terapias integrativas

Terapias integrativas: como elas impactam no trabalho

As terapias integrativas ajudam a maximizar o bem-estar das pessoas com doenças crônicas e auxiliam na prevenção da ansiedade, depressão e outras doenças mentais. 

Esse tipo de terapia tem se destacado principalmente no ambiente de trabalho, por cuidar da saúde mental e consequentemente do colaborador. 

A terapia integrativa é uma abordagem de tratamento que envolve selecionar as técnicas de diferentes orientações terapêuticas mais adequadas ao problema específico de uma pessoa. 

Ao adaptar a terapia ao indivíduo, os terapeutas integrativos esperam produzir os efeitos mais significativos.

Ao contrário de algumas abordagens, a terapia integrativa não se restringe a uma metodologia ou escola de pensamento específica. 

Em vez disso, os terapeutas podem recorrer a diferentes técnicas conforme necessário. O objetivo é melhorar a eficácia e eficiência do tratamento e adaptá-lo às necessidades específicas do indivíduo.

E quando falamos sobre o tema no ambiente de trabalho, percebemos que é um desafio dos gestores desenvolver a produtividade e motivação das equipes e de toda a empresa. 

Por isso, investir em terapias integrativas pode auxiliar no funcionamento de todo o ambiente corporativo. 

O que são as terapias integrativas?

Terapias integrativas (também chamadas de terapias holísticas) são técnicas em relação à prática da psicoterapia que afirma o valor inerente de cada indivíduo. 

É uma psicoterapia unificadora que responde de forma adequada e eficaz à pessoa nos níveis de funcionamento afetivo, comportamental, cognitivo e fisiológico, e aborda também a dimensão espiritual da vida.

As práticas integrativas tratam o ser humano de forma integral, considerando sua saúde física, mental e emocional. Essas práticas já são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil, presentes no SUS (Sistema Único de Saúde). 

“Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS).” – Portal do Ministério da Saúde.

As práticas de terapias integrativas tratam muito mais do que sintomas físicos e cuidam da mente, do bem-estar e saúde mental dos indivíduos, promovendo uma boa qualidade de vida.  

Como as terapias integrativas impactam na qualidade de vida dos funcionários? 

A qualidade de vida do funcionário tem se tornado cada vez mais um ponto de atenção nas organizações, sendo ela o grau de satisfação que um colaborador tem com as suas funções exercidas. 

A satisfação do funcionário pode vir de várias ações da empresa, seja ela em uma cultura de benefícios, uma cultura mais humanizada ou até mesmo um happy hour. 

Entretanto, são as terapias integrativas que realmente afetam a vida desses colaboradores, com autoconhecimento e prevenção na saúde mental. 

Empresas são feitas por pessoas e pessoas motivadas, felizes, engajadas com a organização tendem a fazer a empresa prosperar. 

Com tantos casos de burnout nos últimos anos e altas taxas de absenteísmo, os colaboradores tem sofrido com ansiedade, depressão e estresse

A saúde mental dos colaboradores é quem determina o sucesso da sua empresa. Quando há um encontro entre a saúde preventiva e as terapias integrativas no ambiente de trabalho há um aumento de produtividade, menores taxas de rotatividade e desmotivação. 

O ISMA (International Stress Managment Association) confirma que as empresas brasileiras gastam por ano o equivalente a 80 bilhões de dólares apenas em custos relacionados ao estresse profissional. 

Isso confirma alguns pontos principais: um colaborador feliz e saudável na sua empresa gasta menos, cria um time mais engajado e satisfeito! 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradores

Agora vamos entender os benefícios de algumas das terapias integrativas que podem ser parte da rotina da sua empresa. 

Quais técnicas da terapia integrativa eu devo incluir em minha empresa? 

A terapia integrativa baseia-se em uma ampla gama de abordagens, incluindo técnicas psicodinâmicas, cognitivas e comportamentais. Essas técnicas podem ser aplicadas em uma variedade de formatos, incluindo configurações de terapia individual, familiar e em grupo.

Um terapeuta integrativo irá adaptar e integrar diferentes técnicas dependendo das necessidades e objetivos do indivíduo. Algumas delas são:

Meditação

A meditação é uma antiga prática de bem-estar que se concentra no treinamento da consciência, atenção e compaixão.

Pesquisas descobriram que a meditação pode reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o foco e a concentração e aumentar os sentimentos de calma e relaxamento.

A boa notícia é que qualquer um pode fazer isso, e é uma prática simples de aprender – mas será preciso prática e consistência para sentir os benefícios. 

Yoga 

Yoga é essencialmente uma disciplina espiritual baseada em uma ciência extremamente sutil, que se concentra em trazer harmonia entre mente e corpo. É uma arte e uma ciência da vida saudável.

Além disso, o Yoga colabora para a melhora da respiração, postura e diminuição na ansiedade. 

Aromaterapia 

Aromaterapia é um tratamento de cura holística que utiliza extratos naturais de plantas para promover a saúde e o bem-estar. Às vezes é chamado de terapia com óleos essenciais. 

A aromaterapia usa óleos essenciais aromáticos medicinalmente para melhorar a saúde do corpo, mente e espírito. Melhora a saúde física e emocional.

Terapia Sonora 

A terapia sonora é o uso clínico da música para atingir objetivos individualizados, como reduzir o estresse, melhorar o humor e a auto expressão. 

É uma terapia baseada em evidências bem estabelecida na comunidade de saúde. As experiências de musicoterapia podem incluir ouvir, cantar, tocar instrumentos ou compor música.

Alguns fatores que são importantes para ter resultados e terapia positivos incluem:

  • A aliança entre o terapeuta e o cliente
  • As expectativas que as pessoas têm sobre serem capazes de mudar de forma positiva
  • A capacidade do terapeuta de ajudar a inspirar esperança no indivíduo
  • As qualidades de um terapeuta, incluindo sua capacidade de dar atenção, empatia e consideração positiva aos seus clientes.

Em que a terapia integrativa pode ajudar?

A terapia integrativa pode ser útil no tratamento de várias condições de saúde mental e problemas psicológicos. Esses incluem:

  • Ansiedade
  • Luto
  • Depressão
  • Baixa autoestima
  • Estresse
  • Transtornos por uso de substâncias
  • Trauma.

Vamos levar as terapias integrativas para sua empresa? 

A terapia integrativa pode ajudar as pessoas a aprender a integrar e entender diferentes aspectos de si mesmas, incluindo a mente, o corpo, os relacionamentos, a espiritualidade, os pensamentos e as emoções. 

Em vez de se concentrar em um problema de uma perspectiva única ou isolada, esse tipo de terapia pode incentivar um ponto de vista mais amplo e holístico.

É essencial reconhecer que, embora a terapia integrativa seja flexível, isso não significa que seja totalmente sem estrutura. 

Em vez disso, os terapeutas utilizam seu treinamento e experiência para selecionar as técnicas mais benéficas para um propósito específico e, em seguida, integrar essas abordagens em uma experiência terapêutica coesa.

Levar terapias integrativas para a cultura de sua empresa é um presente para seus colaboradores que impacta toda a empresa e pessoas que provavelmente nunca teriam o contato com as práticas que podem ser tão benéficas. 

Desta forma, a Holos pode te ajudar a ter colaboradores saudáveis e que buscam o crescimento da empresa com nossos produtos. 

Nós avaliamos cada empresa individualmente, elaborando as melhores práticas para seu time e suas necessidades, de forma 100% online. Faz sentido para você? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas com um de nossos consultores e mude hoje a cultura da sua empresa.

bem-estar