recursos humanos

Recursos Humanos: o que ele faz e sua importância para uma empresa

É possível encontrar um departamento de recursos humanos em quase todas as organizações no mundo. 

Na verdade, o departamento de recursos humanos tem o potencial de gerenciar os recursos mais importantes e valiosos de uma organização. 

Sem um departamento de recursos humanos que funcione adequadamente, uma empresa não conseguiria atingir um alto nível de eficiência e gerenciamento da força de trabalho.

A gestão de recursos humanos é focada em uma série de áreas principais, incluindo:

  • Recrutamento e aquisição de novos talentos;
  • Administração de benefícios;
  • Gestão de compensação;
  • Empregado e relações de trabalho;
  • Avaliação de desempenho;
  • Treinamento e desenvolvimento.

Devido às muitas áreas da gestão de recursos humanos, é comum que os profissionais desta área possuam conhecimentos específicos em uma ou mais áreas. Apenas alguns dos títulos de carreira relacionados para profissionais de RH incluem:

  • Especialista em desenvolvimento de treinamento;
  • Gestor de RH;
  • Especialista em benefícios;
  • Generalista de recursos humanos;
  • Gerente de serviços de emprego;
  • Especialista em remuneração e análise de empregos;
  • Gerente de treinamento e desenvolvimento;
  • Recrutador;
  • Conselheiro de benefícios;
  • Analista de pessoal.

O que são os recursos humanos?

Em termos mais simples, o departamento de RH (Recursos Humanos) é um grupo responsável por gerenciar o ciclo de vida do funcionário (ou seja, recrutar, contratar, integrar, treinar e demitir funcionários) e administrar os benefícios dos funcionários.

Um recurso humano é uma pessoa (humano) ou funcionário que trabalha para uma organização. Funcionários são recursos que promovem os objetivos da empresa, fornecendo mão de obra. Recursos humanos referem-se a todos os funcionários de uma organização.

Embora uma empresa geralmente tenha muitos tipos diferentes de ativos (capital, equipamento, suprimentos ou instalações, por exemplo), seu pessoal é seu ativo mais significativo.

Os funcionários devem ser contratados, satisfeitos, motivados, desenvolvidos e retidos. 

Os humanos precisam de mais gerenciamento do que outros recursos e de uma abordagem diferente, por isso é útil ter um departamento inteiro dedicado a eles. Seja para mediar conflitos interpessoais ou estabelecer um plano de aposentadoria, o departamento de recursos humanos é treinado para lidar com isso.

As organizações desejam atrair, motivar e manter funcionários qualificados e colocá-los em funções para as quais são adequados. 

Os gerentes de recursos humanos alcançam esse objetivo dirigindo as funções administrativas dos departamentos de recursos humanos. 

Seu trabalho envolve supervisionar as relações dos funcionários, garantir a conformidade regulatória e administrar serviços relacionados aos funcionários, como folha de pagamento, treinamento e benefícios.

Eles supervisionam os especialistas do departamento e a equipe de suporte e garantem que as tarefas sejam concluídas com precisão e no prazo.

Os gerentes de recursos humanos também consultam os principais executivos sobre planejamento estratégico e gestão de talentos. Eles identificam maneiras de maximizar o valor dos funcionários da organização e garantir que eles sejam usados ​​de forma eficiente. Por exemplo, eles podem avaliar a produtividade do trabalhador e recomendar mudanças para ajudar a organização a cumprir as metas orçamentárias.

Alguns gerentes de recursos humanos supervisionam todos os aspectos do departamento de recursos humanos de uma organização, incluindo o programa de remuneração e benefícios e o programa de treinamento e desenvolvimento. 

Em muitas organizações maiores, esses programas são dirigidos por gerentes especializados, como gerentes de remuneração e benefícios e gerentes de treinamento e desenvolvimento.

Por que os recursos humanos são importantes nos negócios?

Ter um departamento de recursos humanos totalmente funcional é importante nos negócios porque promove a satisfação e a lealdade geral dos funcionários. 

Isso leva a menos conflitos, melhor desempenho e maior retenção, o que economiza tempo e dinheiro para as empresas. 

Além disso, o departamento de RH realiza pesquisas para garantir salários competitivos e desenvolve maneiras econômicas de negociar melhores taxas de benefícios aos funcionários.

5 principais áreas de gestão dos recursos humanos

A equipe de gestão de RH de hoje deve concentrar seus esforços em cinco áreas críticas, de acordo com o artigo da Forbes:

Definir e alinhar o propósito organizacional

Os funcionários de uma empresa devem ser capazes de articular claramente por que a empresa existe, a fim de alcançar uma organização de alto desempenho voltada para um propósito sustentável. Os funcionários também devem compreender como seus esforços se conectam ou se alinham com o propósito da organização.

Para uma melhor retenção de talentos, crie uma proposta de valor para o colaborador

O marketing falso e os conceitos errôneos sobre uma organização são alguns dos principais motivos pelos quais o relacionamento empregador-empregado falha. Portanto, as empresas devem criar uma proposta de valor a respeito da empresa para o novo funcionário que seja verdadeiro e preciso para não enganar os funcionários em potencial.

Concentre-se nos pontos fortes dos funcionários 

As empresas devem fazer todos os esforços para entender o que os candidatos e funcionários fazem de melhor e colocá-los em funções onde possam usar seus pontos fortes o máximo possível.

Criar alinhamento organizacional 

As realizações devem estar alinhadas com os objetivos da organização, a fim de construir uma organização de sucesso e sustentável.

Medir com precisão as mesmas coisas 

Todos os departamentos internos e funcionários devem medir as mesmas coisas para alcançar um resultado organizacional definitivo e para garantir que todos saibam exatamente onde a organização está o tempo todo.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

O que o departamento de Recursos Humanos faz?

Lida com pessoas

Desenvolve um plano de pessoal, recruta funcionários e negocia pacotes de remuneração.

Desenvolve políticas no ambiente de trabalho

Desenvolve e implementa políticas no local de trabalho, incluindo código de vestimenta, tempo de férias, políticas disciplinares, ética e uso da Internet.

Lida com questões administrativas como remuneração

Desenvolve e administra benefícios de remuneração, incluindo pagamento, licença médica, férias, opções de ações, bônus, planos de aposentadoria e planos de saúde.

Monitora o desempenho dos colaboradores

Monitora o desempenho dos funcionários, tanto individualmente quanto dentro de um departamento.

Promove a cultura organizacional da empresa

Promove uma cultura empresarial saudável, abordando questões como satisfação no trabalho, circunstâncias ambientais e políticas de escritório.

Como os Recursos Humanos podem fornecer suporte aos funcionários

O RH possui diversas funções em uma empresa, porém o cuidado com o colaborador e o suporte a ele realmente se destacam sobre o departamento. Listamos aqui algumas ações que o RH pode fazer para cuidar de sua equipe.  

Crescimento da carreira

Os trabalhadores geralmente se sentem mais conectados quando estão cientes de que outras pessoas estão lá para apoiar seu progresso e oferecem orientação para alcançar objetivos profissionais realistas. 

Alinhar os objetivos de carreira do funcionário com os objetivos principais da organização ajuda a cumprir seus objetivos, além de beneficiar a organização no mesmo processo.

Suporte de treinamento 

A empresa pode fornecer assistência educacional e ajudar a descobrir quais classes e projetos seriam mais úteis para avançar em sua carreira. Isso auxilia o funcionário a identificar áreas de desenvolvimento.

Apoiando a saúde e o bem-estar do funcionário 

O RH desempenha um papel crucial no apoio ao bem-estar e à saúde de um funcionário.

Os funcionários são recursos humanos. Portanto, eles precisarão de ajuda para suportar a saúde psicológica e mental, problemas médicos e uma série de outros eventos da vida. O RH pode ajudar os trabalhadores em qualquer uma dessas e diferentes condições.

Os Recursos Humanos são cruciais para a prosperidade de uma organização 

O suporte de RH para os colaboradores têm um impacto positivo em qualquer organização e existe para ajudar os funcionários a prosperar. 

Além disso, o RH ajuda a apoiar as necessidades emocionais e de carreira dos funcionários. Os funcionários são indiscutivelmente os ativos mais importantes em qualquer negócio. 

As decisões do funcionário que os gerentes de recursos humanos tomam têm a capacidade de determinar o futuro de uma determinada empresa. O departamento de recursos humanos contribui fortemente para a cultura da empresa.

A gestão de recursos humanos auxilia uma organização a obter vantagem competitiva. Também deve ser projetado para maximizar o desempenho dos funcionários, o que levará o negócio a atingir seu objetivo.

O RH se preocupa genuinamente com o desenvolvimento e o bem-estar dos funcionários.

Porque o departamento de Recursos Humanos é tão importante?

O RH é essencial para construir, manter e evoluir a cultura organizacional de uma empresa, pois somente com ela é possível estimular o engajamento, a satisfação e a retenção da equipe, além de definir o sucesso do negócio. 

O RH desempenha um papel fundamental no desenvolvimento, reforço e mudança da cultura de uma organização..

Remuneração, gestão de desempenho, treinamento e desenvolvimento, recrutamento e integração e reforço dos valores do negócio são todos elementos essenciais da cultura empresarial abrangidos pelo RH.

Essencialmente, o RH desempenha um papel significativo na definição do tom certo no que diz respeito à cultura da empresa.

Além de tudo isso, as empresas exigem uma comunicação eficaz para funcionar bem. E, com frequência, a forma como a comunicação ocorre em uma empresa é definida pelo RH.

Uma boa comunicação atenua mal-entendidos, aumenta o envolvimento dos funcionários, constitui a base para melhores relacionamentos com os clientes, incentiva a inovação e a criatividade e ajuda a construir uma cultura positiva.

Porque inovar a atualizar o departamento de recursos humanos? 

Um RH ativo age criando conexões entre o propósito da empresa, os colaboradores e as lideranças. Ele facilita a comunicação, atende as pessoas de forma humanizada, aplica recursos que agregam valor à marca empregadora e impactam positivamente no crescimento da empresa.

Para executar esse papel, o profissional da área de recursos humanos deve estar em constante atualização. Estar atento às novidades tecnológicas, às ferramentas para realizar essa gestão ativa e entender todos os recursos disponíveis só é possível através de uma busca constante por novidades.

Hoje, a Holos atua como uma parceira do RH inovador, trazendo soluções que já impactaram mais de 40.000 pessoas no meio corporativo. Ela atua através de terapias holísticas que agregam bem-estar e qualidade de vida aos funcionários de empresas que já entenderam que isso faz parte de um processo de crescimento acelerado. 

Entenda como impactar positivamente — de forma inovadora! — na produtividade da sua equipe investindo em saúde mental e agregando valor para os colaboradores com a Holos!