reconhecimento do funcionário

Reconhecimento do funcionário: porque é tão importante?

O reconhecimento do funcionário transforma a cultura da empresa de forma extremamente positiva, colaborando para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador. 

Você sabe que sua equipe é excepcional. Afinal, você os vê trabalhando duro para sua empresa todos os dias. Mas quando você está gerenciando uma pequena equipe ou administrando uma empresa, há muitas coisas que exigem sua atenção. Às vezes, isso significa que os esforços de reconhecimento dos funcionários são deixados de lado.

Não importa o quão intencional você seja, um simples agradecimento nem sempre é suficiente para que seus funcionários saibam que você os aprecia.

O reconhecimento dos funcionários assume várias formas. Tornar o reconhecimento parte da cultura de sua empresa pode melhorar a experiência do funcionário. Por sua vez, isso pode impactar drasticamente o sucesso do seu negócio.

No entanto, pequenas empresas não têm ideia por onde começar quando se trata de tornar o reconhecimento dos funcionários parte de sua cultura.

Se você está ansioso para reconhecer seus funcionários, mas não sabe como, continue lendo. Você descobrirá o propósito do reconhecimento do funcionário, como fazer isso da maneira certa e os benefícios que isso pode trazer para a sua empresa.

O que é o reconhecimento do funcionário?

O reconhecimento do funcionário é quando um funcionário é formal ou informalmente reconhecido. Isso pode ser por esforço, comportamento ou resultados que se alinham com os valores ou objetivos da empresa. 

O reconhecimento impactante vem em muitos tipos e de muitas fontes. Vai muito além de um tapinha nas costas de seu chefe.

O objetivo do reconhecimento do funcionário é fazer com que ele se sinta valorizado e apreciado. Ele fornece motivação extrínseca. Isso envia um sinal ao funcionário e ao restante da organização sobre que tipo de comportamento é necessário e valorizado.

Fazer o reconhecimento errado dos funcionários pode deixar sua equipe com um sentimento de insatisfação.

Programas de reconhecimento obsoletos, desconectados e tecnologia de reconhecimento desatualizada levaram a uma redução de 37% na avaliação dos funcionários, de acordo com uma pesquisa da OC Tanner.

Quem dá o reconhecimento do funcionário?

Muitas pessoas acreditam que a valorização ou o reconhecimento do funcionário só pode vir de um gerente, ou vir depois que algo importante acontecer. Mas, ao contrário da crença popular, nem todo reconhecimento precisa vir de um escalão superior.

Tradicionalmente, os gerentes oferecem reconhecimento formal. No entanto, qualquer pessoa dentro de uma organização também pode dar feedback formal ou informal significativo.

A criação de um ambiente de reconhecimento dos funcionários capacita todos em sua organização. Os membros da equipe reconhecem o bom trabalho e se sentem valorizados pelo que fazem. 

O reconhecimento entre pares pode desempenhar um grande papel em ajudar os funcionários a se sentirem valorizados por seu trabalho.

Quais são os benefícios do reconhecimento do funcionário?

O reconhecimento eficaz dos funcionários não é apenas bom, mas também pode ajudar o seu negócio a prosperar.

Para as pequenas empresas, a apreciação demonstrada através de uma estratégia de reconhecimento de funcionários se paga.

Os funcionários reconhecidos regularmente têm uma visão melhor de sua organização. Isso geralmente leva a:

  • Melhor performance;
  • Mais satisfação em seus empregos;
  • Melhores relacionamentos com os membros da equipe.

Na verdade, os trabalhadores reconhecidos têm 103% mais probabilidade de se sentirem apoiados em suas funções, segundo o relatório da OC Tanner. Eles também têm 67% mais probabilidade de pensar que sua organização se preocupa mais com seu bem-estar do que com os lucros.

Esses números não mentem. O reconhecimento faz uma grande diferença para os membros da sua equipe. Parte de ser um grande líder de equipe é reconhecer um bom trabalho em tempo real.

Aqui estão alguns dos principais benefícios do reconhecimento do funcionário.

O reconhecimento do funcionário o deixa mais feliz

O incentivo ao reconhecimento regular em sua empresa mantém sua equipe feliz e produtiva. Existe uma conexão clara entre felicidade e reconhecimento. Na verdade, 82% das pessoas relatam que se sentem mais felizes quando são reconhecidas no trabalho.

O reconhecimento frequente e significativo mantém sua equipe mais feliz dentro e fora do trabalho. Além disso, funcionários felizes tornam o local de trabalho um lugar melhor para se estar, o que pode aumentar a motivação dos funcionários em todo o escritório.

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradores

O reconhecimento dos funcionários melhora a retenção

Os funcionários satisfeitos permanecem mais tempo em suas empresas. É simples assim.

O reconhecimento mantém sua equipe engajada e conectada aos objetivos e valores da sua empresa.

Quando os funcionários se sentem valorizados, é mais provável que continuem trabalhando com sua empresa.

A OC Tanner descobriu que, em 2020, o reconhecimento levou a um aumento de 47% na satisfação e no engajamento dos funcionários.

O reconhecimento dos funcionários cultiva uma cultura de auto aperfeiçoamento

O reconhecimento regular pode ter um impacto enorme na cultura da empresa. Ele incentiva os funcionários a crescer, experimentar e aprender coisas novas.

Quando os funcionários são reconhecidos, eles sentem um propósito no trabalho. Esse senso de propósito pode encorajar os trabalhadores a se tornarem ainda melhores em seus empregos.

O reconhecimento do funcionário aumenta a moral

Até mesmo um simples elogio pode ser o impulsionador do moral que inspira sua equipe a fazer o melhor trabalho.

Quando você percebe as pequenas coisas, sua equipe se sente apreciada e vista. O reconhecimento pode levar sua equipe a se sentir melhor em relação ao trabalho e a se sentir motivada para ter um melhor desempenho no futuro.

Como você mostra o reconhecimento dos funcionários?

Mostrar à sua equipe que você percebe seu trabalho árduo não precisa ser difícil. Há muitas maneiras de reconhecer seus funcionários, e trocá-lo é uma ótima maneira de mostrar gratidão.

Ofereça reconhecimento sempre que você ver um ótimo trabalho. Quando você vir alguém indo além, ofereça reconhecimento imediatamente. 

Procure maneiras de conectar o desempenho excepcional do funcionário especificamente à pessoa que o exerce. Em seguida, incentive seu membro da equipe a também agradecer a um de seus colegas hoje.

Aqui estão algumas ideias de reconhecimento de funcionários que você pode incorporar em seu estilo de gestão para agradecer a sua equipe por um trabalho bem executado.

Pergunte aos seus funcionários como eles preferem ser reconhecidos

Existem diferentes tipos de reconhecimento. A maneira mais adequada de agradecer a alguém depende de seus valores essenciais.

Algumas pessoas adoram o reconhecimento público, enquanto outras fogem dos holofotes. Sempre pergunte à sua equipe que forma de reconhecimento eles preferem, para se sentirem respeitados e compreendidos.

Tenha um dia de atividades em equipe

O trabalho em equipe faz o sonho funcionar! Comemore sua equipe e reconheça um trabalho bem executado com uma divertida atividade externa.

A união fora do escritório pode ajudar a fortalecer sua equipe e tornar o negócio ainda mais forte.

Use um sistema de recompensas

Recompensar os funcionários com algo como um cartão-presente é comum. Mas se você não tiver certeza do que seu funcionário deseja, um sistema de recompensa pode ser um grande trunfo.

Patrocinar o desenvolvimento profissional ou outras oportunidades

Criar uma cultura de auto aperfeiçoamento torna o desenvolvimento profissional uma grande prioridade para os funcionários.

Patrocine uma classe ou certificação relevante de sua escolha para ajudar a desenvolver seu ofício. Ou dê a um funcionário uma atribuição exagerada, não necessariamente uma promoção formal, mas uma oportunidade de liderar um projeto ou conduzir uma iniciativa.

Destaque os funcionários nas redes sociais

Muitos funcionários prosperam com o reconhecimento social. Uma mensagem nas páginas de mídia social da empresa permite que um funcionário mostre suas realizações profissionais para seus amigos e familiares também.

Sua equipe merece reconhecimento dos funcionários

Todos nós sabemos que o reconhecimento é bom. Porém, o reconhecimento dos funcionários vai muito além de elogios pontuais.

Os métodos de reconhecimento corretos podem tornar sua equipe mais forte, tornar sua empresa um lugar melhor para trabalhar e até mesmo aumentar seus resultados financeiros.

Construir um local de trabalho melhor não precisa ser complicado. A Holos pode te auxiliar com o reconhecimento profissional por meio de talks, práticas integrativas e ações que irão melhorar significativamente o bem-estar e saúde mental de todos. 

Nossas soluções são uma ótima maneira de mostrar a seus funcionários que você está comprometido com o sucesso deles. Conheça mais sobre nossas soluções, fale com um de nossos consultores! 

bem-estar