ambiente corporativo saudavel

Como criar um ambiente corporativo saudável em 2022?

Criar um ambiente corporativo saudável não é fácil, porém de forma alguma impossível. Tomar certas decisões de maneira mais humanizada, treinar lideranças para os novos desafios do trabalho híbrido ou adotar uma cultura holística já é um grande começo. 

Mas então, por onde começar a planejar a melhor forma de gerenciar o bem-estar mental dos funcionários para o ano de 2022? 

2021 nos testou diariamente em como lidar com os novos modelos de trabalho, como lidar com a volta ao escritório e isso pode gerar prioridades conflitantes além de haver muita informação para examinar. 

Não é de se admirar que lidar com a abordagem de toda a empresa para a saúde mental, bem-estar, trabalho remoto, lideranças e gerenciamento de ausências pode parecer opressor.

O cenário ainda pandêmico em 2021 fez com que o assunto sobre saúde mental e bem-estar se tornasse mais importante do que foi em 2020. 

Conforme a Pesquisa Global de Bem-estar da IPSOS 2021, apenas um terço das pessoas disseram que esse tipo de cuidado está total ou ligeiramente integrado na estratégia comercial e de talentos de sua empresa. 

As principais questões dos funcionários incluem equilíbrio trabalho-vida (61%), saúde mental (61%), ambiente de trabalho/cultura (47%) e burnout (43%). 

A saúde mental nunca foi um tema tão relevante, com muitas organizações buscando criar um local de trabalho mentalmente saudável.

Um estudo de 2020 da Allianz Insurance mostra que, em relação aos três anos anteriores, os custos com doenças mentais no local de trabalho aumentaram 80%. 

Claro, isso foi antes dos efeitos latentes da mudança global que era a Covid-19, forçando a equipe ao confinamento e vendo ondas de funcionários renunciarem ou passarem a trabalhar em casa, sem aviso. 

Os efeitos do isolamento, uma rotina interrompida e senso de propósito, e o medo de um vírus incerto em nossas psiques serão certamente estudados nos próximos anos, mas está claro que uma ação é necessária agora, principalmente no ambiente corporativo.

O que é um ambiente corporativo saudável?

Um local de trabalho saudável é aquele onde os funcionários e a gerência trabalham juntos para promover ações e comportamentos saudáveis ​​para manter todos seguros e bem.

Um ambiente não tóxico e saudável leva a uma oportunidade para discussão aberta, relacionamentos profissionais sólidos e aumento da produtividade.

Listamos alguns sinais de um ambiente de trabalho saudável decisivo para 2022:

  • Flexibilidade;
  • Compaixão;
  • Valores positivos;
  • Saúde mental é para todos;
  • Baixas taxas de rotatividade;
  • Colaboração em equipe;
  • Comunicação aberta;
  • Projetos orientados a objetivos;
  • Incentivo ao crescimento.

Os benefícios de um ambiente corporativo saudável

Existem alguns benefícios claros e mensuráveis ​​para as empresas que criam um local de trabalho mentalmente saudável, incluindo:

  • Diminuição no número de lesões e doenças relacionadas ao trabalho;
  • Queda nas reivindicações de compensação dos trabalhadores;
  • Trabalhadores prósperos que optam por permanecer na empresa;
  • Aumento na produtividade;
  • Diminuição no absenteísmo;
  • Aumento no engajamento e satisfação no trabalho;
  • Redução no volume de negócios e custos de seleção;
  • Capacidade de atrair os melhores talentos.

A maioria das empresas está no ramo de pessoas e confia em seus funcionários para ajudá-los a crescer e prosperar. 

Flexibilidade e suporte são fatores essenciais para que os funcionários continuem trabalhando para o seu negócio. 

Portanto, faz sentido criar um ambiente corporativo saudável para reter seus valiosos funcionários em 2022. Afinal, você gastou tempo e dinheiro procurando, recrutando, integrando e treinando-os.

Retorno do Investimento: como a saúde mental impacta no financeiro da empresa

O documento de discussão Mentally Healthy Workplaces in NSW fornece um exemplo do retorno sobre o investimento para empresas que criam um local de trabalho mentalmente saudável. O relatório usa um exemplo hipotético de uma empresa que emprega 200 funcionários.

A empresa incorreria, em média, em custos de mais de $270.000 em absenteísmo e presenteísmo relacionados à saúde mental a cada ano, e enfrentaria um pedido de indenização trabalhista a cada cinco anos.

Se essa empresa gastasse US $9.600 na promoção da saúde mental no local de trabalho, economizaria US $40.000 por ano. O retorno é de benefício de $2,86 para cada dólar investido, enquanto para grandes empregadores, o retorno sobre o investimento aumenta para $4,01.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Quais são as etapas para criar um ambiente corporativo saudável?

Para começar, é importante estabelecer os fatores que contribuem para a criação de um ambiente de trabalho saudável: cultura organizacional, ambiente físico, bem-estar, saúde mental e apoio do funcionário. 

A partir desses fatores-chave em mente, criamos 5 dicas sobre como criar um ambiente de trabalho saudável:

1. Recompensar e reconhecer

Recompensar os funcionários e reconhecer seu trabalho árduo manterá o ânimo na equipe.

Reconhecer um funcionário pode ser algo tão simples como dizer “obrigado”, ou pode ser um gesto mais grandioso, como recompensas monetárias, férias extras ou uma viagem de incentivo. 

Lembrar sua equipe de seu valor pode ajudar muito a aumentar o moral.

2. Estabelecer uma boa comunicação

Ter uma boa comunicação em toda a equipe, não apenas entre o funcionário e o empregador, cria um ambiente de trabalho mais saudável. 

Choques de personalidade são frequentemente inevitáveis; no entanto, eles não são necessariamente negativos. 

O confronto e o conflito saudáveis ​​são importantes em uma organização, pois trazem ideias e opiniões inovadoras. 

Fornecendo uma equipe que se comunique abertamente e as disputas sejam tratadas de forma adequada, o ambiente de trabalho deve prosperar.

3. Crie novos relacionamentos encorajadores nas equipes

Atividades de construção de equipe ajudam a preencher lacunas e construir relacionamentos. 

Frequentemente, os funcionários trabalham de forma independente em suas funções, sendo assim, as atividades de formação de equipes podem incentivar interações positivas tanto nas equipes quanto entre as equipes, ajudando a construir um melhor ambiente de trabalho. 

Além de possibilitar a comunicação entre membros de equipes diferentes, a formação de equipes também auxilia no fortalecimento do vínculo entre pessoas que trabalham na mesma capacidade. 

Ter amigos no local de trabalho é muito importante; na verdade, a Officevibe descobriu que 70% dos funcionários dizem que os amigos no trabalho são o elemento mais importante para uma vida profissional muito feliz. As atividades de formação de equipes ajudam a promover e cultivar amizades.

4. Promova um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários é essencial para um ambiente de trabalho saudável. 

Os trabalhadores acreditam que seus empregos agora ocupam quase metade de suas vidas o que levou um estudo da GymPass a descobrir que um equilíbrio entre vida e trabalho é 30% trabalho e 70% vida – as empresas podem defender isso garantindo que o trabalho seja deixado no escritório, encorajando folga e permitindo um trabalho flexível. 

Ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional não é importante apenas para a saúde e os relacionamentos, mas também pode melhorar a produtividade e o desempenho dos funcionários.

Criar um ambiente de trabalho saudável não precisa ser difícil ou caro. Algo tão simples como tocar música no escritório pode elevar os níveis de dopamina no cérebro, melhorando o humor de toda a equipe. 

Se os funcionários estiverem felizes em seu ambiente de trabalho, provavelmente serão mais produtivos e trabalharão mais.

5. Promova o bem-estar e a saúde mental

O bem-estar pode ser negligenciado no local de trabalho em algumas empresas; no entanto, o The Institute for Healthcare Consumerism descobriu que quase 70% dos funcionários participariam de programas de bem-estar no local de trabalho, se oferecidos por suas empresas. 

O bem-estar dos funcionários inclui não apenas a saúde mental, mas também a física – portanto, para promover o bem-estar, é importante que a empresa incentive a prática de exercícios, por exemplo, em um clube de caminhada no almoço. Para a saúde mental, incentive pequenos intervalos e esteja atento às cargas de trabalho.

A Holos, uma empresa que cuida da saúde mental e bem-estar dos colaboradores, pode te ajudar a se tornar um ambiente corporativo saudável em 2022 oferecendo terapias integrativas e holísticas, que impactam diretamente na vida do colaborador. 

Meditação, terapia sonora, mindfullness e outras práticas podem mudar a cultura organizacional da empresa como também tornar o ambiente de trabalho mais leve e agradável, aumentando a produtividade e retorno não somente para os colaboradores como também para toda a corporação. Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato conosco!

bem-estarPowered by Rock Convert