Retenção de funcionários: como aumentar?

retenção de funcionários

Você provavelmente já pesquisou e percebeu as altas estatísticas sobre a retenção de funcionários.

Uma pesquisa do Predictive Index descobriu que 48% dos funcionários pensaram em mudar de carreira nos últimos 12 meses. Destes, 57% dizem que pensam em deixar a empresa no próximo ano.

Não é de se admirar que as empresas estejam se empenhando para manter os funcionários. Conforme uma pesquisa da Willis Towers Watson de 2021, 61% dos empregadores afirmam que estão lutando para reter seus funcionários. Isso se torna ainda mais alarmante quando você considera que apenas 15% dos empregadores relataram o mesmo na pesquisa de 2020.

Não há dúvidas sobre isso – os funcionários estão mudando de rota quando não recebem reconhecimento. Ou seja, não é apenas caro e estressante para os empregadores, mas também os deixa com vagas que estão se tornando cada vez mais difíceis de preencher.

A mesma pesquisa Willis Towers Watson descobriu que 73% dos empregadores dizem que estão lutando para atrair talentos. Nem é preciso dizer que agora, mais do que nunca, os empregadores desejam manter seus melhores talentos por perto. 

Mas com o mundo do trabalho aparentemente mudando constantemente, muitas empresas ficam sem saber qual caminho seguir. O que eles precisam fazer para manter seus funcionários e incentivá-los a ficar com eles por mais tempo? Nós te contamos a seguir!

Benefícios para aumentar a retenção de funcionários

Já se foram os dias em que anunciar benefícios como plano de saúde básico fazia os funcionários ficarem atentos. Esses não são mais considerados bônus – são expectativas. Na verdade, 77% dos funcionários dizem que nem mesmo consideram continuar a trabalhar para seu empregador se o seguro saúde não for fornecido.

Além disso, os extras no escritório também não têm o brilho de antes. Com mais equipes migrando para o trabalho remoto ou híbrido (a Accenture relata que 63% das empresas de alto crescimento estão usando um modelo híbrido), vantagens no local, como lanches e mesa de sinuca não são mais tão atrativos.

Então, o que os funcionários realmente querem? Aqui estão alguns benefícios para os funcionários que podem capturar o interesse de sua equipe e mantê-los na empresa:

Otimize a experiência de onboarding para maior retenção de funcionários

Quando tiver certeza de que encontrou a combinação certa para o trabalho, é hora de integrá-los e treiná-los. Mas a integração é mais do que apenas assinar um contrato, fazer um tour pelo escritório e configurar a mesa do funcionário.

Seu processo de integração deve ser estratégico e “durar pelo menos um ano para garantir alta retenção”, de acordo com a SHRM.

O processo de integração deve ter vários objetivos:

  • Reforce uma primeira impressão positiva.
  • Defina expectativas claras para seu trabalho e futuro na empresa.
  • Conecte os novos contratados à equipe e ajude-os a construir relacionamentos com colegas de trabalho.
  • Forneça oportunidades estruturadas para novos contratados para oferecer feedback sobre seu trabalho, processos da empresa e cultura.
  • Comece a planejar o futuro e o desenvolvimento do funcionário a longo prazo na empresa.

Recursos de saúde mental aumentam a retenção de funcionários

Para a maioria de nós, os últimos anos tiveram um impacto em nosso bem-estar mental, com muitos de nós lidando com mais problemas de saúde mental do que nunca.

Os funcionários estão cada vez mais dispersos e o burnout está aumentando, com 40% dos trabalhadores admitindo que se sentem pessoalmente esgotados no trabalho. 

Por esse motivo, os funcionários estão cada vez mais procurando empresas que adotem e apoiem ​​quem eles são como uma pessoa inteira – e não apenas um recurso que percorre uma lista de tarefas pendentes.

Uma das melhores maneiras de mostrar aos trabalhadores que você se preocupa com a saúde deles (dentro e fora do horário de trabalho) é investir em recursos de saúde mental adequados

Esses esforços precisam ir além de uma única conversa ou de um evento em sua empresa. Você precisa realmente apostar em recursos de saúde mental, oferecendo coisas como:

  • Planos de seguro saúde que cobrem terapia e aconselhamento;
  • Programas de bem-estar que os funcionários podem usar para apoiar sua saúde mental;
  • Acesso a serviços e recursos sob demanda, como terapia virtual, meditação ou terapia sonora, por exemplo;
  • Dias para falar sobre saúde mental como parte de sua cultura organizacional;

Passos como esses provam que seu compromisso com a saúde mental é muito mais do que apenas falar sobre o assunto.

Arranjos flexíveis aumentam a retenção de funcionários

Uma pesquisa com funcionários realizada pela EY revelou que 9 em cada 10 funcionários desejam flexibilidade onde e quando trabalham. 54% desses funcionários considerariam pedir demissão se não recebessem alguma forma da liberdade desejada. 

A pesquisa da IBM descobriu que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional era a principal coisa que os funcionários diziam que suas empresas deveriam priorizar para engajar melhor seus funcionários.

O que isso significa para os empregadores? Você não pode mais esperar que os funcionários fiquem o tempo todo em suas mesas ou trabalhem em horários rígidos.

Hoje, as pessoas querem (e em muitos casos, precisam) construir um trabalho em torno de suas vidas – e não o contrário. As empresas que continuam a adotar abordagens que vinculam o desempenho às horas trabalhadas enfrentarão uma batalha difícil contra a retenção.

Em vez disso, os empregadores devem mudar para uma cultura baseada em resultados, onde a ênfase é colocada no que está sendo alcançado sem tanta atenção às horas que levou para fazer isso.

Quanto mais generosas forem suas políticas, mais os funcionários apreciarão seu compromisso com a vida deles fora do trabalho – e, como resultado, irão desejar se manter na empresa.

Oportunidades de desenvolvimento

Os últimos anos mudaram as expectativas dos trabalhadores, mas uma coisa permaneceu constante: os funcionários estão sempre buscando por oportunidades de aprender e crescer.

Enquanto alguns estão mudando de empresas em busca de melhor salário ou equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, outros buscam algo que se alinhe com seus valores, habilidades e áreas de interesse. A pandemia os inspirou a reavaliar suas vidas e prioridades e fazer mudanças que se adaptem melhor a esses ideais recém-descobertos.

Deseja que eles façam essas mudanças em sua própria organização? Mostre a eles que você está ansioso para estar ao lado deles conforme eles aprendem e crescem e que está disposto a dar-lhes acesso aos recursos e oportunidades de que precisam para fazê-lo. Isso pode incluir:

  • Encorajar conversas regulares sobre desenvolvimento de carreira entre gerentes e funcionários;
  • Colaborar com os funcionários para estabelecer metas de carreira e planos de progresso claros;
  • Oferecendo oportunidades de trabalhar em projetos multifuncionais ou explorar outros departamentos;
  • Oferecer workshops, seminários e outras iniciativas de aprendizagem;
  • Oferecer bolsas para educação continuada ou outros recursos de aprendizagem.

Esses primeiros passos são para começar a mostrar aos funcionários que eles não precisam se sentir presos em sua empresa. Há muito espaço para eles desenvolverem, crescerem e construírem uma carreira alinhada com seus valores e paixões.

Crie uma cultura de reconhecimento e feedback

Os funcionários desejam se sentir valorizados e apreciados por suas contribuições. E construir uma cultura de feedback e reconhecimento do funcionário pode ajudar muito a ajudar os funcionários a se sentirem vistos e ouvidos – e menos propensos a buscar essa validação em outro lugar.

Aqui estão algumas maneiras de construir reconhecimento e feedback na cultura de sua empresa

  • Pratique a escuta contínua – use pesquisas anuais e de pulso para obter feedback dos funcionários.
  • Converse regularmente com os funcionários – analise o desempenho juntos com frequência, ofereça (e peça) feedback e discuta o desenvolvimento de carreira com os funcionários.
  • Crie um programa de reconhecimento de funcionários – incorpore o reconhecimento em sua cultura por meio do reconhecimento ponto a ponto, elogios públicos e privados dos gerentes e prêmios ou mensagens da empresa.

Dê a seus funcionários um motivo para ficar

Se você sentir aflito toda vez que ouvir uma estatística sobre a retenção de funcionários, saiba que você não está sozinho. Os empregadores em todos os lugares estão enfrentando o mesmo desafio.

A boa notícia é que esse obstáculo não é impossível de superar e oferecer os benefícios certos (além do básico, como pagamento justo, condições de trabalho seguras e uma cultura positiva) pode incentivar seus funcionários a ficarem com você.

Ainda não tem certeza do que faria sua equipe querer estar ao seu lado? Pergunte a eles. A coleta de feedback honesto fornece informações para ajudá-lo a adequar seus benefícios às necessidades deles. 

Além disso, mostra que você valoriza a opinião deles e está comprometido em fazer de sua organização um lugar onde eles estão animados para trabalhar – não apenas agora, mas por um longo período.

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