Gestão de Pessoas: o que é e como desenvolver? 

O recurso mais importante de uma empresa é, sem dúvidas, o capital pessoal. É através dele que as operações se mantém em funcionamento e que a empresa caminha em direção aos seus objetivos.

Sendo assim, e pensando no sucesso da organização a longo prazo, é necessário implementar estrategicamente uma boa gestão de pessoas. Muitos confundem, entretanto, esse conceito resumindo-o às atividades burocráticas dos tradicionais setores de RH.

Gerir recursos humanos, atualmente, exige inovação por parte das empresas. Muitas já dedicam, inclusive, uma área inteiramente a isso. Neste artigo, você entenderá com mais detalhes como conduzir, de forma estratégica, o corpo de funcionários de uma organização.

O que é Gestão de Pessoas e qual a sua finalidade?

Como o próprio nome diz, a gestão de pessoas consiste em agir de forma estratégica para promover o bem estar do corpo de funcionários e zelar, também, pela saúde do negócio.

Através de uma boa gestão de pessoas, é possível recrutar talentos com mais assertividade, fortalecer a marca empregadora, promover uma maior retenção de funcionários e impactar positivamente no crescimento da empresa como um todo.

Isso é feito através de ações pensadas em suprir os anseios e objetivos dos trabalhadores de forma estratégica para que a organização prospere. Essa tarefa, então, é delegada ao Departamento Pessoal, que atua como uma subdivisão da área de Recursos Humanos nas empresas.

Departamento Pessoal e setor de Recursos Humanos

Para uma boa gestão estratégica, o setor de Recursos Humanos de uma corporação deve manter em mente que alinhar objetivos do negócio a um bom ambiente organizacional é fundamental. Sendo assim, além das tarefas já conhecidas, é importante pensar em como gerir bem a satisfação e produtividade das pessoas. 

O Departamento Pessoal, então, vem como uma subdivisão do RH para humanizar a forma de lidar com os colaboradores, facilitando a gestão de pessoas para melhorar sua produtividade, reduzir custos e fortalecer a cultura organizacional. Dessa forma, ele atua ativamente no desenvolvimento de habilidades e metodologias estratégicas de liderança voltadas para todos as outras áreas da empresa.

O RH, portanto, fica a cargo do recrutamento e seleção, planejamento estratégico, análise de indicadores e formulação de planos de ação. Enquanto isso, o Departamento Pessoal trabalha desenvolvendo líderes e gestores, implementando ações para motivar os funcionários, resolver conflitos e criar um ambiente de confiança e boa comunicação dentro da empresa.

Por que o Departamento Pessoal é importante para a gestão estratégica

Saber gerir pessoas de forma estratégica deve ser uma preocupação de todos na empresa que se encontram em um cargo de liderança. Sendo assim, o Departamento Pessoal auxilia proporcionando ferramentas que facilitem o desenvolvimento de bons líderes que, por sua vez, levam seus liderados a um maior engajamento com as atividades que desempenham.

Portanto, o Departamento Pessoal é importante porque tem como objetivos:

  • fortalecer a cultura organizacional;
  • aplicar metodologias inovadoras para recrutar as pessoas certas;
  • trazer ferramentas que ajudem a treinar e desenvolver os funcionários;
  • implementar ações que estimulem a boa comunicação interna;
  • fazer intervenções que otimizem a produtividade das equipes;
  • trazer mais empatia para a gestão;
  • melhorar a retenção de talentos na empresa.

Trazendo ideias e ferramentas para ajudar a gerenciar as pessoas na organização, portanto, uma boa gestão de pessoas é o segredo de sucesso de muitas empresas de forte marca empregadora e em crescimento constante.

Como desenvolver uma boa gestão de pessoas

Uma gestão estratégica de pessoas impacta diretamente na experiência que o funcionário tem na empresa. Um funcionário satisfeito, por exemplo, é capaz de entregar melhores resultados, fortalecer a marca empregadora através do seu discurso, viver ativamente a cultura organizacional e desejar, junto ao alto escalão, o crescimento da empresa.

Sendo assim, o Departamento Pessoal atua como um aliado dos líderes e gestores para oferecer uma melhor administração estratégica aos funcionários. Dessa forma, são implementadas soluções que tragam mais bem estar e crescimento para as pessoas e para o negócio, simultaneamente. Entenda, a seguir, como isso pode ser feito.

Cultura de benefíciosPowered by Rock Convert

Criando um ambiente de confiança e comunicação não-violenta

Para conduzir pessoas ao crescimento e zelar por um ambiente saudável no trabalho, é importante criar um clima de confiança. Isso porque, dessa forma, as pessoas sentem maior liberdade para comunicar seus anseios, insatisfações e aquilo que tem trazido bons resultados para motivá-los a trabalhar ali.

Assim, muitas corporações já investem em encorajar os colaboradores a recorrerem ao RH nesses casos, assim como reforçar o hábito de dar e receber feedbacks — dentro e fora dos times. Essa é uma prática muito importante para que o funcionário entenda o que está fazendo bem e o que pode melhorar, reduzindo níveis de estresse no trabalho e melhorando o clima organizacional.

Para isso, são implementadas técnicas como treinamentos para estimular uma comunicação assertiva, que previna e ajude a solucionar conflitos, como a Comunicação Não-Violenta (CNV), desenvolvimento de inteligência emocional e terapias em grupo.

É importante, também, estimular a diversidade no ambiente, tratar as pessoas de forma individual e promover o fortalecimento da empatia entre os líderes e colaboradores. 

Mapeando os pontos que precisam ser melhorados

Para desenvolver uma boa gestão de pessoas é preciso que, inicialmente, sejam mapeados os pontos que precisam de atenção. Cada empresa possui suas particularidades, e é identificando-as que torna possível o desenvolvimento de um plano de ação estratégico em torno delas.

Trabalhando a saúde e motivação dos funcionários

Como ponto de partida para traçar um plano de ação efetivo, muitos iniciam pelos pilares de sustentação das operações de um negócio: a saúde e motivação dos funcionários.

Para isso, muitos gestores buscam entregar aos funcionários remuneração compatível com o mercado e suas funções, bonificações por desempenho, benefícios como plano de saúde, assistência psicológica, terapias holísticas para proporcionar maior bem estar, entre outros.

Quantificando através de KPIs

Uma estratégia só é efetiva quando se pode observar e, claro, mensurar seus impactos. Por isso, uma gestão estratégica trabalha com metas tangíveis e avaliação do plano de ação implementado através de KPIs (Indicadores-chave de Desempenho).

Dentro do RH, então, algumas empresas já adotam métricas específicas para quantificar frequência, turnover, absenteísmo, satisfação, entre outros indicadores. Eles ajudam a entender de forma assertiva se os gestores estão em no caminho certo de uma boa administração do corpo de funcionários.

A relação entre saúde mental e gestão de pessoas

Pessoas saudáveis trabalham melhor. Isso é um fato. Sendo assim, é de extrema importância que as empresas que buscam crescimento disruptivo invistam em ter funcionários saudáveis.

Entretanto, saúde não se restringe a uma boa alimentação ou bem estar físico — é preciso manter em vista, também, a saúde mental. Atualmente, é cada vez mais comum ver pessoas afastadas do trabalho por problemas como depressão, ansiedade, estresse e, em casos extremos, pela síndrome de Burnout.

Ações para influenciar positivamente na preservação da saúde mental já são, inclusive, adotadas por grandes empresas como Unimed, Vale e Anglo American.

Foi percebido por elas que, com os recursos oferecidos para que os funcionários estivessem mais saudáveis psicologicamente, são nítidos os impactos positivos na qualidade do trabalho e, consequentemente, em atingir as metas da organização como um todo.

Portanto, se sua empresa ainda não tem um Departamento Pessoal que olha de forma estratégica para as pessoas, é hora de começar a pensar em ações para trazer mais motivação e propósito aos colaboradores. E, falando em bem estar, a prática da meditação no trabalho vem trazendo grandes benefícios para as empresas. Continue aqui sua leitura e saiba mais!

bem-estarPowered by Rock Convert