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Languishing: o sentimento de apatia durante a pandemia

O sentimento negligenciado com saúde mental pode entorpecer sua motivação e foco – e pode ser a emoção dominante em 2021.

Os sintomas do languishing são mais comuns do que pensamos desde o início da pandemia. A falta de concentração, perspectiva, motivação… Aquele sentimento que não tem muita explicação além de estar se sentindo meio “meh”. 

Não é burnout e nem depressão, pois, ainda há energia e não um sentimento de tristeza profunda. Também não há o sentimento de felicidade plena. É não sentir nem alegria, nem tristeza. É se sentir sem objetivo. Isso tem um nome: apatia (languishing em tradução literal é definhamento). 

O termo é a sensação de estagnação e vazio, como se a rotina não fizesse sentido, como se você estivesse olhando para sua vida por uma janela em um dia chuvoso e nebuloso. É a emoção que muitos estão sentindo nos últimos meses após tanto tempo de pandemia. 

Enquanto cientistas e médicos trabalham para tratar e curar os sintomas físicos da longa distância do Covid, muitas pessoas lutam com a longa duração emocional da pandemia. Alguns de nós ficamos despreparados quando o medo intenso e a dor do ano de 2020 se perpetuaram.

No início da pandemia, o sentimento era de total alerta para fugir da situação e aliviar a sensação de medo. Como a pandemia continuou, esses sentimentos e estado agudo de angústia e ansiedade pela pandemia deu lugar a essa condição de apatia

Um nome para o que você está sentindo

Uma das melhores estratégias para controlar as emoções é nomeá-las. A angústia aguda da pandemia descreve nosso desconforto coletivo como dor. Junto com a perda de entes queridos, estamos de luto pela perda da normalidade. “Pesar.” Isso nos deu um vocabulário familiar para entender o que parecia ser uma experiência desconhecida. 

Embora não tenhamos enfrentado uma pandemia antes, a maioria de nós enfrentou perdas. Isso nos ajudou a lidar melhor com as lições de nossa própria resiliência do passado – e a ganhar confiança em nossa capacidade de enfrentar as adversidades presentes.

Ainda temos muito que aprender sobre o que causa o languishing e como curá-lo, mas dar um nome pode ser um começo para a melhora. Isso pode nos ajudar a desobstruir nossa visão, dando-nos uma janela mais clara para o que tinha sido uma experiência embaçada. Pode nos lembrar que não estamos sozinhos: a apatia é comum e compartilhada.

Saúde mental e emocional 

Quando falamos de saúde mental pensamos em um espectro que vai da depressão ao florescimento. Florescer é o auge do bem-estar: você tem um forte senso de significado, domínio e importância para os outros. A depressão é o vale do mal-estar: você se sente desanimado, esgotado e sem valor.

Languishing é o sentimento negligenciado da saúde mental. É o vazio entre a depressão e o florescimento – a ausência de bem-estar. Não se tem sintomas de doença mental, mas também não é a imagem da saúde mental. 

Você não está funcionando com capacidade total. O languishing diminui sua motivação, atrapalha sua capacidade de se concentrar e triplica as chances de você não conseguir manter um nível de produtividade. Parece ser mais comum do que a depressão e, de certa forma, pode ser um fator de risco maior para doenças mentais.

O termo foi criado por um sociólogo chamado Corey Keyes que percebeu que as pessoas ao seu redor não estavam deprimidas de fato, mas também não estavam conseguindo prosperar. A pesquisa sugere que as pessoas que têm uma maior probabilidade de sofrer com uma grave depressão ou transtornos de ansiedade no futuro não são aquelas com esses sintomas hoje e sim as que sentem esse sentimento de apatia e definhamento no momento atual.  

O grande perigo quando você está apático é que é fácil não notar o entorpecimento do prazer ou a diminuição do impulso. Você não se pega escorregando lentamente para a solidão; você é indiferente à sua indiferença. Quando você não consegue ver o seu próprio sofrimento, não busca ajuda nem faz muito para ajudar a si mesmo.

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Mesmo se você não estiver definhando, provavelmente conhece pessoas que estão. Entendê-lo melhor pode ajudá-los.

Uma resposta aceitável para o: “Como vai você?”

Em vez de dizer “Ótimo!” ou “Tudo bem”, imagine se respondemos: “Honestamente, estou completamente apático”. Seria um contraste refrescante para a positividade tóxica – aquela pressão para estar sempre otimista.

Quando você adiciona desânimo ao seu vocabulário, começa a notá-lo ao seu redor. Ele aparece quando você se sente desapontado com sua curta caminhada à tarde. Está em “Os Simpsons” toda vez que um personagem diz “Meh”.

Por isso há uma necessidade em entender os nossos sentimentos e falar abertamente sobre eles. 

Um antídoto para apatia

Então, o que se pode fazer sobre isso? 

Um conceito chamado “fluxo” pode ser um antídoto para o enfraquecimento. O fluxo é aquele estado indescritível de absorção em um desafio significativo ou um vínculo momentâneo, onde seu senso de tempo, lugar se desvanece. Durante os primeiros dias da pandemia, o melhor indicador de bem-estar não era o otimismo ou atenção plena – era o fluxo. Pessoas que se tornaram mais imersas em seus projetos conseguiram evitar o enfraquecimento e mantiveram sua felicidade pré-pandêmica.

Embora encontrar novos desafios, experiências agradáveis ​​e trabalho significativo sejam todos os remédios possíveis para a apatia, é difícil encontrar o fluxo quando você não consegue se concentrar.  

A meditação nesse caso pode ser um ótimo remédio para ajudar na apatia, pois ela consegue controlar a respiração e nos ajuda a ter mais clareza nos pensamentos, o que pode solucionar muitas dores.

Concentre-se em uma pequena meta

A pandemia foi uma grande perda. Para transcender a apatia, tente começar com pequenas vitórias. Um dos caminhos mais claros para fluir é uma dificuldade administrável: um desafio que amplia suas habilidades e aumenta sua determinação. 

Isso significa reservar um tempo diário para se concentrar em um desafio que é importante para você – um projeto interessante, uma meta que vale a pena, uma conversa significativa. Às vezes, é um pequeno passo para redescobrir um pouco da energia e do entusiasmo que você perdeu durante todos esses meses.

A apatia não está apenas em nossas cabeças – está em nossas circunstâncias. Você não pode curar uma cultura doente com curativos pessoais. Ainda vivemos em um mundo que normaliza os desafios da saúde física, mas estigmatiza os desafios da saúde mental. 

Enquanto nos dirigimos para uma nova realidade pós-pandemia, é hora de repensar nossa compreensão da saúde mental e do bem-estar. “Não deprimido” não significa que você não está lutando. Reconhecendo que muitos de nós estamos apáticos, podemos começar a dar voz ao desespero silencioso e iluminar um caminho para sair do vazio.

Exercite a mente 

Para evitar a apatia, é necessário que nossos pensamentos e emoções estejam controlados. E como fazer isso?

Praticando exercícios, meditando, praticando yoga, reiki, terapia entre tantas outras práticas que podem auxiliar no autoconhecimento e assim, evitar a apatia e seus efeitos. 

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