?

Um ambiente de trabalho seguro e saudável, definido para estimular a interação social, pode fazer toda a diferença para o bem-estar dos colaboradores no local de trabalho. 

Além disso, uma cultura aberta e solidária que promove a ideia de falar sobre os problemas quando eles surgem pode prevenir os problemas de saúde antes que cheguem ao estágio de necessidade de tratamento.

Não existe uma abordagem “tamanho único” para o bem-estar no local de trabalho. Mas, tratando cada funcionário como um indivíduo e incentivando-os a falar sobre os problemas que enfrentam no trabalho, podemos alcançar uma cultura de trabalho coesa, saudável e produtiva.

Pensando nisso, a Holos traz para as empresas soluções que estimulam a saúde física, mental e social no trabalho, consequentemente melhorando o ambiente de trabalho, retenção de funcionários, evolução pessoal de cada colaborador e produtividade da empresa. 

Entendemos que esses 3 pilares da saúde são essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, e, por isso, trabalhamos diariamente para construir uma health tech que conecta pessoas e auxilia na saúde preventiva. Saiba como você pode ajudar seu time a ser ainda melhor com a Holos!

bem-estarPowered by Rock Convert