diversidade, esg e o holistico

Diversidade, ESG e o holístico: como usar a favor da empresa

Diversidade, ESG e o holístico no local de trabalho se refere a uma força de trabalho composta por indivíduos diversificados em raça, etnia, gênero, religião, capacidade física entre outros.

Além disso, é necessário que tudo isso seja englobado com a responsabilidade social e finalmente o holístico, que é entender que a organização para funcionar, precisa de todos os setores, sem exceção. Ou seja, é necessário entender a totalidade do trabalho, não somente um setor individual.  

A partir disso, ao considerar suas metas de diversidade e ESG é importante analisar especificamente quais lacunas de diversidade, equidade e inclusão você tem em sua força de trabalho. 

Medir os dados demográficos exclusivos de sua organização é uma forma objetiva de acompanhar o crescimento e o sucesso da organização.

As pessoas são a força motriz por trás de seu negócio e a contratação de uma variedade de pessoas afeta positivamente seu ambiente de trabalho, receita e reputação de marca. 

Os líderes executivos entendem que a diversidade é a chave para o sucesso organizacional, bem como para se manterem competitivos em mercados em constante mudança.

Diversidade, ESG e o holístico nas empresas

Uma compreensão holística da diversidade destaca a importância de fornecer oportunidades a todos os indivíduos que estão sub-representados em um determinado campo ou indústria.

Mas uma empresa que se declara diversa não deve ser diversa simplesmente pela diversidade – a diversidade de uma empresa contribui para seu sucesso geral. 

Portanto, quando a cultura corporativa de uma organização abraça a diversidade holística, sua inclusão leva à inovação. 

Quando a diversidade holística faz parte da cultura da empresa (e essa representação aumenta), diferentes perspectivas servem como ingredientes para abordar os problemas de forma diferente, o que impulsiona a inovação.

Uma empresa que leva a sério a diversidade de sua força de trabalho mostrará isso por meio de exemplos tangíveis e histórias que fazem parte da narrativa corporativa. 

A diversidade permite diferentes perspectivas e pontos de vista. Essas perspectivas alimentam a criatividade e levam à inovação. 

Em suma, a diversidade promete uma vantagem competitiva e com o holístico é possível englobar a empresa como um todo, e não somente na questão de diversidade. Tudo isso, envolvido a questão social impacta também no aspecto econômico e sustentável de uma empresa. 

Ou seja, uma empresa que está alinhada em diversidade, ESG e o holístico tem grandes chances de se destacar no mercado que é cada vez mais competitivo por meio de ações que demonstram essas características em sua rotina corporativa. 

Benefícios da diversidade, ESG e o holístico no ambiente de trabalho

Ter um local de trabalho diversificado e multicultural traz várias vantagens. Uma vez que o mundo de hoje está cada vez mais globalizado e interconectado, os locais de trabalho devem aproveitar a diversidade de habilidades que indivíduos de diferentes origens e idiomas podem trazer. Os principais benefícios da diversidade no local de trabalho incluem:

Aumento da produtividade

Um local de trabalho diversificado permite mais ideias e processos. Essa diversidade de talentos significa um leque mais amplo de competências entre os funcionários, bem como uma diversidade de experiências e perspectivas que aumenta o potencial de aumento da produtividade.

A diversidade de uma empresa é uma indicação de quão produtivos serão seus funcionários. O relatório Forbes Global Diversity and Inclusion Fomentando a inovação por meio de uma força de trabalho diversificada descobriu que 77% das empresas usaram a produtividade como uma medida para medir o sucesso dos programas de diversidade. 

Os entrevistados na pesquisa da Forbes informaram que suas empresas experimentaram um aumento na produtividade devido a uma força de trabalho diversificada.

Maior liderança 

A diversidade no local de trabalho pode ter um impacto poderoso nas lideranças de uma empresa. Desde a construção da cultura da empresa até a atração de diversos candidatos durante o recrutamento, a liderança é o rosto e a voz da sua empresa.

Mais inovação 

Quando todos em uma empresa têm a mesma formação, é provável que tenham ideias semelhantes. Para se manterem competitivas, as empresas precisam de novas ideias e conceitos. Uma força de trabalho diversificada traz perspectivas únicas sobre como resolver problemas e inovar para obter uma vantagem competitiva.

De acordo com a pesquisa de Josh Bersin, as empresas inclusivas têm 1,7 vezes mais chances de serem líderes em inovação em seu mercado.

Em um local de trabalho diversificado, os funcionários são expostos a várias perspectivas e visões de mundo. Quando essas várias perspectivas se combinam, muitas vezes elas se unem de maneiras novas, abrindo portas para a inovação.

Melhor tomada de decisão 

A diversidade no local de trabalho leva a melhores resultados na tomada de decisões.

Um white paper da plataforma de tomada de decisões on-line Cloverpop encontrou uma ligação direta entre a diversidade no local de trabalho e a tomada de decisões. 

Os pesquisadores descobriram que, quando diversas equipes tomam uma decisão de negócios, superam os tomadores de decisão individuais em até 87% das vezes.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

Quando funcionários com experiências e perspectivas diferentes se reúnem, eles surgem com mais soluções, o que leva a processos de tomada de decisão e resultados mais informados e aprimorados.

Melhorias no recrutamento

Uma pesquisa feita pela Glassdoor mostra que 67% dos candidatos a um emprego informaram que a força de trabalho diversificada de uma empresa é um fator-chave ao avaliar suas opções. 

Essas descobertas demonstram que a diversidade é um aspecto fundamental ao recrutar os melhores talentos. Os candidatos à busca de um emprego estão cientes da importância de uma força de trabalho diversificada e desejam fazer parte de uma empresa que valorize sua diferença.

Cria maior compatibilidade entre empresa e colaborador 

A promoção de um ambiente de trabalho diversificado, onde todos são respeitados, ajuda as empresas a obedecer às leis e também garante que cada funcionário seja tratado com o respeito que merece.

De acordo com a Forbes, empresas com mais de US $10 bilhões anuais receitas, 56% concordaram fortemente que a diversidade ajuda a impulsionar a inovação com esforços de diversidade e inclusão. 

Por que a diversidade, ESG  e o holístico é importante para a empresa?

O ESG é crucial porque oferece uma estrutura focada por meio da qual governos, empresas e cidadãos podem trabalhar consistentemente para resolver sérios desafios globais. 

Baseia-se na obrigação moral compartilhada de fazer a coisa certa pelas pessoas e pelo planeta, mas visa tornar o progresso mensurável de uma forma que antes não era possível.

A diversidade engloba pessoas com perspectivas diferentes que podem acrescentar a todo momento uma novidade para a empresa e junto ao ESG aumenta significativamente os ganhos intelectuais e financeiros de uma empresa. 

O holístico nesse sentido entra em sua totalidade para que, o colaborador consiga então entender a importância de sua atuação impacta toda a organização.

O desempenho ESG, portanto, é um indicador da resiliência de uma organização e, ao implementar uma estratégia ESG, as organizações estão em melhor posição para responder à medida que novos desafios surgem. 

Eles podem se adaptar a interrupções e sustentar a criação de valor a longo prazo. Isso é atraente para investidores que buscam maximizar os retornos. A ligação entre o desempenho financeiro e ESG está se tornando mais robusta do que nunca.

Um estudo recente analisa os dados do portal Marsh & McLennan ESG, analisando especificamente como o ESG afeta os funcionários ao observar o sentimento da força de trabalho. 

O relatório determina que o desempenho do ESG pode ter um impacto positivo no sentimento da força de trabalho, o que pode se tornar uma grande vantagem competitiva para as empresas. Aqui estão algumas descobertas importantes:

  • Os empregadores com funcionários altamente satisfeitos pontuam mais alto no desempenho ESG (14% a mais) do que a média dos empregadores globais. 
  • Funcionários satisfeitos trabalham mais, ficam mais tempo e buscam produzir melhores resultados para a organização.
  • Os empregadores com uma imagem atraente entre os jovens talentos têm melhor desempenho ESG (25% mais alto) do que os empregadores médios. Funcionários jovens e ávidos fortalecem a retenção de talentos de uma empresa.

Além disso, os principais empregadores (conforme medido pela satisfação dos funcionários e atratividade para jovens talentos) tendem a:

  • Ter emissões de carbono mais baixas;
  • Fazer um esforço maior para entender os sentimentos dos funcionários;
  • Possuir uma equipe mais diversificada.

Uma pesquisa do Great Place to Work® mostrou que quando os funcionários dizem que seu trabalho tem um “significado especial”, em vez de ser “apenas um emprego”, eles têm 56% mais probabilidade de experimentar oportunidades de inovação.

Como a diversidade, ESG e o holístico melhora o desempenho da empresa

As empresas com força de trabalho diversa geralmente superam as empresas que não o fazem.

Um estudo do Gartner prevê que até 2022, 75% das empresas com equipes de tomada de decisão diversificadas e inclusivas excederão suas metas financeiras. O estudo descobriu que equipes inclusivas e diversificadas de gênero superaram suas contrapartes menos inclusivas em 50%.

A Weber Shandwick, em parceria com a United Minds e a KRC Research, divulgou um estudo de 2019 no qual 66% dos executivos de empresas que alinharam seus objetivos de negócios com os objetivos de diversidade e inclusão concordam que a diversidade é um importante impulsionador do desempenho financeiro da empresa.

Empresas com equipes de liderança mais diversificadas relatam maior receita de inovação – 45% da receita total contra apenas 26%, de acordo com um relatório do BCG de 2018.

De acordo com o relatório Diversity Matters da McKinsey, as organizações que estão no quartil superior em relação à diversidade (étnica e racial) têm quase 35% mais chances de obter retornos bem acima da média da indústria nacional. Quanto mais diversificada for a organização, melhores serão suas chances de desempenho financeiro.

Como a Holos pode impactar empresas com diversidade, ESG e o holístico

A Holos tem o objetivo de atingir pessoas e mudar a vida de cada uma delas de forma positiva, sempre com o cuidado com o bem-estar e saúde mental de cada indivíduo. 

Ao cuidar da saúde mental e bem-estar do colaborador, a empresa pode ver melhoras significativas na produtividade, motivação e foco do colaborador, além de aumentar o nível energético de toda a organização. 

As soluções que a Holos oferece tendem a impactar não somente na cultura organizacional de uma empresa, mas também na vida de cada ser humano que passam pela a empresa.

Por fim, podemos concluir que aderir soluções holísticas é muito mais do que técnicas e sim entender que tudo o que fazemos é parte de um todo bem maior. 

As práticas oferecidas pela Holos trazem benefícios não somente para o colaborador, mas também para toda a organização que só ganha ao unificar o holístico com a diversidade que todas as empresas devem ter, unindo pensamentos diferentes para um só propósito. 

Para saber mais sobre como nossas soluções podem impactar sua empresa, entre em contato conosco!

bem-estarPowered by Rock Convert