cultura de alta performance

Cultura de alta performance: como implementar sem afetar a saúde mental dos colaboradores

A cultura de alta performance é essencial para a construção de lideranças e colaboradores que estão sempre buscando um melhor desempenho e posicionamento profissional. 

O processo de criar uma cultura organizacional de alta performance sem prejudicar os colaboradores, criando um ambiente saudável e sem metas irreais é complexo e desafiador. Ainda mais que é comum pensar que por ser algo de alta performance, irá se tornar algo com uma enorme pressão e expectativas irrealistas. 

O ponto principal é que, as organizações precisam de uma cultura organizacional para se tornarem fortes e crescerem exponencialmente. Superar essa dificuldade entre a necessidade e a compreensão da importância de uma cultura de alta performance e como implementá-la na organização exige muito esforço e dedicação. 

Por ser um conceito ainda muito novo, ainda está em construção. Em suma, ela define o conjunto de comportamentos e valores compartilhados entre os membros da organização com o objetivo coletivo de alcançar um alto desempenho e conquistar excelentes resultados. 

A implementação de uma cultura organizacional de alta performance além de trazer benefícios para as equipes, é muito importante para o desenvolvimento financeiro nas corporações, pois, além de tudo, ela melhora significativamente na inovação, engajamento e garante uma maior complexidade em suas estruturas e modelos operacionais. 

O fato é, quando pensamos em alta performance na maioria das vezes pensamos em pressão e estresse, não é mesmo? E, pensando nisso, será que saúde mental e alta performance, na verdade, não andam em conjunto? Nesse texto você irá descobrir, continue a leitura! 

O que é a cultura de alta performance? Porque ela é tão importante?

É um conjunto de comportamentos e atitudes que fazem com que a organização tenha um alto desempenho, com a elevação de resultados e crescimento contínuo. 

Buscar crescimento, reconhecimento de mercado e retenção de talentos é o objetivo de toda a empresa e por isso é tão importante estruturar uma cultura que seja clara, empática, empreendedora e com o objetivo de alcançar o alto padrão de excelência. 

A partir disso, a organização começa a funcionar melhor e é impulsionada a direção a uma posição em que ela consegue se sobressair pelas estratégias de negócio como também a satisfação dos clientes e principalmente dos colaboradores, o que cria uma ótima percepção de marca. 

O alinhamento da cultura de alta performance com os objetivos estratégicos da empresa devem ser feitos frequentemente para funcionar e a partir disso, fica mais fácil de criar uma identidade que quem se identifica, cria então uma fidelização

Além de tudo isso, empresas que seguem esse modelo de cultura possuem maior maturidade em suas estruturas organizacionais como um todo. O impacto que esse modo de organização empresarial tem é: 

  • um ambiente mais autônomo;
  • lideranças mais fortes;
  • resultados financeiros consideravelmente maiores;
  • aumento na taxa de retenção de talentos;
  • melhoria contínua dos produtos e serviços;
  • aprimoramento dos programas de treinamento.

Implementar a cultura de alta performance é algo imprescindível para melhorar o desempenho do negócio tanto internamente quanto externamente.

Como construir uma cultura de alta performance? 

Para isso, é preciso ter um propósito claro da razão pela qual a empresa existe, seu diferencial e o que ela trará ou fará para a comunidade, meio ambiente e economia. Além disso, é necessário definir uma visão mensurável e simples de onde se quer chegar, aos objetivos e estratégias para seguir ao longo do tempo. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradoresPowered by Rock Convert

É necessário também priorizar iniciativas que irão auxiliar no alcance dos objetivos, criar uma comunicação clara e transparente com seus colaboradores sobre as prioridades, objetivos, estratégias, iniciativas e comportamentos esperados, além de desenvolver planos de ações de mudanças que serão implantadas com impacto externo e interno.

Finalmente, é necessário ter um plano de incentivo alinhado aos objetivos da empresa e atrelado a indicadores de performance específicos com incentivos de curto prazo que servirão para reconhecer o desempenho individual e do time, impulsionando a performance de seus colaboradores e os incentivos de longo prazo para reter os principais talentos.

Como a liderança impacta nos resultados 

A implementação de uma cultura de alta performance se baseia muito no desempenho de um líder/gestor. Muitas vezes é possível observar que gestores mostram comportamentos opostos do que se exige dos colaboradores, o que entra em contradição e prejudica a empresa. 

A contradição entre o discurso e as atitudes tiram a credibilidade dessa transformação na cultura organizacional, diminui a motivação e produtividade dos colaboradores por não verem propósito nas novas práticas. 

A partir disso, é essencial que o líder seja exemplo, influencie e oriente a equipe de forma positiva, com metas realistas que possam ser alcançadas. A ação sempre deve ser feita com transparência e explicação do contexto das decisões tomadas, mas principalmente, ter uma atitude positiva em relação às tarefas que devem ser performadas por cada colaborador.  

Boas lideranças impactam nos resultados ao terem o propósito e a missão da empresa alinhados com o seu trabalho e com todos os colaboradores. De certa forma, uma cultura forte e bem alinhada entre a liderança “contagia” a organização como um todo.

O direcionamento no recrutamento faz a diferença

Achar o “match” perfeito na hora da seleção de novos talentos impacta diretamente na cultura de alta performance, isso porque, um candidato alinhado com o propósito e missão da empresa se sente mais motivado a fazer um bom trabalho e consequentemente ser mais produtivo. 

Novos talentos reforçam que a cultura organizacional está funcionando e criando presença de mercado por meio da disseminação de outros colaboradores sobre o ambiente corporativo da empresa, fixando tudo isso na organização a longo prazo. 

A importância do feedback

O feedback talvez seja uma das coisas mais importantes ao falarmos de cultura de alta performance. Mas, por quê? Porque apenas o feedback é capaz de apontar pontos de melhorias e pontos positivos no desenvolvimento do colaborador. 

Um bom relacionamento é essencial, porém o feedback garante que todos os colaboradores se sintam à vontade para falar de forma construtiva a respeito de problemas, dificuldades e melhorias na empresa, o que proporciona o crescimento da organização por meio da colaboração ao invés de criar um ambiente de competição interna. 

O feedback, portanto, torna o que eram apenas ordens, um alinhamento de objetivos em comum, em que o líder apoia na execução, enfrenta os problemas junto com os liderados e dá liberdade para que cada um encontre o melhor caminho sem deixar pegar a direção errada.

Insira práticas para o cuidado da saúde mental

As empresas possuem diversas opções para criar um bom ambiente de trabalho com uma boa cultura organizacional para seus colaboradores, mesmo quando existem várias metas exigentes a serem cumpridas. A empresa, portanto, pode inserir práticas que auxiliam no autocuidado e autoconhecimento, além de prevenir e cuidar da saúde mental e emocional de seus colaboradores. 

Investir em práticas holísticas pode ser um bom caminho para a implementação de uma cultura de alta performance como a meditação guiada, que promove o relaxamento profundo do corpo e da alma, além de ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, dando sensação de conforto e segurança. 

Além da meditação, há diversas outras práticas como yoga, reiki, musicoterapia, psicoterapia, mindfulness, entre tantas outras. A Holos, nesse sentido, ajuda sua empresa a cuidar da saúde mental e bem-estar do colaborador e auxilia no desenvolvimento da cultura organizacional. Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato conosco. 

bem-estarPowered by Rock Convert