diversidade no trabalho

Diversidade no trabalho: o que é e porque é tão importante?

Diversidade no trabalho significa respeitar e valorizar as habilidades e diferenças que cada membro da equipe traz para a empresa. 

Um ambiente de trabalho diversificado é um ativo importante, pois reconhece os pontos fortes individuais de cada colaborador e o potencial que eles trazem. 

Valorizar as diferenças dos outros é o que nos une e pode ser o segredo para um local de trabalho próspero e bem-sucedido e uma cultura de trabalho justa.

Sem clareza sobre porque a diversidade é importante para as empresas, não é surpresa que muitas conversas sobre o tema pareçam ser improdutivas. Mesmo para quem está conversando, muitas vezes é difícil agir.

Um estudo descobriu que enquanto 60% dos homens em startups acreditam que diversas equipes são melhores em inovação e solução de problemas, apenas 41% apoiam as práticas de contratação em toda a empresa destinadas a aumentar a diversidade.

Um ambiente de trabalho diversificado é um ambiente inclusivo que oferece direitos e oportunidades iguais para todos os colaboradores, independentemente de sexo, cor, idade, etnia, capacidade física, orientação sexual, crenças religiosas e assim por diante.

O que é diversidade no local de trabalho?

Diversidade no ambiente de trabalho significa que uma empresa possui funcionários que variam em muitas características diferentes.

Na maioria das vezes, quando as pessoas se referem à diversidade no local de trabalho, elas estão se referindo a um local de trabalho equilibrado por raça e gênero. 

Mas a diversidade no local de trabalho pode existir em muitas variáveis ​​diferentes, incluindo idade, religião, formação cultural, idioma, capacidade física, sexualidade, localização e muito mais.

Um local de trabalho verdadeiramente diversificado apresenta uma distribuição de pessoas que reflete uma sociedade mais ampla. Isso indica que a empresa não apresenta nenhuma barreira de entrada para indivíduos de qualquer origem específica.

Por exemplo, uma empresa diversificada deve ter um equilíbrio de gênero relativamente igual, tanto no nível de equipe quanto de liderança.

Qualquer definição válida de diversidade no ambiente de trabalho também inclui a noção de inclusão. Considerando que a diversidade é mais uma medida objetiva de como os funcionários são diferentes uns dos outros, a inclusão é se os funcionários realmente se sentem aceitos, se suas vozes são importantes e se pertencem.

Portanto, não é suficiente apenas ser diversificado. Uma empresa também deve ser inclusiva.

Porque a diversidade no ambiente de trabalho é importante?

Muitas empresas reconhecem o valor da diversidade no local de trabalho.

Na verdade, 87% das empresas afirmam explicitamente que a diversidade é uma grande prioridade, meta ou valor. Em uma pesquisa da Forbes Insights, 65% dos líderes empresariais seniores listaram o recrutamento por diversidade como sua principal prioridade.

Qual é a razão por trás disso? Aqui estão algumas razões convincentes que explicam porque as empresas estão priorizando a diversidade no local de trabalho e por que você também deveria fazer isso.

Organizações diversificadas são mais inovadoras e criativas

A diversidade no local de trabalho estimula a inovação e a criatividade.

Ter uma equipe diversa com diferentes origens, habilidades e níveis de experiência significa que as pessoas estão mais propensas a ter abordagens diferentes e variadas para os mesmos problemas.

Quanto mais sua rede inclui indivíduos de diferentes origens culturais, mais você será estimulado criativamente por diferentes ideias e perspectivas. É importante ressaltar que essas ideias não vêm necessariamente dos membros da rede que são culturalmente diferentes de você.

Ter uma combinação maior de entradas para um problema significa mais possibilidades de saídas. Portanto, diversas equipes apresentam novas soluções e ideias.

E os líderes da indústria percebem. Um estudo da Forbes descobriu que 85% dos executivos de negócios acreditam que “uma força de trabalho diversificada e inclusiva é crucial para encorajar diferentes perspectivas e ideias que impulsionam a inovação”.

Isso se aplica ao nível de gestão de uma empresa também. Um estudo do Boston Consulting Group descobriu que empresas com equipes de gerenciamento diversificadas tinham receita 19% maior relacionada à inovação do que empresas que estavam abaixo da média em diversidade de liderança.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Um estudo importante de Daan van Knippenberg e Michaéla C Schippers descobriu que a diversidade não leva à inovação e à criatividade, a menos que um local de trabalho também fornece segurança psicológica. Em outras palavras, as pessoas só contribuem com novas ideias se se sentirem à vontade e apoiadas para falar abertamente.

Organizações com mais diversidade resolvem problemas mais rapidamente

Como empresas com colaboradores diversificados são mais inovadoras e criativas, elas também resolvem problemas com mais rapidez.

Uma pesquisa apresentada na Harvard Business Review descobriu que equipes com maior diversidade cognitiva em estilos de pensamento conseguem resolver problemas mais rápido do que pessoas que pensam da mesma forma.

Esta pesquisa concluiu que as organizações que desejam promover uma melhor solução de problemas devem promover ativamente as diferenças e estilos individuais das pessoas, em vez de treinar as pessoas para pensar de uma determinada maneira.

Organizações diversificadas tomam decisões melhores e são mais adaptáveis

As equipes diversas não apenas tomam decisões mais rapidamente, mas também tomam decisões melhores.

Um estudo da Cloverpop encontrou uma correlação entre diversidade e tomada de decisão. A pesquisa deles propôs que equipes diversas tomassem melhores decisões de negócios do que equipes não diversificadas em até 87% das vezes.

Uma melhor tomada de decisão leva à adaptabilidade. A pesquisa de Josh Bersin mencionada acima também descobriu que as empresas inclusivas têm 1,8 vez mais probabilidade de estar prontas para a mudança do que seus concorrentes menos diversificados. E, porquê?

De acordo com a Harvard Business Review, ter uma equipe mais diversificada significa ter ampla capacidade de habilidades e ideias, o que torna a equipe mais adaptável e receptiva a mudanças – levando a um maior sucesso empresarial no competitivo ambiente corporativo.

Equipes diversas são mais produtivas e apresentam melhor desempenho

Embora trabalhar em uma equipe homogênea de pessoas semelhantes possa parecer mais fácil na superfície, há uma riqueza de pesquisas que mostra que equipes diversas são realmente mais produtivas.

Na verdade, a Harvard Business Review diz que equipes diversas são mais produtivas porque trabalhar em uma equipe diversa é mais difícil.

A teoria é que pessoas com ideias semelhantes rapidamente se contentam com o status quo, o que resulta em estagnação. Em contraste, a diversidade leva as pessoas além de seus limites e leva a uma atmosfera de competição saudável. Isso leva cada funcionário a ser a melhor versão de seu eu autêntico e produtivo.

A pesquisa da Harvard Business Review encontrou evidências dos benefícios da diversidade de gênero em particular, concluindo que a diversidade de gênero leva a empresas mais produtivas.

A diversidade no local de trabalho leva à produtividade porque deixa as pessoas mais confortáveis. 

Empresas com diversidade têm maior envolvimento dos funcionários

O engajamento dos funcionários é um dos principais objetivos da maioria das equipes de RH. O engajamento leva à redução da rotatividade, funcionários mais felizes e produtivos, maior retenção de clientes e maiores lucros.

A pesquisa da Weber Shandwick, por exemplo, descobriu que funcionários engajados têm 24% mais chances de aumentar as vendas.

Em linha com a pesquisa que mostra que diversas empresas são mais produtivas, diversas empresas também têm maior probabilidade de ter funcionários que se sentem mais incluídos e engajados.

Uma pesquisa da Deloitte descobriu que o envolvimento dos funcionários é um resultado direto das iniciativas de diversidade e inclusão de uma empresa. Segundo a pesquisa, “quando os funcionários pensam que sua organização está altamente comprometida e apoia a diversidade, e se sentem altamente incluídos, eles têm 80% mais probabilidade de concordar que trabalham em uma organização de alto desempenho”.

Como tornar o ambiente de trabalho em um lugar mais diversificado?

Promover um ambiente de trabalho diversificado, que cuide da saúde mental de todos e que permita a cada indivíduo ser ele mesmo às vezes pode ser um desafio, principalmente para empresas mais conservadoras. Mas isso não significa que esse cenário não possa mudar. 

Uma empresa com uma cultura organizacional mais humanizada e holística, por exemplo, pode tomar pequenas decisões que irão impactar diretamente no funcionamento da empresa, seja com contratações mais diversificadas ou promoções internas de mulheres, por exemplo. 

Reconhecer os colaboradores e suas diferenças, crenças e posicionamentos é o que torna um líder um grande gestor, pois, ao identificar e abraçar todas as diferenças os colaboradores sentem uma maior identificação, gerando assim um sentimento de empatia, respeito e admiração, o que impacta na produtividade e motivação na empresa. 

Em suma, a diversidade promete uma vantagem competitiva e com o holístico é possível englobar a empresa em sua totalidade, e não somente na questão de diversidade. Tudo isso, envolvido a questão social impacta também no aspecto econômico e sustentável de uma empresa. 

Uma forma de aumentar a liderança, inclusão e diversidade é trazendo esses assuntos para dentro da empresa em formatos de talks, por exemplo. A Holos, nesse sentido, pode auxiliar a empresa a entender mais sobre o tema e, porque ele é tão importante através de talks, webinars ou com outras soluções que a empresa pode escolher, basta entrar em contato conosco! 

bem-estarPowered by Rock Convert