exaustao mental

Superando a exaustão mental: causas, sintomas e como lidar

A exaustão mental é quando mesmo após uma boa noite de sono, você sofre para conseguir levantar da cama e fazer suas obrigações. 

O cansaço constante que acompanha essa exaustão mental pode fazer com que pareça impossível de superar. Você não está sozinho – quase 75% dos trabalhadores relataram sentimentos semelhantes desde o início da pandemia de coronavírus, de acordo com a SHRM

O que é exaustão mental?

A exaustão mental é uma sensação de cansaço extremo, caracterizada por outros sentimentos, incluindo apatia e irritabilidade. 

Você pode estar mentalmente exausto se tiver passado recentemente por estresse de longo prazo, achar difícil se concentrar em tarefas ou não tiver interesse em atividades que normalmente gosta.

Cada tarefa parece mais um fardo e, consequentemente, a vida pessoal e profissional de um indivíduo é afetada.

A exaustão mental é resultado do estresse prolongado.

Esse estresse é desencadeado por muitas razões, como sobrecarga de trabalho, insatisfação no trabalho, gravidez, dor de perder um ente querido, problemas financeiros e doenças de longo prazo.

A exaustão mental a longo prazo pode causar esgotamento e, em casos mais graves, pode resultar em doenças físicas, como derrames ou ataques cardíacos.

É uma experiência angustiante, que muitas vezes não é diagnosticada. No entanto, a detecção e o tratamento oportunos podem ser úteis.

Você pode estar exausto mentalmente?

A exaustão mental é completamente possível e provavelmente é mais comum do que deveria ser. 

Após um longo período de estresse ou tempo de emoções intensas, a exaustão mental pode acontecer. Assim como nossos corpos apresentam sintomas depois que o forçarmos demais, nossas mentes tendem a exibir sinais de exaustão mental se não tomarmos os devidos cuidados.

O que causa exaustão mental?

A exaustão mental pode ser causada por muitas coisas. 

Normalmente as pessoas se sentem mentalmente cansadas depois de experimentar estresse de longo prazo. Isso pode acontecer com altas cargas de trabalho, mal organização de tempo e falta de pausas durante o dia. 

Quando ficamos muito estressados, nosso corpo responde de forma a aumentar a carga cognitiva e reduzir outras funções essenciais.

Por exemplo, você pode ser responsável por concluir um projeto desafiador. Isso exigiria um alto nível de habilidades de gerenciamento de projetos e conhecimento específico.

Com o tempo, o aumento da responsabilidade e o estresse, além da falta de autocuidado, podem resultar em exaustão mental.

Causas comuns de exaustão mental e emocional

Embora uma grande variedade de causas possa fazer com que você se sinta mentalmente esgotado, resumimos as causas mais comuns de exaustão mental abaixo.

Estresse crônico

Esta é a causa mais frequente de esgotamento mental. 

O estresse crônico mantém seu cérebro – e corpo – em alerta máximo o tempo todo. Com o tempo, isso começa a desgastar o seu bem-estar. 

Ele também pode levar à fadiga por excesso de estresse. Pode tornar-se difícil reunir uma resposta emocional à tensão constante.

Incerteza

A resposta ao estresse humano foi projetada para funcionar de forma eficiente diante do estresse de curto prazo (pense em lutar ou fugir). 

No entanto, é uma resposta muito menos eficaz a um sentimento constante e irritante de incerteza.

Infelizmente, a incerteza se tornou um sentimento muito normal desde o início da pandemia do COVID-19. Isso tornou a exaustão mental mais comum do que nunca.

Estresse no trabalho

O estresse no trabalho pode assumir muitas formas. 

Pode surgir de uma incompatibilidade de valores, dificuldade em gerenciar tarefas e prioridades ou um trabalho de alta demanda e orientado a riscos. Alguns trabalhos (ou programas de estudo) envolvem muitos novos aprendizados. 

Eles também podem exigir processamento e dar sentido a muitas informações. Seja qual for o motivo, nem sempre é possível deixar o trabalho no trabalho. Se não for controlado, o estresse no local de trabalho pode até evoluir para o esgotamento.

Estresse emocional

Existem dezenas de coisas que podem causar estresse emocional. 

Planejamento estratégico da saúde mental e cuidado com os colaboradores

Não importa a causa, a experiência é semelhante. Constantes sentimentos negativos, eventos e circunstâncias podem dificultar o relaxamento. 

Essa exaustão emocional pode levar rapidamente à fadiga mental.

Falta de autocuidado 

Quando você está ocupado ou se sente um pouco deprimido, é fácil negligenciar o autocuidado

No entanto, com o tempo, isso afetará sua capacidade de ser resiliente diante de situações estressantes. Em vez de seguir em frente, é importante ser especialmente atento com o autocuidado.

Quais são os sintomas de exaustão mental?

As boas notícias? Você não está sozinho ao enfrentar a exaustão mental. Vamos entender mais sobre os sintomas de exaustão mental para que você possa descobrir como superá-los.

Sintomas emocionais relacionados à exaustão mental:

  • Sentir falta de interesse em atividades normais
  • Falta de motivação no trabalho e na vida pessoal
  • Uma sensação de definhamento ou falta de propósito na vida
  • Mau humor e irritabilidade
  • Irritar-se facilmente com os outros
  • Cinismo, dúvida e pessimismo
  • Um sentimento persistente de que algo ruim está prestes a acontecer
  • Constantemente sentindo-se sobrecarregado ou estressado
  • Depressão, ansiedade ou pensamentos suicidas (se você estiver passando por isso, procure ajuda profissional imediatamente)

Sintomas físicos relacionados à exaustão mental:

  • Fadiga ou exaustão, mesmo após uma noite inteira de descanso
  • Distúrbios do sono e mudanças no padrão (muito ou pouco)
  • Dores de cabeça, dores no corpo e tensão muscular
  • Alterações no apetite
  • Problemas de estômago e distúrbios digestivos
  • Resfriados inexplicáveis ​​ou frequentes
  • Pressão alta ou irregularidades na frequência cardíaca

Sintomas comportamentais relacionados à exaustão mental:

  • Incapacidade de ficar parado, dificuldade em relaxar
  • Esquecimento, dificuldade de concentração, foco reduzido, procrastinação
  • Isolando-se dos outros
  • Uma sensação de “passar pelos movimentos”
  • Atacar amigos, colegas de trabalho ou entes queridos
  • Automedicação através do uso de álcool, drogas ou outras coisas (como videogames, trabalho excessivo ou atividade física)
  • Exaustão no trabalho e dificuldade em concluir tarefas
  • Mudanças de estilo de vida fora do caráter, como aumento do comportamento de risco

Efeitos colaterais de estar mentalmente exausto

A exaustão mental é difícil o suficiente para lidar por conta própria. 

No entanto, os efeitos colaterais de estar mentalmente exausto podem agravar o problema dramaticamente. As pessoas que estão mental e emocionalmente exaustas geralmente experimentam esses efeitos colaterais:

  • Dificuldades nos relacionamentos
  • Diminuição do desempenho no trabalho, incluindo mais erros
  • Incapacidade de seguir ideias complexas ou resolver desafios
  • Sentimentos de desconexão e isolamento
  • Tirar mais tempo do trabalho ou perder eventos sociais
  • Depressão ou ansiedade
  • Resiliência reduzida ao estresse e emoções negativas
  • Oportunidades perdidas
  • Falta de acompanhamento com projetos importantes
  • Diminuição da satisfação em todas as áreas da vida
  • Tomada de decisão afetada e capacidade de planejamento de longo prazo
  • Diminuição da saúde física

Como superar a exaustão mental 

Meditação e exercício: 

A meditação é uma técnica de relaxamento mental. É benéfico para o tratamento de sintomas emocionais de exaustão mental e esgotamento.

O exercício é cientificamente comprovado para ajudar com sintomas emocionais e físicos.

Aproximadamente quinze minutos de meditação e quinze a trinta minutos de caminhada moderada ou exercício são suficientes por dia.

Tudo isso pode lhe proporcionar uma pausa saudável de sua rotina agitada.

Autocuidado: 

O autocuidado tem quatro dimensões: psicológico, emocional, espiritual e físico. O autocuidado pode ajudar no combate aos sintomas do esgotamento mental.

Manter uma alimentação saudável, tomar banho, manter-se ativo, aproveitar o tempo com os amigos e quem você ama, essencialmente, fazer o que amamos tem um impacto terapêutico em nossas vidas.

Praticando a gratidão: 

A gratidão é clinicamente definida como “a apreciação do que é valioso e significativo para si mesmo; é um estado geral de gratidão e apreço”.

Existem vários estudos que mostram que a gratidão tem um impacto direto na redução da exaustão mental. É essencial, portanto, que você mantenha um diário de gratidão para evitar a fadiga mental.

Liste todas as coisas pelas quais você é grato. Reconhecer e apreciar os aspectos positivos pode reduzir a depressão e, em última análise, ajuda a evitar a exaustão mental.

Sono adequado: 

É comprovado que quantidades adequadas de sono melhoram o funcionamento cognitivo e comportamental.

Devemos ter cerca de oito horas de sono todas as noites. Permita que seu cérebro relaxe, e isso ajudará a reduzir a exaustão mental.

Terapia: 

Terapia e aconselhamento são, de longe, as formas mais eficazes de lidar com a exaustão mental.

Não hesite em entrar em contato com um terapeuta e pedir ajuda – a intervenção profissional combinada com o tratamento pode ajudar a eliminar quaisquer sintomas desagradáveis ​​de esgotamento e exaustão mental.

Como ajudar os colaboradores a evitar a exaustão mental 

Com uma gestão emocional bem desenvolvida, é possível impactar os colaboradores e diminuir os efeitos da exaustão mental. É importante, portanto, que as empresas desenvolvam uma cultura humanizada que trabalhe o tema em diferentes contextos para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. 

As terapias holísticas integrativas no ambiente de trabalho trazem inúmeros benefícios em relação ao senso de presença, gestão de emoções e cuidado com o adoecimento mental. 

Essas técnicas já são utilizadas por grandes empresas como a Anglo American, UNIMED, Vale, entre outras que tem o colaborador como foco. 

Implementar ações positivas que entreguem mais bem-estar, saúde mental e qualidade de vida aos funcionários é estar um passo a frente ao desenvolvimento exponencial da sua empresa. 

Conheça a Holos e entenda como ela ajuda essas empresas a melhorar a produtividade e motivação do seu corpo de funcionários através da aprimoração da saúde física e mental!

bem-estar