Janeiro Branco e a saúde mental fazem parte de uma campanha na qual um dos principais objetivos é promover a conscientização e evitar o adoecimento mental da população.
Falar sobre a saúde mental nem sempre é fácil, principalmente no ambiente de trabalho. Às vezes ignoramos nossas próprias emoções por não nos sentirmos à vontade de falar sobre o assunto por ser um tabu.
Trazer essa discussão para o trabalho em que geralmente há uma maior diversidade de pessoas que vivem inúmeras situações abre um espaço para falar sobre o assunto.
A falta de equilíbrio emocional impacta todos os setores de uma empresa, principalmente na produtividade e motivação. A partir disso, percebemos a importância da inteligência emocional e a necessidade de falar sobre saúde mental nas corporações.
A campanha de Janeiro Branco é sempre muito positiva, principalmente no ambiente institucional que conseguimos perceber os efeitos ao longo do ano. Uma equipe que atua em um local saudável e com uma cultura organizacional humanizada tem uma rotina muito mais feliz.
Mas, para isso, precisamos analisar e refletir sobre as ações que as empresas podem promover. Vamos te contar mais sobre a campanha e como a empresa possa ter sucesso no cuidado com o colaborador, veja abaixo!
O que é o Janeiro Branco e de onde ele veio?
O Janeiro Branco é uma das campanhas criadas para chamar a atenção para a saúde da população e, neste caso, são abordadas questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.
Por ser o primeiro mês do ano, temos a tendência a iniciar novos projetos e buscar atingir metas que ainda não conseguimos realizar.
Por isso, o mês se torna o momento mais importante do ano para se pensar na qualidade de vida e no cuidado com a saúde mental.
A campanha idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão ganhou vida em janeiro de 2014, quando profissionais de saúde da área de psicologia de Uberlândia, Minas Gerais, foram às ruas.
Além disso, instituições e a mídia da cidade saíram de seus ambientes de trabalho para conversar com as pessoas sobre saúde mental, saúde emocional, o sentido da vida, a qualidade de vida e a harmonia nas relações humanas.
Desde 2014, o Janeiro Branco vem se consolidando como a maior campanha do mundo em prol da construção de uma cultura de saúde mental na humanidade. O resultado é um trabalho preventivo e promoção do que é saúde.
O que é saúde mental e como Janeiro Branco entra no tema?
Muitas pessoas confundem saúde mental com doença mental.
Entretanto, ter uma mente sã não está relacionado à ausência de qualquer doença, mas a uma série de fatores que implicam diretamente na sensação de bem estar.
Em poucas palavras, ter saúde mental significa estar bem consigo mesmo e com os que estão ao seu redor.
É saber lidar e aceitar não só as exigências da vida, mas também as emoções, sejam elas boas ou desagradáveis, e reconhecer seus limites buscando ajuda quando necessário .
Janeiro remete ao início de um novo ciclo, pois é o primeiro mês do ano, no qual as pessoas estão mais emotivas, cheias de planos e metas.
E, como em uma ‘folha ou tela em branco’, todos podem se inspirar para escrever ou reescrever suas próprias histórias de vida.
Janeiro Branco e a saúde mental nas empresas
O cenário dentro das empresas não é muito animador, onde percebemos muitos casos de adoecimento mental e pouco apoio na maioria das vezes.
Isso fica claro quando analisamos dados da Previdência Social que afirma que a depressão foi uma das maiores causas de afastamentos do trabalho, cerca de mais de 43 mil auxílios-doença.
O excesso de estresse, altas cargas de trabalho e falta de flexibilidade impactam diretamente na saúde mental dos colaboradores que enfrentam burnouts.
O que era uma síndrome, agora se tornou oficialmente uma doença de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
E os dados não param por aí. Segundo pesquisa da Fiocruz, a ansiedade e a depressão têm sido os principais pontos de prejuízos trazidos pelo estresse no trabalho.
Isso se dá principalmente devido ao excesso de trabalho durante a crise da Covid-19.
E o que acontece? Temos uma força de trabalho cansada, ansiosa, estressada e que impacta diretamente no desempenho da empresa.
Isso sobrecarrega outros profissionais, o que pode causar possíveis problemas em pessoas saudáveis por conta do aumento de pressão.
Algumas consequências de empresas que não investem ainda no cuidado ao colaborador são vários, podendo citar:
- desmotivação no ambiente de trabalho;
- redução da produtividade dos colaboradores;
- aumento da rotatividade e índice turnover;
- afastamento dos colaboradores;
- possibilidade de ações e processos trabalhistas.
Os afastamentos confirmam: é preciso investir em saúde preventiva. E a campanha de Janeiro Branco é o momento perfeito para iniciar as ações para cuidar da qualidade emocional da sua empresa.
Como implementar ações de Janeiro Branco na empresa?
Promover ações de saúde mental na empresa não é tão difícil como parece, principalmente com empresas que atuam no segmento e podem te ajudar de forma simples.
É possível atuar de duas formas: no modo coletivo, com ações voltadas para os colaboradores lidarem com problemas mais frequentes e gerais. Ou pode se realizar ações mais direcionadas para cada colaborador, focando em sua necessidade individual.
De toda maneira, qualquer ação é válida, seja ela focando no coletivo ou no individual. O importante é o cuidado com a saúde e a prevenção do adoecimento mental.
É nesse cenário que encontramos as Health Techs, capazes de auxiliar na implementação dessas ações com resultados extremamente satisfatórios e positivos.
Essas empresas geralmente possuem uma equipe de profissionais especializada no assunto que atuam diretamente na promoção da saúde mental.
Levando isso em conta, é importante você entender um pouco mais sobre possíveis ações que podem ser feitas. Abaixo vamos dar algumas dicas do que você pode promover no seu ambiente de trabalho.
Meditação
O conceito básico da meditação é que é uma prática que conecta a mente e o corpo. Seu objetivo é ajudar a aumentar a paz e a calma física e mental, o que também ajuda você a aprender a viver mais plenamente no presente.
Yoga
A prática do yoga melhora a postura, aumenta a ingestão de oxigênio e melhora o funcionamento de todos os sistemas do corpo como o sistema respiratório, digestivo, endócrino e etc.
Seus efeitos nas emoções são igualmente benéficos, acalmando a mente, auxiliando na diminuição do estresse, ansiedade e depressão.
Terapia sonora
A terapia de cura sonora usa aspectos da música para melhorar a saúde e o bem-estar físico e emocional. A prática pode reduzir o estresse e promover o relaxamento, sendo extremamente benéfica para o ambiente de trabalho.
Práticas integrativas possuem comprovação científica de que auxiliam na produção de bem-estar, na melhora de transtornos mentais e também na saúde física.
Todas elas geram maior equilíbrio no ambiente corporativo e melhoram a gestão emocional dos colaboradores. Isso otimiza as relações, produtividade e motivação das equipes.
Por que contratar uma empresa especializada em saúde mental para realizar o Janeiro Branco?
Simples: praticidade e resultados. Implementar ações com foco na saúde mental e bem-estar dos funcionários melhora a vida de todos da empresa, além de outros benefícios.
Ações mais pontuais e direcionadas podem parecer mais complexas de se implementar, entretanto há uma equipe especializada para te ajudar!
A Holos é referência em terapias integrativas que tem como objetivo o cuidado com o colaborador, impactando positivamente mais de 50 mil pessoas e disponibiliza para você todos os recursos necessários para que tudo funcione de maneira excepcional.
Com uma plataforma 100% online, é possível implementar ações de Janeiro Branco (e para o resto do ano também) de forma simples.
Dito isso, nós possuímos terapeutas especializados e criamos planos de ações de forma exclusiva e personalizada que estarão disponíveis para entregar resultados positivos para sua empresa.
Os resultados são claros e relevantes na diminuição da ansiedade, estresse e depressão e claro, com impactos positivos no aspecto financeiro da organização.
Se você se interessou pela proposta da campanha de Janeiro Branco e quer inserir essa cultura de cuidado à saúde mental em sua empresa, entre em contato conosco!